, 19 tweets, 11 min read Read on Twitter
Um dia, lá mais para a frente, alguém escreverá sobre a (real) importância que um #SportingCP 0-0 #Benfica teve, à 33ª jornada de 2017/18, para os seguintes 20-30 anos do futebol português, naquilo que são os seus (de)equilíbrios em campo e da sua competitividade financeira.

⬇️
Lembrei-me desse jogo hoje, enquanto via o Krasnodar 0-1 #FCPorto, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da UCL. A vitória de hoje, foi apenas 1/4 do trabalho feito até que o Porto possa entrar na fase de grupos.

Falta a 2ª mão e um playoff vs Olympiacos ou Istanbul Basaksehir.
Mas voltando atrás, ao derby. À entrada da 33ª jornada, a classificação era a seguinte:

1. #FCPorto 82pts (já campeão)
2. #SportingCP 77pts
3. #Benfica 77pts
4. #SCBraga 74pts

Porto vs Feirense
Sporting vs Benfica
Braga vs Boavista
Para garantir o 2º lugar de imediato, bastaria ao #SportingCP vencer o derby caseiro, assegurando a entrada na 3ª pré-elim na nova versão "choruda" da UCL.

O 0-0 acontece sem que ninguém se chateie ou lesione e ainda se ouviu muitas palminhas de genuína felicidade na bancada.
Última jornada. 2º lugar ainda em aberto:

1. #FCPorto 85pts (já campeão)
2. #SportingCP 78pts
3. #Benfica 78pts
4. #SCBraga 75pts

Vitória SC vs Porto
Marítimo vs Sporting
Benfica vs Moreirense
Rio Ave vs Braga
Ainda no rescaldo do 0-0, dizia JJ:

"O #SportingCP ficando em 2º são não sei quantos milhões e os clubes trabalham para ter êxitos desportivos e financeiros. Para o ano a Champions tem prémios que são muito importantes para qualquer equipa portuguesa."
O curioso foi dizer isto tudo depois de um jogo em que nos demos por satisfeitos com um 0-0, presumindo que, no Funchal, os 3pts seriam garantidos e o 2º lugar que daria acesso aos "não sei quantos milhões da Champions" idem idem.

Exacto. #SportingCP
Fico mal disposto só de ter de puxar a colatra da memória até esse Marítimo 2-1 #SportingCP.

É, foi e continuará a ser muito penoso recordar aquela palhaçada durante e pós-jogo. A postura, as opções, a completa insignificância demonstrada por todos os que participaram naquilo.
Do #SportingCP poder garantir, contra um rival directo, em casa, o acesso à (possibilidade de participar na) nova Champions dos "não sei quantos milhões", caímos a pique no abismo da vergonha, sendo irremediavelmente ultrapassados pelo #Benfica que, à data, acabaria em 3º.
O #SportingCP passa de poder ter acesso aos milhões da UCL, para ficar em 3º e levar com tudo aquilo que aconteceu a partir do final do jogo no Funchal, com passagens pelo aeroporto, Cashball e Alcochete (2 dias depois) e ainda uma ida ao Jamor para completar o pesadelo.
Mas porque é que me lembrei deste jogo ao ver o do #FCPorto hoje? Porque pensei no qual perigoso seria o Porto falhar a UCL este ano, deixando o #Benfica, campeão em título, com uma venda gorda (com mais ou menos Mendilhões), completamente "isolado" dos demais.
E tão perigoso será, para o futebol português, uma não ida do #FCPorto à UCL, como perigoso foi para o #SportingCP, ter perdido aquele último bilhete de acesso à UCL em 2018/19.
Face à dificuldade que as equipas portuguesas de acesso já têm hoje, e terão futuramente, à fase de grupos da UCL, temo que o #SportingCP se afaste, de vez, de uma luta a sério pelo título nos próximos (demasiados) anos.

A luta será, cada vez mais, "dos" 2: #Benfica e #FCPorto.
A linha de acerto em contratações, bom scouting e boas vendas será cada vez mais ténue, dado que o verdadeiro "joker" é a simples entrada na fase de grupos da UCL. Até podemos acertar em todas as contratações e capitalizar em vendas futuras, mas será insuficiente. #SportingCP
A capacidade - e avanço - que o #Benfica já leva nestes 2 anos, à qual o #FCPorto poderá ainda conseguir apanhar se tiver UCL este ano, vai cavar um fosso entre 1º e 2º lugar e o 3º, onde o #SportingCP andará às cabeçadas com um #SCBraga que nunca irá desistir de encher o peito.
Sim, se se acertar em TODAS as contratações (sem que se gaste muito), estaremos mais perto do patamar competitivo que os outros 2 têm e, com isso, poder (tentar) lutar com eles. Dificilmente acertaremos. E se acertarmos, não há garantias de títulos per se. #SportingCP
Sem UCL e sem conseguir lutar pelo título (realisticamente, dado que platonicamente seremos sempre candidatos, como os próprios rivais farão questão de reconhecer a cada arranque de época), que capacidade atractiva terá o #SportingCP para se conseguir reforçar qualitativamente?
E MESMO que consigamos acertar, MESMO que o nosso scouting seja "o" melhor, MESMO que a Academia seja/volte a ser "a" melhor do mundo... os outros terão acesso a milhões para se poder regenerar muito mais rapidamente, a cada janela de oportunidade (aka mercado). #SportingCP
Dito tudo isto, fecho a thread como a comecei. Um dia, lá mais para a frente, alguém escreverá sobre tudo isto. #SportingCP
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nuno Valinhas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!