, 14 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
Porque a criação de um porto na comunidade de Cajueiro em São Luís é mais problemática do que um símbolo de desenvolvimento para o estado: a thread
(Baseado no texto da reportagem do projeto Terra de Resistentes) infoamazonia.org/pt/2019/04/bes…
Em São Luís, capital do estado do Maranhão, está sendo realizada a obra de um porto para transporte de grãos, combustíveis e minérios. Este porto une Brasil e China a casos de violência contra populações rurais, dribles na legislação e suspeita de grilagem de terras.
Os caminhões chegam para desabrigar pessoas e os tratores para destruir o que ainda havia de floresta amazônica. O vermelho do chão escorre com as chuvas, soterra manguezais e a esperança de quem é expulso de suas terras.
Segue o link do video que mostra o desmatamento de cajueiro:
O porto tem como objetivo o desenvolvimento, por isso as empresas China Communications Construction Company e WPR – São Luís Gestão de Portos e Terminais erguem seu porto. Cargas ali embarcadas chegarão mais rápido e com menor custo ao país asiático, cruzando o Canal do Panamá.
Agora vamos às problemáticas e porque estamos pedindo uma resposta do @GovernoMA e @FlavioDino
@GovernoMA @FlavioDino 1-A região tem outras riquezas, como florestas e manguezais cuja conservação é fundamental para a reprodução e a sobrevivência de inúmeras espécies de peixes, caranguejos, outros animais e plantas.
2-O porto também atenderá ao aumento da produção de grãos na região Nordeste, em uma grande área conservada de Cerrado pontuada por pequenos produtores, indígenas e descendentes de escravos (quilombolas). Metade do bioma já foi eliminado, especialmente pelo agronegócio.
3-Apesar da posse coletiva concedida em 1998 aos moradores do Cajueiro, as terras onde o porto é construído foram compradas pela WPR – São Luís Gestão de Portos e Terminais no período eleitoral de 2014, em uma negociação com a BC3 HUB Multimodal Industrial
4-Um possível esquema envolvendo a falsificação de documentos para a tomada de terras de comunidades na zona rural de São Luís é investigado há mais de 2 anos.
5-No meio disso tudo, a comunidade do Cajueiro luta para manter seu modo de vida. Moradores denunciam desde 2014 a destruição de casas e de roças, ameaças de jagunços e toda sorte de dificuldades para seguir pescando e plantando. Seguranças armados circulam pelo povoado.
Um morador conta que o acesso às praias se complicou e a quantidade de peixes diminuiu com a obra do porto. “Antes, tínhamos aqui no Cajueiro peixe e praia perto da gente. Há anos, a situação só piora. Ninguém nos apoia”
6-Cerca de 2.500 pessoas viviam no território do Cajueiro. Na área de impacto direto das obras, caiu de 250 para 50 o número de moradores desde o início da empreitada, em Março de 2018. Em 2017, cinco pessoas foram ameaçadas de morte, três da mesma família.
7- Os moradores do Cajueiro esperam a criação da Reserva Extrativista de Tauá Mirim desde 2003, onde poderiam ser assentados e manter seu modo de vida. Eles têm sido indenizados e removidos individualmente para a construção do porto, despedaçando o que um dia foi uma comunidade.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Cath

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!