✅✅✅
Uma montagem de fotos sobre os estágios das obras na BR-163 durante os governos do PT e de Bolsonaro é enganosa, pois usa imagens de 2017 e 2015, anteriores à posse do atual presidente projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%…
⚠️⚠️⚠️
Mas de novo a BR-163? Pois é, de novo! Na verificação abaixo já avisávamos que informações falsas sobre essa rodovia são recorrentes
Aqui você pode ver a montagem que classificamos como falsa e as mesmas imagens publicadas anteriormente em outros contextos. A das obras é anterior à do atoleiro. E uma é de um trecho no Mato Grosso e a outra, no Pará
👁🗨 O vídeo no TikTok mostra a jornalista Renata Lo Prete, da Globo, comunicando que o TSE rejeitou um registro de candidatura de Lula à Presidência. A publicação não mostra a data do vídeo veiculado pela Globo e teve 7,5 milhões de visualizações antes de ser apagada.
🕵️ A notícia veiculada é verdadeira, mas não é de 2022 — é de 2018, quando de fato a Justiça impediu Lula de concorrer. A publicação verificada não diz que a TV Globo noticiou a rejeição da candidatura de Lula em 2022, mas também não informa que o conteúdo do vídeo é antigo.
👩🏼🏫 COMPROVA EXPLICA: Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto.
💸 Implementadas em 2020, as emendas de relator permitem que parlamentares destinem recursos dos cofres da União sem que haja transparência para onde vai o dinheiro.
👁🗨 Desde 28 de agosto de 2022, quando ocorreu o primeiro debate eleitoral entre os candidatos à presidência, circulam no YouTube e no Twitter conteúdos em apoio a Jair Bolsonaro que, no evento, afirmou, de forma enganosa, ter vetado a criação do orçamento.
🕵️ Em um primeiro momento, o presidente realmente tentou vetar a medida, mas recuou e assinou o texto da Secretaria de Governo que a criou – ou seja, foi seu governo que criou este tipo de emenda. estadao.com.br/politica/bolso…
👁🗨 O vídeo foi publicado no YouTube por um deputado federal do PL e candidato à reeleição por São Paulo. Segundo ele, Lula teria dito a frase em 4 de setembro, mesmo dia em que o STF suspendeu o piso nacional da enfermagem. A afirmação também apareceu no Twitter.
🕵️ No entanto, em 4 de setembro, Lula participou de um ato de campanha no ABC Paulista com trabalhadoras domésticas, transmitido pela internet. Lula discursou por cerca de 40 minutos fazendo promessas de campanha e relembrando ações de governos passados para esses profissionais.
👁🗨 O vídeo no Kwai mostra parte da entrevista de Tebet ao JN, em que ela afirma: “Temos que fazer com que a classe média possa não pagar o imposto de renda. Para isso só tem um caminho: tirar dos mais pobres e pedir para os mais ricos”. Teve mais de 2,5 mil interações.
🕵️ O conteúdo omite o contexto da fala de Tebet ao Jornal Nacional em 26 de agosto, o que induz a uma interpretação equivocada da declaração da candidata. O contexto da fala mostra que ela quer evitar que pessoas mais pobres paguem mais impostos.
👁🗨 O conteúdo circula no TikTok, Facebook e WhatsApp. Alexander Brasil, candidato em Santa Catarina, diz que o decreto acabou com “a palhaçada do TSE” e que coloca “os militares em definitivo na apuração e fiscalização das eleições”. O vídeo teve mais de 200 mil visualizações.
🕵️ A medida de fato existe. Publicado em agosto e assinado pelo presidente, o decreto “autoriza o uso das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2022”. Assim, caso seja necessário, o @TSEjusbr pode solicitar o apoio durante o processo eleitoral.
👁🗨 A afirmação falsa apareceu em um post publicado no Facebook. A publicação ainda menciona que “nos momentos mais difíceis de crise, são revelados os grandes gestores”, associando o feito ao governo de @jairbolsonaro.
🕵️ Na variação de junho para julho, o Brasil de fato registrou deflação de 0,68% no IPCA. Mas essa queda aconteceu após seguidos aumentos na inflação. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação é de 10,07%, mesmo com a queda registrada em julho.