A série com dados oficiais de desmatamento da Amazônia dos últimos 3 anos, compilados pelo Inpe mostram que o Prodes confirma os dados Deter. Isso quer dizer que se seguir o padrão quando sair a série do Prodes julho de 2019 aquelas estatísticas de desmatamento devem se confirmar
"A série com dados oficiais de desmatamento da Amazônia dos últimos três anos, compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que os alertas preliminares de áreas com sinais de devastação na floresta vêm sendo confirmados ano a ano, e com margem."
"A divulgação destes alertas gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que os números prejudicam a imagem do país. O episódio levou à exoneração do então diretor do instituto, Ricardo Galvão."
Olhem isso!!!
"Em comparação, de agosto de 2017 a julho de 2018 os alertas sinalizaram desmate em 4,5 mil km ² e a taxa oficial ficou em 7,5 mil km² – 64,8% maior. A mesma tendência pode ser percebida nas séries anteriores".
Isso quer dizer que quando sair o Prodes aquelas estatísticas que fizeram com o Deter podem ser maiores ainda.
Pra quem quiser entender sobre Prodes e deter eu recomendo esse vídeo fiz sobre como o INPE mede o desmatamento
A floresta amazônica ajuda muito no sequestro de carbono, afinal, as plantas consomem dióxido de carbono. As plantas utilizam o carbono nos seus processos e na sua estrutura.
Quando você desmata você tem uma floresta que não está sequestrando o carbono.
"O Ministério Público ajuizou nos últimos dois meses cinco ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) contra as alterações sancionadas no fim de janeiro pelo governador no Código Ambiental de Santa Catarina."
"Para o órgão, as mudanças fragilizam a legislação, promovem retrocesso ambiental e contrariam normas federais, a exemplo do Código Florestal, resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a Lei da Mata Atlântica. As ações tramitam agora na Justiça."
Nos últimos dias tivemos 3 notícias sobre acidentes com petróleo que causaram danos a natureza.
Vem entender porque o vazamento de petróleo vai ser sempre um desastre ambiental. 🧶
O petróleo é um combustível fóssil na forma de um líquido viscoso, menos denso que a água e tem origem na decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de pressão e temperatura.
Ele se espalha rapidamente pelo mar, formando uma mancha que contamina a água e compromete a vida de espécies marinhas. A camada superficial formada pelo óleo bloqueia a passagem de luz, impossibilitando o processo de fotossíntese e impedindo a troca de gases entre a água e o ar.
"A Floresta Amazônica não pega fogo porque é uma floresta úmida" Vamos entender essa afirmação e os problemas que ela traz.
A Floresta Amazônica de fato é uma floresta tropical úmida, mas ultimamente ela anda queimando e muito!
Segue o fio🧶
A Floresta Amazônica pega fogo naturalmente? A resposta é não, mas ela tem tem registrado recorde de queimadas nos últimos anos.
Mas como ela pega fogo? A resposta é simples... por causa da ação humana.
A Amazônia vem sofrendo faz tempo com a ação humana. O desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas vem modificando as características da floresta. Além disso, também houve o desmonte das políticas ambientais de proteção a floresta.
Por que enrolaram essa árvore no papel alumínio? 🧶
Essa é a General Sherman, árvore considerada a maior do mundo em volume, ela foi embrulhada em papel alumínio por causa do fogo que atinge o complexo do Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia, nos EUA.
A manta feita de alumínio é uma tentativa dos bombeiros de proteger essa árvore que é um patrimônio sem igual para o mundo. Ela é uma árvore milenar e estima-se que ela tenha entre 2300 e 2700 anos de existência.
Ela é considerada a maior árvore do mundo em volume possuindo em torno de 1480 m3. O volume é calculado com base na altura e no diâmetro da árvore.
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu a paralisação imediata do processo de compra de 20 mil litros de retardante de fogo, pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente (MMA), em processo de urgência e sem realização de licitação pública.
Mais ainda, solicitou a interrupção de qualquer lançamento do produto, até que a corte analise o caso.