Gabriel Rech Profile picture
Aug 20, 2019 62 tweets 15 min read Read on X
Abri as mensagens diretas para todo mundo.
Façam perguntas sobre investimentos.
Vou respondê-las sem citar o nome.
O que você acha de iniciar os investimentos na Bolsa através de um Fundo de Investimentos?

A melhor maneira de iniciar nos investimentos é via Fundos, principalmente quem não tem tempo para se dedicar a estudar o mercado como um todo.

Antes de começar estude os tipos de (1)
Fundos de investimento que existem , sua estratégia e seu track record. Jamais coloque todo seu dinheiro em um único mercado e nem em um único gestor (mesmo que seja o Sthul). (2)
2) Gabriel, tenho TD NTNF25 a 4 anos. Os ganhos brutos estão em 18%aa. Foram contratados a 12,5%aa. É melhor segurar até o vencimento ou realizar o ganho antecipadamente ?
Eu zeraria 50% da posição pq não vejo muito premio nessa faixa da curva. Mas depende mais do seu perfil (1)
de risco, a pergunta que você deve fazer é, para onde vai o recurso da venda? Bolsa? Fundo Multimercado? Exterior? Eu troquei parte das B's (NTN-B 2045) por ouro e caixa.
3) O que acha de RADL3? Cara, barata?
Fico de fora, acho cara para ter na carteira, mas não venderia tb, é campeã do setor e depois de matar as menores vai nadar de braçada.
4) Qual a tua opinião sobre os proximos 3-4 anos de Vale3?
Tirando as Class actions que podem vir, vale está bem posicionada para a demanda que virá, temos muito projetos de infraestrutura para desenvolver em nível mundial, vale também é a maior produtora de níquel do mundo.
5)Como um iniciante pode proteger sua carteira, qual a melhor maneira pro iniciante?

Pro iniciante, a melhor maneira é diversificação e caixa. Pra fazer hedge com posição vendida, opções ou outro elemento mais sofisticado melhor ter tempo integral e conhecimento prévio.
6) E aí Gabriel! Aproveitando a abertura pra perguntas:
Você usa alguma medida sua para Geração de Caixa? Ou usa FCL ou FCO? Abs!

Os dois, mas prefiro FCO com muito atenção ao capex.
7) Melhor Trade da sua vida?

Não sou um caçador de porradas, prefiro achar o melhor risco/retorno para o momento, sou um colecionador de trades de 20-30%. Mas Petr4 vs SP500 pré impeachment foi glorioso.
8) Resposta: Ela venderia apenas uma parte do negocio na Nasdaq, e continuaria como controladora da SABER. No caso o interessante seria pela destrava de valor, ou seja, o mercado não está vendo o que ela tem aqui dentro do balanço então ela vende e deixa o mercado precificar.
9) Tô comprado em vvar3 com quase todo meu money, entrei a 6,93 e perdi de vender a 8,40. Agora eu espero ou vendo levando o prejuizo da baixa recente ?

Pergunta complicada, primeiro vamos falar do "erro" quase todo meu money, position size é questão de sobrevivência (1)
então você deve diversificar em mais de um mercado (ações, renda fixa, commodities) e mais de um ativo por mercado, sugiro no minimo 4 ações no seguimento ações e nunca mais que 25% do capital em uma unica ação.(2)
Agora você tem que ver ou rever sua estratégia, comprou a 6,93 pq, qual era o seu alvo, qual prazo de investimento você pode levar? Você acha que mudou algo na empresa nessa queda recente? Essa é uma pergunta muito pessoal.
Qualquer coisa te ajudo no privado.
10) Mestre, acabei de ver seu tweet sobre perguntas. Não sei se é objetivo, mas aqui vai a dúvida: como montar posição short (for dummies)?

Vamos lá , montar um short é vender uma ação que você não tem, então você precisa alugar de alguém que tenha, vender no mercado e (1)
devolver em certo período de tempo. Para isso você tem que procurar na sua corretora sobre esse serviço , algumas corretoras alugam automaticamente, as ações mais liquidas, para você. Funciona basicamente ao contrario do comprar, no short você aposta na queda da ação.
11) O que acha sobre kroton?

Acho que tem absorvido bem o desastre do Fies, mas sempre é bom (re)ler o braziljournal.com/analista-deixa… , encontrou na educação básica um nicho muito lucrativo e escalável.
Esse setor não anda bem com desemprego alto, mas tem um upside legal com SABER.
12) Gabriel, você acha que AT para pegar uma melhor entrada no papel é válido? Quais melhores setups??

Bem válido, uso muito os canais. Medias, suportes e resistências são bons a gente olhar e saber onde fica.
Outros indicadores técnicos também. (1)
Algum que indique sobrecompra e sobrevenda. Setups são tantos que é melhor você achar sua estratégia. Eu gosto de olhar assim:
1- FLUXO
2- FUNDAMENTO
3-ANALISE GRÁFICA
13) RESPOSTA:
Eu uso um pouco de tudo, mas a maioria é múltiplos entre Peers, entre índices uso mais a taxa de desconto. Quanto a qualidade das pessoas que tocam o negocio, é bem difícil mensurar.Mesmo que você consiga aceso a elas , elas vão te vender a melhor empresa possível.
14) O que você acha do bitcoin?

Não consigo operar o que eu não conheço, ou não sei mensurar, o valor.

Para mim, é oferta e demanda de dinheiro não rastreável, e não tenho nenhum dado que eu possa me embasar para operar.

Mas o Blockchain será o futuro.
15) Boa tarde Gabriel. Como vc opera no geral? Como busca as oportunidades? Obrigado

1-DADOS MACRO
2- CICLO
3- FUNDAMENTO
4- TENDENCIA
5- FLUXO
6 - PEERS

Oportunidade é quado um ativo que você acompanha se encaixa em tudo isso e tem um risco/retorno vantajoso.
16) 3 livros pra análise fundamentalista?

O investidor Inteligente - Graham
Valuation - Damodaran
Valuation - Assaf Neto
17) Boa tarde, como calcular um preço alvo para sair da ação?

Questão de estratégia. Eu prefiro diminuir posição e enquadrar o position size de acordo com o risco, tentar evitar sair de ações vencedoras é um grande desafio psicológico, por isso eu ajusto o PS e deixo rolar.
18) Você tem algum método pra fazer screening de empresas interessantes?

Tenho um excel rodando pares (long & short) , ações e indices com múltiplos dos peers nacionais e internacionais. Ele me "avisa" se tem algo interessante fora do padrão.
19) Pergunta: como a pessoa faz pra saber que investir na bolsa não é pra ela? Ou você acha que qualquer um tem capacidade?

Bem interessante, tem muita gente que não consegue ver uma atualização negativa do seu saldo, importante o perfil Suitability (1)
que é obrigatório nas corretoras. Esse tipo de perfil tem que achar outros produtos onde se sinta confortável, talvez um caso de tentar o COE com capital garantido, ou partir pro referenciado DI até que se sinta confortável entrar em ações.
20) Aí Gabriel, comenta um pouco como você faz sua análise de fluxo. Abs

Vou fazer um post diferente só pra isso.
21) Fala Gabriel blz? Duvida: qto vc acha q tem de efeito nessa saídas de gringo em agosto, o rebalanceamentp do Msci?

Acho que uns 3 bi de reais são pelo efeito MSCI.
22) Sobre os EUA: queda de juros, nova discussão sobre corte de impostos, QE, enxurrada de liquidez, é possível termos nesse cenário uma aceleração da inflação ou isso é coisa da década passada?

Essa é minha tese do fim de festa dos BCs, todo mundo com taxa negativa até que (1)
Petróleo amanhece em 120,00, milho em 800,00. Mas realmente todos os livros de macro terão que ser revistos, essa época será lembrada por muito tempo.
23) Resposta: Papel é um play de PMI global , que está bem em baixa, mas temos visto medidas para reaquecer. Um acordo US-China nem precisa dizer que melhora muito tudo isso. Klabin está bem posicionada no setor. Eu trocaria a klbn3 pela 11, questão de liquidez.
24) Resposta: Acho que não tem uma formula magica, se o seu perfil é long only, tente se policiar em deixar um % em cash, pq vender futuros pode cortar sua alta. Se for fazer um hedge parcial da carteira , tipo 30%, prefira momentos de sobrecompra (RSI, Bollinger).
25) Parabéns pela iniciativa, obrigado por compartilhar seus conhecimentos...
Acompanha PTBL? Tem opinião sobre a empresa? Obrigado!

Não olhei recentemente, é uma empresa que vai bem no ultimo ciclo, mas estou de olho nesse preço do gás que é parte significativa do custo.
26) R: Interessante pergunta, eu acho que depende muito o que se tem por área estratégica. Minha visão é liberar qualquer investimento estrangeiro, em qualquer área. O governo pode se proteger por agencia reguladora em casos extremos (secas, guerras, etc).
27) Quais indicadores você usa para controlar risco no seu portfólio?

Eu tenho meu STRESS TEST da minha carteira como um todo, pq opero vários mercados. Então todo dia eu rodo diferentes cenários , e ele me diz onde posso estar desenquadrado. (vale um post só pra isso no futuro)
28) Gabriel. Bom dia! Uma dúvida. Aquele dinheiro que rodou bem, mas vc quer proteger, pois pode precisar da liquidez em breve. Onde deixá-lo com baixo risco mas sem perder valor? Um abraço.

Fundo cash, referenciado DI ou títulos públicos atrelados a Selic.
R: Vai depender de uma serie de condições.
1- Você tem tempo integral para a bolsa?
2- Você tem uma estrategia vencedora para seguir no curto prazo?
3- Vc tem experiencia para operar no curto prazo? Operações compradas e vendidas?
4- Você tem disciplina para seguir o numero 2?
Se a resposta for sim para todas as questões, é possível sim, fazer o trading potencializar sua carteira de longo prazo.

Esse livro é um bom começo.
30) Ola Gabriel, obrigado pelo seu tempo em responder perguntas. Pessoa física, melhor investir em ON ou PN?

A que tiver mais liquidez.
31) Ótimo dia aí Gabriel. Seguinte: sempre foquei em stockpicking, tem uns 12 anos já. Queria saber o que me indica para entender melhor o macro, dólar, juros? Obrigado, abração

Macro é dados, dados e mais dados. Mistura tudo até que começa fazer sentindo no amplo. (1)
Toda a parte macro vai te ajudar a montar teses em cima de dólar,juros e commodities, adiciona ai uma boa parte de fluxo.
32) R. Segue esse ritmo, no mercado você nunca vai parar de estudar (ainda mais se você gostar de macro). Se você tiver condições , tente um emprego ou estágio com os melhores, mesmo se o retorno financeiro for menor.
33) R: Sim, você devolve a ação com os dividendos. Mas o preço da ação também diminui no mesmo valor. Talvez tenha alguma questão tributaria, mas não sei explicar.
34) R: Tenho Cple6 , olhei Omega e achei bem interessante. Cple6 é aquela ação barata que pode ficar barata pra sempre, mas tem coisa boa acontecendo lá dentro, vou ficar.
35) R: Tem que comprar o que faz sentido, diversificar e acompanhar. É bem difícil achar uma porrada, e mais difícil ficar com ela até o fim da porrada. Compre o que você conhece e sabe mensurar um valor, independente de esperar dividendos ou explosão.
36) R: Tente ler as cartas desses.
Dynamo
JGP
Bahia
ARX
Verde
SPX
Kapitalo
tem muita gente boa e fundo bom, tente conhecer a estratégia de cada um.
Sobre o relatório não estou pensando, mas um curso com aprendizagem continua pode ser interessante. (Se houver demanda)
37) R: Carteira de ações diversificada.
38) Eu sempre tenho algo vendido, não espero que ele absorva todo um Black Swan, mas sempre está lá. Em períodos estranhos tenho puts de bancos e commodities.
No joesleyday acabei o dia no positivo. Surreal.
39) No contexto atual , chegaria a 7-10%. Se tivesse em outros emissores a mesma oportunidade, chegaria a 20-25%.
40) Bem vindo ao mercado, seja persistente.
Eu tenho 12 anos de mercado, opero vários mercados então tenho que consumir umas 3 ou 4 horas de relatórios por dia. Eles vem de tudo que é parte, geralmente é network. Pede o que não tem , e passa o que tem. Os dados são públicos, (1)
sites governamentais você encontra quase tudo. Ai vai do tipo de dado que você esta procurando USDA, FED, BCB, BCE.
41) Primeiro fazer o perfil Suitability, saber onde você fica mais confortável em investir. Ali, pelo seu perfil de risco, idade, prazo de investimento é mais fácil traçar uma alocação condizente com seus objetivos.
42) Tem muito valor represado ali, se a privatização for via capitalização, vale entrar no follow on.
43) Ótimo para diversificação, mas tem que estudar. Como minha região é muito liquida em imoveis , prefiro os aqui da região. Pessoal tem feito muita compra de terreno para permutar, e a rentabilidade é muito boa. Fazendo um jaba Curtam o face da patroa facebook.com/andreiaimoveis…
44) Sim , Saxobank. Mas migrando pra Avenue e IB.
45) Literatura de commodities é bem complicada. Mas tenta esses:
The Little Book of Commodity Investing
Hedging Commodities: A practical guide to hedging strategies with futures and options
Hot Commodities do Jim Rogers
46) Temos varias formas de hedge, realmente é uma parte dos investimentos que ninguém faz questão de explicar. É complexo e exige um tempo maior de dedicação. E assim como comprar e manter ações, hedge tb é pessoal e depende do teu perfil. Acho que merece um post à parte.
47) Dolarizados eles são uma dupla proteção em uma situação de medo de mercado. Mas se você já tem investimentos em dólar, não sobrecarregue, prefira o não dolarizado.
48) Hoje tem muitas opções boas, para abrir uma conta na minha época levava 20 dias e kilos de papeis autenticados.
Hoje qualquer corretora abre em poucas horas. Procure ver custos e benefícios.
49) Eu prefiro não passar de 20% em nenhum setor.
Mas net liquido, estou comprado em 10% BPAC11 e vendido em ITUB4 5% , estou 5% comprado em financials.
50) Sim, quando uma ação/índice ganha os noticiários e vira alvo de especulações é onde você encontra o maior nível de erro, você tem que filtrar ao máximo o que é ruido e o que fundamento.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gabriel Rech

Gabriel Rech Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GRechMacro

Oct 7, 2019
Aproveitando o gancho do Relator.

Vamos desmistificar o daytrade.

Vem comigo.
O Daytrade tá na boca de todo mundo, do motorista do Uber ao amigo do futebol de terça-feira. Imundado em videos do Youtube , de diversos níveis.
E chega até as redes sociais e gera essas perguntas e duvidas que o Vito expõe acima.
Essa popularização se deu pelos youtubers da vida, me mostraram videos onde o cara pede que você deposite R$ 300,00 reais na corretora para operar futuros e compre o curso de R$ 2.000,00 dele ensinando a operar futuros.

Isso é mentira.
Read 12 tweets
Apr 1, 2019
Sobre Spread Bancário

Bancos lucram demais?
Não, em linha com outros emergentes.
Concentração bancaria no brasil é fora do normal?
Não, na comparação com outros setores
77% do spread são custos. 55% com inadimplência.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(