3. A foto que mostra a Floresta Amazônica tomada por fumaça, compartilhada, inclusive, por Jaden Smith, foi usada em uma matéria do @guardian em 2007 e mostra a Amazônia há 30 anos, em 1989
@guardian 4. A imagem abaixo e à direita foi feita em outubro de 2018 pelo fotógrafo do Greenpeace Daniel Beltrá ao fim da "temporada de fogo" na Amazônia
@guardian 5. Este vídeo mostra um incêndio ocorrido em 6 de julho de 2019 na Aldeia Naô Xohã, da etnia Pataxó hã-hã-hãe, na região de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais.
🧵 Um vídeo de pessoas armadas em uma festa é associado à vitória do presidente eleito @LulaOficial nas #Eleições2022
Mas as imagens circulam ao menos desde a manhã do dia da votação, 30 de outubro, portanto antes do início da apuração e divulgação dos resultados.
Veja ⬇️
@LulaOficial ➕ Buscas no Twitter levaram a comentários que rebatiam as postagens virais: “Isso é da vitória do Flamengo, mentiroso. Ou eles comemoraram, filmaram e voltaram no tempo para publicar no YouTube ontem na hora do almoço”.
No vídeo, de fato, é possível ouvir gritos de “é gol!”.
@LulaOficial ➕ As mensagens se referem à vitória do time carioca na Libertadores, na noite de 29/10/2022.
Tanto o vídeo incluído pelo usuário quanto outros encontrados pela AFP foram publicados antes das 17h do dia 30, quando a apuração dos resultados começou.
🧵 Ainda no último debate antes do segundo turno das #Eleições2022, Bolsonaro citou dados de desmatamento e indagou: “quem tratou melhor a questão do clima?”.
Para responder a pergunta, é preciso avaliar tendências de redução e de aumento, explicaram especialistas à AFP ⬇️
➕No início do governo Lula, a taxa de área desmatada na Amazônia Legal era de 21,6 mil km², enquanto no final de seu mandato, era de 6,4 mil km², uma redução de cerca de 70%.
Já Bolsonaro começou o governo com 7,5 mil km² e teve, em 2021, 13 mil km², um aumento de cerca de 73%.
➕ Especialistas explicaram à AFP que para fazer comparações é preciso considerar qual era o patamar de desmatamento quando os dois governos começaram.
Ane Alencar, diretora de Ciência do @IPAM_Amazonia, ressaltou a importância de se comparar tendências, e não números brutos.
➕ A imagem é, de fato, de um alvará de soltura provisória concedido pela Justiça a Lula em novembro de 2019, após a decisão do @STF_oficial pelo fim da prisão após condenação em segunda instância.
➕ Mas, depois disso, em abril de 2021, a Corte anulou as condenações de Lula ao considerar que ele não deveria ter sido julgado pela 13ª Vara de Curitiba.
Com as anulações, Lula recuperou seus direitos políticos.
🧵 Usuários alegam nas redes que o aplicativo Pardal do @TSEjusbr não recebe denúncias de crimes eleitorais praticados pelo PT nas #Eleições2022.
❌ Isso é falso. Para denunciar partidos que estejam federados, como é o caso do PT, deve-se clicar na aba "federações".
Entenda ⬇️
@TSEjusbr ➕ A AFP simulou a mesma denúncia que um usuário mostra em um vídeo viral.
No entanto, ao clicar na aba "federações", ao invés da destinada a partidos políticos, foi possível encontrar a “Federação Brasil da Esperança”, à qual o PT está vinculado com PV e PCdoB.
@TSEjusbr ➕ À AFP, Gustavo Ferreira, professor adjunto do departamento de Direito Público da UFF, explicou que, em caso de condenação, a federação partidária será atingida, mais do que um partido isolado.