Sejamos honestos: não foi MIJAIR que acendeu os fósforos na Amazônia, foram os LATIFUNDIÁRIOS que foram empoderados por discursos e ações que incitaram o ilícito e principalmente a impunidade.
Queimada e desmatamento estão entrelaçados com o AGRONEGÓCIO, principalmente com o BOI
É possível identificar na exploração predatória dos recursos da floresta um ciclo: Primeiro o corte seletivo das melhores árvores, depois o fogo, em seguida a limpeza com corrente pra enfim ocupar a "terra de ninguem" com BOI.
Fazer isso não é barato. Engana -se quem acha que um ribeirinho consegue pagar os custos. Quem investe na prática é o rico das outras regiões q pretende se capitalizar grilando a terra ou lucrando com o BOI. Pra não dar bandeira usam a mesma prática da famílicia: LARANJAS.
Quem botou fogo mirou o lucro com o ilícito, amparado por um presidente que odeia meio ambiente e um ministro que foi visitar latifundiário na região de Rondônia onde haviam queimado um caminhão do IBAMA duas semanas antes.
Deram um cheque em branco pra esse pessoal.
"Ah mas nem todo latifundiário é assim". Claro q não. Mas esses que estão queimando a Amazônia são.
É ganância, a vontade de enriquecer fácil que queima a Amazônia, o CAPITAL. Eles não matam o bichinho pq são maus, querem ficar ricos em cima desse "MATO", botando BOI.
É a nossa picanha que queima a Amazônia.
Nós, consumidores, temos nossa parcela de culpa. Mas existe toda uma máquina lucrativa q nos empurra pro consumo dessa carne. Existem formas muito mais eficientes de produzir carne q custam mais do q queimar/desmatar uma "terra de ninguem"
E depois do BOI, vem a soja.
(Mas esse é outro papo.)
Os ricos latifundiários torceram muito pra eleição de MIJAIR pois sabiam que lucrariam com a estupidez dele. Esse momento é todo deles e não estão nem aí pro q o mundo pensa. Oq importa é picanha, terra e dinheiro.
E fica uma provocação: alguém que saiba fazer mapas, coloque o resultado do segundo turno x os focos de queimada da última semana.
Eu aposto numa correlação ALTÍSSIMA.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Imaginava q a proposta apresentada pelo governo na reunião de hj seria ruim, mas oq apresentaram é tão RIDÍCULO que dei uma gargalhada!
Pra vcs terem uma vaga ideia: tem servidor q só receberia 3% de aumento TOTAL em 2026!
O respeito ao meio ambiente é só um discurso vazio...
E sim, a proposta é tão esdrúxula que tem níveis de aumento e tudo a conta gotas.
Acaba com gratificações importantes, cria outras q não mudam quase nada e tudo fica quase do mesmo jeito...
Pedimos RESPEITO, entenderam RETROCESSO.
É muito louco pq a carreira ambiental é muito pequena, não chega a 10 mil servidores, e os caras nos tratam como uma carreira de 100 mil pessoas!
A PF e a P PENAL, carreiras gigantes, tiveram aumentos substanciais.
Passado a tentativa de golpe do 08/01, o governo começou a analisar o tamanho da BAGUNÇA q o desgoverno militar/miliciano tinha deixado. O Brasil estava DESTRUÍDO.
Uma das ações emergenciais estava na TERRA INDÍGENA YANOMAMI. 1/8 👇
Em JANEIRO o presidente LULA foi em roraima e viu o tamanho do problema: GARIMPO, DOENÇAS, FOME, INVASÃO, enfim, um cenário de GUERRA, com inimigos pra expulsar e civis precisando de ajuda humanitária.
Pensando assim, decidiram que o EXÉRCITO coordenaria a ação.
2/8 👇
Aí começou a COMÉDIA: os que coordenavam não tinham ideia do que fazer, sequer sabiam os rios que passavam dentro da TI YANOMAMI.
Foram duas semanas de TRAPALHADAS, enquanto os garimpeiros seguiam tirando ouro e os indígenas seguiam sofrendo. 3/8 👇
O cerrado tem dois problemas que não conseguimos resolver: LEIS e os governos estaduais.
Vem no fio👇
Vamos as leis:
O código florestal obriga que somente 35% de um propriedade no cerrado seja preservada como reserva legal e a LC 140 dividiu com os estados as competências de proteção e gestão ambiental.
Aqui começa o problema.
Qualquer retirada de vegetação precisa de AUTORIZAÇÃO. O proprietário preciss dizer onde é a reserva legal do imóvel e isso precisa ser APROVADO pelo órgão ambiental estadual responsavel. Se não tiver esse licenciamento, TOMA MULTA.
Parece mentira, mas em pleno 2023, depois de tudo que passamos, o congresso tá querendo passar um PL que RETIRA o IBAMA e o ICMBio do CAMPO colocando as POLÍCIAS pra fazer a fiscalização ambiental em todo Brasil.
E sabe quem originalmente propôs isso? ELE, o MILICIANO INELEGÍVEL!
É isso q vc leu.
Acabou 🔥🔥🔥 do ibama se esse texto for aprovado.
CABERÁ a POLÍCIA fiscalizar o meio ambiente e fazer a EDUCAÇÃO AMBIENTAL no BRASIL!
SEM FISCAL DO IBAMA no campo e um PROERD AMBIENTAL pra todos.
É pra dar certo?
O exdeputado miliciano q ODEIA o IBAMA, q ja tentou desarmar os fiscais e propos tirar o ibama de campo e botar a PM cuidando do meio ambiente tá SUPER FELIZ com o PL 6289/19, LO das PMs, q tem um JABUTI q realiza o sonho dele, afinal, um milico JAMAIS multaria outro milico.
A Petrobras apresentou um projeto, o ibama indeferiu mediante a uma análise TÉCNICA, feito por SERVIDORES PÚBLICOS capacitados e especializados no assunto.
O projeto não atendeu o necessário pra segurança ambiental, ponto.
Falar em envolvimento de ONG, FRANÇA, NORUEGA é BABAQUICE
O processo de licenciamento é assim, projeto vai, projeto vem, é refeito, discutido, alterado.
Sei q os servidores da Petrobras têm toda capacidade de rever e propor um projeto mais adequado.
E o IBAMA pode, se as condicionantes agradarem, aprovar o projeto.
AGORA não agradou.
Essa é a hora de medir o AMBIENTALISMO de alguns. Defender q tudo seja feito de qualquer jeito por um desenvolvimentismo ultrapassado não me parece ambientalmente correto.
Fazer essa defesa desmerecendo o trabalho de servidores e usando fantasmas de ONGs e grande capital tb não.