# Fio sobre a falta de imaginação de certos cultos políticos e religiosos #

Meu avô não foi à guerra. Talvez eu não existisse se ele houvesse ido, uma vez que minha mãe só nasceu em 1950, e guerra... Bem, guerra é guerra.
Ele era militar, no tempo da guerra. Da segunda grande guerra. E, como muitos jovens de sua época, queria ardentemente servir (ou assim me foi contado). Mas, era negão, e era banguela. Elegantemente, disfarçadamente, banguela. Mas banguela, todavia.
Meu avô ficou contrariado de não poder servir a pátria lutando contra o mal do nazi-fascismo na Europa. Muito tempo depois, quando lhe nasceram os primeiros netos, descobriu que não ter ido à guerra tinha muitas vantagens. Por uma, estava ali, segurando os netos.
Por outra, contar para eles que tinha ido à guerra, e inventar estórias emocionantes sobre ela não custava nada, e era uma habilidade na qual o Tenente Adauto se destacava. Os meus olhos brilhavam.
Vez por outra, ele deixava uma ou outra lacuna em sua história, para atiçar nossa imaginação, e provocar riso, porque, na verdade, aquelas estórias não eram mentiras. Todo mundo sabia que ele não tinha ido à guerra. Inclusive o motivo.
Mas isso não impediria o tenente de apertar os olhinhos pequenos e falar de quando sobrevoara Casablanca, "palco da maior história de amor de todos os tempos". Um romântico inveterado, o Tenente Adauto.
Uma vez, contava-me de seu treinamento na Amazônia, em que ele, de folga, ia tomar banho nu num igarapé, quando apareceu um jacaré.
— Rapidamente Eu puxei minha faca de caça — disse ele — enfiei no pescoço do bicho e saí puxando até a ponta do rabo.
— Mas vovô — eu perguntei, com aquela curiosidade insaciável das crianças — de onde o senhor tirou essa faca de caça, já que estava nu?
— Você não quer ouvir estórias — dizia, numa irritação mal-simulada — Quer é criar caso.
No caso do meu avô, a frase "criar caso" era o *punchline*, o final engraçado para o qual sua estória vinha me configurando a expectativa.
Alguns cultos políticos e religiosos são, lamentavelmente, imunes à sutil e relaxante embriaguez do humor. Se são engraçados essa não era sua intenção. Se tentam ser, decerto querem ferir alguém. Não sabem contar estórias, como o Tenente Adauto, mas contam.
E tentam, agora, com suas estórias mal contadas, recontar a história.
Os criadores de caso não são curiosos inocentes, como nós, os netos do Tenente. São jornalistas e cientistas, gente que busca a verdade, essa mesma, com "v" minúsculo, a verdade factual.
São encarados com hostilidade e desconfiança. Demitidos. Perseguidos. E onde impera a obtusidade, a ignorância orgulhosa de si mesma, a fealdade que não se reconhece, criadores de caso são essenciais.
Quanto mais negados, mais necessários serão.
Os cultos políticos e religiosos mais obtusos de nossos tempos querem sufocar a beleza porque nela não se reconhecem. São como vovôs sem senso de humor, sem conseguir rir de si mesmos.
Não sabem configurar a expectativa de sua audiência, e nem precisariam saber: ela já foi vacinada contra o "vírus" dos criadores de caso.
Deste modo, apenas têm que usar a curta imaginação para preencher as muitas lacunas de uma estória cuja moral é óbvia, e representa tudo o que as três últimas gerações descobriram com suas vidas: que é possível ser uno na multiplicidade.
Que é possível ver beleza no que nos é avesso. Que é possível criar caso, e provocar um final mais digno, mais engraçado e menos trágico do que nossas expectativas conseguem formular a partir do solene esquecimento silencioso das lacunas dessas estórias sem graça que eles contam.
Tenente Adauto disse bem. Eu não quero apenas ouvir estórias. Eu quero criar caso, com os criadores de caso, para que a estória contada seja, como todas as boas estórias são, a semente de onde brotará a nossa futura história.
@threadreaderapp unroll, please.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Alexandre Costa 🧠🎼🇧🇷 🚩🚩🚩 #lula2022

Alexandre Costa 🧠🎼🇧🇷 🚩🚩🚩 #lula2022 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @alexandre786

Aug 24, 2019
Chega cobrando minha postura ecológica desde sempre porque tem como premissa que se eu não tuito sempre que queimam a Amazônia a ponto de escurecer São Paulo, eu não tenho legitimidade para criticar.
Bem, eu só me lembro de UMA vez que a fumaça cobriu o sol, e foi essa semana.
Read 15 tweets
Aug 17, 2019
Sobre o tempo e o universo como realmente é — o fio.

Uma vez me encarreguei de acompanhar o irmão de uma amiga que teve uma suposta crise psicótica em outro estado e estava em casa de estranhos.
Chegando lá descobri que o problema dele era muito mais complexo. Como ficou demonstrado depois, ele tinha síndrome de korsakov.
Esquecia memórias novas de 15 em 15 minutos aproximadamente.
Estava preso na sua história e no seu presente, e (pensava-se na época) de modo irreversível. Ele perdeu uma estrutura importante para a formação de novas memórias, a oliva, no diencéfalo.
Read 9 tweets
Jun 22, 2019
Eles iniciaram uma discussão, até que o suspeito sacou um revólver. Em seguida, ele saiu da festa em direção ao carro. A vítima foi atrás dele e acabou baleada.
g1.globo.com/google/amp/sp/…
"Ele deu o primeiro tiro no peito e ela caiu. Depois ele deu um tiro dentro da boca. O terceiro foi na testa. Depois ele pegou ela, jogou pelo braço e falou ‘toma o lixo de vocês’".
Procurada pelo G1, a Polícia Civil informou que o suspeito se apresentou espontaneamente, mas foi liberado porque não havia mandado de prisão contra ele. O caso segue sob investigação.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(