No artigo de hoje sobre o Future-se, argumento que não há elementos fáticos que justifiquem a crença de que ao transferir a gestão acadêmica para organizações sociais, o setor privado passaria a investir nas Instituições federais. 1/n theintercept.com/2019/08/25/fut…
Considerando o histórico do investimento privado em P&D e educação no Brasil, é difícil crer em uma mudança repentina no comportamento do setor privado. A entrada de investimentos privados pode ocorrer sem a previsão de intermediários como as organizações sociais. 2/n
Há dois dados relativos ao financiamento da pesquisa que precisam ser diferenciados. O primeiro é o investimento total (público e privado) que cada país faz em pesquisa e o segundo é o financiamento da pesquisa e da ciência feita em universidades. Links de dados no texto. 3/n
A força de trabalho envolvida nas atividades de pesquisa no Brasil estão majoritariamente nas universidades. As empresas brasileiras, muito em função do perfil de nossa economia, não são um reduto profissional de pesquisadores. Diferente dos países desenvolvidos. 4/n
Aumentar o capital privado nas públicas é algo positivo, mas o Future-se almeja uma substituição: o incremento do aporte do setor privado tende a reduzir o de recursos públicos diante das restrições orçamentárias que se desenham com + gastos obrigatórios e EC 95. 5/n
À medida que se institui uma busca individualizada por recursos privados (também escassos), qual será o grau de equidade na disputa entre as federais? Unidades de interior vão competir com as consolidadas? 6/n
Esse artigo para o @TheInterceptBr tem uma caráter mais político e panorâmico sobre o financiamento da IFES e da pesquisa. Nesse outro artigo para o @elpais_brasil faço perguntas de caráter mais operacional/legal sobre o programa. 7/7 brasil.elpais.com/brasil/2019/08…
Diante de tanto ruído e imprecisão, trago nesse fio informações mais detalhadas sobre a proposta apresentada pelo governo às carreiras da educação na rodada de negociação de ontem. As propostas envolvem reestruturação e reajustes para técnicos e docentes. 🧶👇
A proposta para a reestruturação dos TAEs, envolve:
Simplificação da estrutura da carreira (cargos com atribuições + abrangentes para maior flexibilidade de gestão), que contaria com uma única linha vertical de progressão permitindo a todos alcançar o topo. Seriam 19 padrões. +
O tempo de interstício da progressão seria reduzido de 18 para 12 meses, embora com impacto orçamentário significativo, isso foi priorizado pelo governo. Com isso, o tempo para chegar no topo da carreira passa de atuais 22,5 anos para 18 anos. Ganho de 4 anos e meio. +
De férias consigo ler jornais, ✊🏼!
Vi que saiu uma matéria no Valor Econômico sobre o MEC. É engraçado, de um lado a narrativa de que o MEC seria controlado por “fundações privadas”. De outro, pessoas próximas a essas fundações achando que o MEC ouve muito…+🧶
…os “professores corporativistas” e não avança em pautas que elas defendem. Poderíamos pensar que é uma coisa ou outra, certo? Mas não é. O papo da cooptação pelas fundações privadas é tão panfletário quanto o da direita que deseja impor sua agenda em um governo que não é seu. +
Professores, estudantes serão sempre ouvidos por esse MEC, que obviamente irá propor aperfeiçoamentos em relação ao que foi feito em governos de outras perspectivas, escutando quem executa as políticas e os movimentos sociais envolvidos. +
Bom dia. Vou listar algumas das entregas dos 10 primeiros meses do 3° mandato do presidente @LulaOficial no que se refere ao @min_educacao, sob liderança do ministro @CamiloSantanaCE. Segue aqui porque apesar de nem tudo “dar mídia”, são ações que mudam a vida das pessoas. 🧶⬇️
Em diálogo com as redes de ensino municipais e estaduais, lançamos o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que terá 15,8 milhões de crianças de 4 a 10 anos beneficiadas com adesão de 100% dos Estados e 97% dos municípios brasileiros. O Programa oferta inúmeras ações. ⬇️
Também por meio da interação com os entes federados, lançamos o programa Escola em Tempo Integral. Já são mais de 1 milhão de matrículas pactuadas com adesão de 100% dos Estados e 84% dos municípios. Previsão de investimento inédito de 4 bilhões para o fomento das matrículas. ⬇️
Parece que está havendo muita confusão sobre as definições do que são colégios militares federais, colégios das polícias estaduais e as escolas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Vamos entender. 🧶👇
Colégios militares federais são de responsabilidade do Ministério da Defesa e regidos por lei própria. Colégios das polícias estaduais são regidos por leis estaduais. Esses seguem funcionando normalmente. +
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do governo anterior, não tem respaldo legal. Foi tentada a aprovação de um Projeto de Lei, que foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e por isso ele foi imposto por decreto. +
Hoje começa o 2° semestre gente. Estou há 3 meses e meio no MEC. O 1° semestre foi de organização da casa e de conserto da debilitada engrenagem herdada. Mas o que mesmo se fez até agora na educação no governo @LulaOficial e @CamiloSantanaCE? Segue o 🧶e me ajuda a divulgar. 📚
O @min_educacao fecha os primeiros 6 meses com diversos avanços:
- ampliação e o reajuste das bolsas de pesquisa (média de 40%) de formação de docentes e bolsas permanência (até 75%);
- reajuste na verba repassada para a alimentação escolar (em 39%). 6 anos sem reajuste. +
@min_educacao Priorizamos a retomada de obras paralisadas e inacabadas. Nos primeiros 100 dias de governo, o FNDE transferiu mais do que o dobro do valor transferido para obras no ano passado. O Pacto vai retomar 3.500 obras e investir quase R$ 4 bilhões ao longo dos próximos quatro anos. +
O novo governo @LulaOficial fez em 3 meses na educação mais do que o anterior em 4 anos. Estamos falando de coisas que mudam a vida concreta das pessoas e de ações que retomam uma postura republicana, essencial em um governo democrático. Elenco algumas medidas no 🧶👇
- Reajustou-se os valores das bolsas de pesquisa e dos graduandos do governo federal (pesquisadores e estudantes do país estão recebendo valores mais dignos);
- Reajustou-se o repasse para merenda escolar congelado há anos (muitas crianças dependem da alimentação na escola); +
- Repassou-se em 3 meses mais recursos financeiros do FNDE para retomada de obras do que em todo ano passado (as obras irão voltar a movimentar os municípios brasileiros);
- Irá se ampliar o número de bolsa para formação de professores ( + oportunidades PIBid e Residência Ped.) +