EXCLUSIVO: Procuradores da Lava Jato ironizaram morte de Marisa Letícia e luto de Lula.
Entenda os novos vazamentos do @TheInterceptBr em parceria com o @UOL na thread abaixo👇
@TheInterceptBr@UOL ➡ Os diálogos também mostram que procuradores divergiram sobre pedido de Lula para ir ao enterro do irmão Vavá, em janeiro passado.
A despedida de Lula do neto, que morreu aos 7 anos em março, esteve entre as conversas dos membros da força-tarefa.
📷Nacho Doce/Reuters
@TheInterceptBr@UOL ➡ Em 24 de janeiro de 2017, Marisa Letícia sofreu um AVC hemorrágico. A internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi assunto em chat no aplicativo Telegram.
@TheInterceptBr@UOL ➡ A morte encefálica da ex-primeira-dama foi confirmada em 3 de fevereiro de 2017. Na véspera, a procuradora Laura Tessler, do MPF (Ministério Público Federal) em Curitiba, sugere que Lula faria uso político da perda da mulher.
@TheInterceptBr@UOL ➡ Em abril de 2018, em entrevista à Folha e S. Paulo e ao El País, Lula disse que "Marisa morreu por conta do que fizeram com ela e com os filhos dela."
Os procuradores comentaram a fala do ex-presidente.
@TheInterceptBr@UOL ➡ Na mesma conversa, o procurador Januário Paludo coloca sob suspeita as circustâncias da morte de Marisa.
"A propósito, sempre tive uma pulga atrás da orelha com esse aneurisma. Não me cheirou bem. E a segunda morte em sequência", disse.
@TheInterceptBr@UOL ➡ Em 29 de janeiro, o procurador Athayde Ribeiro Costa compartilhou no grupo Filhos do Januário 3 a notícia de que Vavá, irmão de Lula, havia morrido.
A resposta de Deltan Dallagnol à informação já indicava o debate que se iniciaria no chat.
@TheInterceptBr@UOL O procurador Orlando Martello disse achar "uma temeridade ele sair. Não é um preso comum. Vai acontecer o q aconteceu na prisão" e conclui: "A militância vai abraçá-lo e não o deixaram voltar".
Já Diogo Castor ponderou que "todos presos em regime fechado tem este direito".
@TheInterceptBr@UOL ➡ Minutos depois, a Polícia Federal divulgou um parecer afirmando que não tinha condições de levar Lula ao enterro.
A PF considerou que as aeronaves que poderiam estar disponíveis para levar o petista estavam realocadas para dar apoio às autoridades em Brumadinho (MG).
@TheInterceptBr@UOL ➡ O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, permitiu contudo que Lula fosse levado a São Paulo e se encontrasse com familiares em unidade militar da região.
@TheInterceptBr@UOL ➡ Em 1º de março, um dos grupos recebeu a notícia sobre a morte de Arthur, neto de Lula.
A procuradora Jerusa Viecili diz: "Preparem para nova novela ida ao velório". Deltan opina com base na decisão de Toffoli no dia do enterro de Vavá. "Tem q fazer igual o Toffoli deu", diz.
@TheInterceptBr@UOL ➡ Após autorização judicial, Lula foi ao enterro do neto em uma aeronave cedida pelo governo do Paraná.
O procurador Roberson Pozzobon comenta: "Estratégia para se 'humanizar', como se isso fosse possível no caso dele rsrs."
Após a reportagem do UOL, defesa de Lula entrou com uma petição no STF para reiterar o pedido de habeas corpus que tramita desde o começo de agosto na Corte.
Eduardo Bolsonaro é sócio nos EUA de empresário que apoiou atos de 8/1
🗣️ "Por que vocês estão me investigando? Conhecendo um pouquinho do UOL e um pouquinho de vocês, eu prefiro não falar nada", respondeu o deputado ao ser questionado sobre a empresa
Em 18 de março deste ano, Eduardo abriu a Braz Global Holding LLC, no Texas
🤝 Ele é sócio do empresário Paulo Generoso e de André Porciúncula, ex-secretário no governo Bolsonaro
➡️ Não há informações sobre qual é o ramo do negócio
Além de defender manifestações golpistas, Paulo Generoso disseminou fake news
➡️ Ele é um dos criadores do Movimento República de Curitiba, que surgiu em 2016 para apoiar a Operação Lava Jato
🗓️ Em janeiro, ele teve a conta no Twitter suspensa após decisão judicial
🚨 EXCLUSIVO | MP diz que PM mudou cena de morte de jurado pelo PCC, mas pede arquivamento
Laudos da ação policial indicam alteração da cena do crime e contestam a versão de legítima defesa dos PMs. Apesar disso, o MP pediu arquivamento por falta de provas
Felipe Ramos Morais e outros dois homens foram mortos a tiros no dia 17 de fevereiro em um sítio na capital Goiânia
🗓️ Morais foi o piloto que levou Gegê do Mangue e Paca, duas lideranças do PCC, para uma emboscada na qual foram assassinados em 2018
Segundo o MP, a cena do crime foi alterada:
Os estojos das munições das armas dos policiais militares foram removidos do local, assim como as armas supostamente usadas pelas vítimas
Além disso, os corpos foram retirados do local por socorristas —quando eles já estariam mortos
Empresa ré por garimpo ilegal tem contratos com governo em terras indígenas
➡️ A Piquiatuba Táxi Aéreo tem dois contratos ativos com o Ministério da Saúde para fazer transporte aéreo no Pará —a empresa é acusada de operar mais de 200 voos a um garimpo ilegal
Em 2020, a PF apreendeu 45 kg de ouro na casa do dono. A empresa e seus dois sócios são réus por mineração ilegal
➡️ Mesmo após a operação da PF, a Piquiatuba fechou quatro contratos no governo Bolsonaro — todos já encerrados, porque o vínculo chegou ao fim
Os dois contratos em vigor foram firmados pela gestão Temer em 2018 e estão previstos para durar até agosto
➡️ De 2010 a 2022, a empresa fechou 24 contratos com o governo. Em março deste ano, a CGU apontou irregularidades em um dos contratos ainda em vigor