Dennis Almeida 👨🏼‍🏫 Profile picture
Aug 27, 2019 24 tweets 17 min read Read on X
Vou começar hoje uma série de #AulasFio sobre Érico Veríssimo. Desde o 2º ano da faculdade, me debrucei sobre sua obra e acredito que Érico deveria ser mais lido e conhecido hoje, por tratar-se de um autor que sempre se colocou contra o autoritarismo,que presenciou desde criança.
Na primeira #AulaFio não irei fazer uma biografia de Érico, mas explicar porque me interesso por sua obra. Minha relação com sua obra começou em 1990, quando eu tinha ainda 8 anos!
Na casa dos meus avós, em um sítio de Leandro Ferreira, Minas, havia basicamente 5 livros: Uma Bíblia, dois livros de História do Brasil em quadrinhos, desenhados pelo Julierme de Abreu, um livro de Educação Moral e Cívica, e Ana Terra, autoria de Érico Veríssimo.
Os livros de História foram os primeiros a ser devorados. O de EMC não me chamou tanto a atenção, a linguagem era canhestra. Da Bíblia, minha avó tinha algum ciúme (quando ganhei autorização para lê-la, descobri que ela era ricamente ilustrada com pinturas renascentistas.
Depois de ler algumas vezes os livros de História, resolvi dar uma chance para aquele livro sem ilustrações e de capa feia...
Contava a história de uma moça chamada Ana Terra, que vivia coma família (país e dois irmãos) em uma estância isolada em meio ao Rio Grande de São Pedro.
Quando leio que a história começava em 1777, fui fisgado. Tudo culpa do Julierme e seu livro ilustrado...
Não vou cometer o crime de resumir Ana Terra, mas basicamente é uma história de formação. Ela começa ingênua e depois de muito sofrimento vai se tornando adulta. E isto me chocou. Tornar-se adulto não era um evento, mas um processo...
Quando fui para uma escola com biblioteca, quis ler mais coisas escritas por Veríssimo. Me deram “Um certo capitão Rodrigo”. Logo de cara fiquei encantado, por ver que era uma continuação de Ana Terra.
Me empolguei com o Capitão Rodrigo Cambará, que chegava no boteco e mandava : “Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!” Oproblema é que se Ana Terra era um romance de formação, Um certo capitão Rodrigo é um romance de putrefação.
O soldado que você logo simpatiza vai tomando decisões, praticando atos cada vez mais mesquinhos, pequenos, sujos... e você descobre que dentro de todo machão, tem muita pequenez e certa covardia.
Com o tempo fui lendo e mesmo adquirindo vários livros de Veríssimo. Descobri que tanto Ana Terra quanto Um certo capitão Rodrigo eram extratos de uma obra muito maior: O Tempo e o Vento.
Lembro que estava no segundo semestre da faculdade de História, quando vi os volumes de O Tempo e o Vento à venda. Eram edições novas. Comprei todos os volumes e Érico Veríssimo era minha leitura extra-curricular. Lia e fazia apontamentos de todo o épico da família Terra-Cambará.
Minha intenção inicial era fazer algo com O Tempo e o Vento. Aquela história me empolgava demais, estava entranhada demais na pessoa que era. Todo o resto da graduação, busquei fazer disciplinas que me ajudassem a usar aquela história como fonte.
Até o dia em que me caiu nas mãos o primeiro volume de Solo de Clarineta, a autobiografia de Érico Veríssimo, no mesmo contexto do relançamento de seus romances pela Cia das Letras. Já tinha lido biografias sucintas, mas ali conheci o homem que criou Santa Fé!
Acompanhei-o do balcão de sua Farmácia em Cruz Alta até a direção do Departamento de Assuntos Culturais da Organização dos Estados Americanos, em Washington. Suas idas e vindas pelo mundo, suas inspirações e decepções.
E acabei lendo outro livro quase não-ficcional, Gato Preto em Campo de Neve, onde ele relata sua viagem aos EUA em 1941, seu deslumbramento com aquele país e a sensação de liberdade e civilismo que não encontrava em seu país, então uma ditadura.
A viagem fez parte do programa de boa vizinhança estabelecido por Franklin D. Roosevelt, em busca de apoio dos países da América Latina aos EUA. a viagem durou 4 meses e Érico foi sempre acompanhado por Malasartes, sua contraparte imaginária , mais jovem e romântica!
Este livro teve uma sequência, A volta do gato preto, que é um diário de seu exílio nos EUA entre 1943 e 1945, fugindo do Estado Novo e dando aulas de literatura brasileira em Berkeley, na Califórnia. Menor foi o deslumbramento, e maiores as decepções.
Fiz o projeto para estudar as três viagens de Veríssimo aos EUA, as mudanças, as rupturas e as permanências na ideia que ele criou daquele país, do contraponto constante que era feito com o Brasil (que não era nada maniqueísta).
Fiz as provas, iria fazer a entrevista, mas tive um probleminha: um linfoma no pescoço que me tirou da vida acadêmica por 4 anos. Depois me dediquei às escolas, fui para Minas tentar mudar de vida, me dei mal, voltei para São Paulo e aqui estou...
Agora, entre as aulas e os bicos como jardineiro, estou retomando o projeto, revendo minhas fontes, buscando mais fontes correlatas, bibliografia, para ano que vem começar o mestrado direito. Espero conseguir desta vez.
Na próxima #AulaFio, farei uma breve (e muito incompleta) biografia do Érico, de sua infância até a publicação de seu primeiro livro... espero que leiam, tanto os fios, quanto Érico Veríssimo...

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Dennis Almeida 👨🏼‍🏫

Dennis Almeida 👨🏼‍🏫 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DennisAlmeida82

Nov 22, 2023
Há 65 anos, a Bélgica organizou uma exibição ao vivo de pessoas do Congo como 'Zoológico Humano' para a Exposição Mundial de 1958: como parte da comemoração de avanços sociais, culturais e tecnológicos do pós-guerra. Foto antiga mostrando uma menina negra com blusa e saia dentro de um cercado de bambu com diversas pessoas brancas observando-a.
Um dos principais monumentos da cidade de Bruxelas, o Atomium, foi construído especialmente para a Exposição. Tal qual a torre Eiffel ,deveria ser desmontado ao fim do evento, mas foi mantido e passou por uma recente restauração. O Atomiom. Grande estrutura de metal cromado na forma de um átomo, com um grande dentro cercado por diversas esferas menores ligadas por colunas.
Mas além deste março futurista, esta Exposição em particular ficou marcada por hospedar o último zoológico humano. Sim, seres humanos expostos como animais em 1958.
Read 26 tweets
Apr 17, 2023
Uma galera fala que professores que defendem a revogação do Novo Ensino Médio simplesmente querem o retorno ao modelo anterior. Também falam que é uma intransigência pedir a revogação, sendo que com alguns ajustes o NEM funcionaria. Estas duas premissas estão muito erradas. 🧵
Alguém viu a @KellVila , a @sofiabhlisboa , o @profinfluencer , @andressapelland , @paoladcs e tantos outros professores defenderem apenas revogar o NEM? Todos, repito: TODOS defendem que o Ensino Médio seja um reflexo de Educação Pública de Qualidade para todos os estudantes.🧵
E para isto acontecer não basta mudar o currículo, não basta melhorar salários, não basta melhorar a infraestrutura e os recursos físicos das escolas, não basta investir na formação. Temos que haver um esforço de toda a sociedade pela escola.🧵
Read 16 tweets
Apr 15, 2023
Ouvi o último episódio do @medoedeliriobr . Também fiquei, para dizer o mínimo, incomodado com o Aparte que defende o Novo Ensino Médio e "puxa a orelha do campo progressista", taxando de conservadores os que defendem a revogação do NEM. Vai um fio sobre o que penso:
A grande verdade é que boa parte da sociedade ignora, algumas vezes propositadamente, o que acontece nas escolas. A discussão sobre o Novo Ensino Médio vem de longe, com tentativas de reforma desde a década de 1990, sempre à margem da cobertura da grande mídia.
A maioria das pessoas não têm uma opinião sobre ser contra ou favorável ao NEM por simplesmente ignorar do que se trata e o que está reforma defende. E as Fundações aproveitam este vácuo para benefício próprio.
Read 13 tweets
Apr 2, 2023
O que fazer quando notamos que fomos plagiados?

Tem gente que arranca a calça pela cabeça, outros levam na brincadeira...

Certa vez, o filósofo e polimata Egon Friedell (1878-1938) notou que foi plagiado e resolveu escrever para o seu plagiador! Olhem o que ele escreveu:
"Prezado Senhor,
Foi uma surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, 'O imperador José e a Prostituta', tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: “Por Anton Kuh” ao final, na revista Querschnitt...
...Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição...
Read 10 tweets
Apr 1, 2023
Hoje é o dia da Mentira. Algumas são engraçadas, outras, quando são impostas por brutos como sua verdade, são pura violência.
Vamos começar com uma verdade: O Golpe Militar de 1964 não foi em 31/03, mas no dia 01/04.
Sim, a Ditadura começou com uma lorota!
DITADURA NUNCA MAIS!
O Dia da Mentira é celebrado todo 01 de abril, quando pregam peças em familiares e amigos. Existem diversas versões sobre a sua origem, sendo a mais plausível que tenha surgido na França, onde é chamado de "peixe de abril", como lembrou a @fran_becher !
Desde o começo do século XVI, os franceses comemoravam o Ano-Novo em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam justamente em 01 de abril.
Read 17 tweets
Mar 31, 2023
Um grande livro sobre a ditadura de 1964 a 1985, lançado em 2014 pelo professor Marcos Napolitano pela @editoracontexto . Infelizmente a minha cópia estava entre os livros que perdi na volta de MG pra SP, em 2019. Um trabalho primoroso sobre o regime militar!
Se você gosta de podcast, ouça o episódio do @historiaFM que vai dos antecedentes do Golpe ao AI-5.

open.spotify.com/episode/6ZbVEq…
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(