My Authors
Read all threads
🇻🇪🇧🇷 VENEZUELIZAÇÃO DO BRASIL POR BOLSONARO🇧🇷🇻🇪

Eleito prometendo evitar que o Brasil virasse uma Venezuela, @jairbolsonaro a cada dia aproxima mais o país do modelo chavista que fez sucumbir as instituições venezuelanas e abriu caminho para a instalação de um regime ditatorial.
Neste momento, centenas de investigações criminais no país de crime organizado, facções criminosas e milícias estão paradas por uma medida concedida pelo ministro Toffoli do STF a pedido de Flávio Bolsonaro. Jair Bolsonaro e Toffoli têm mantido uma enorme aproximação.
Bolsonaro interveio na PF e no COAF. Pediu a cabeça até de um mero supervisor aduaneiro de um Porto do Rio, coincidentemente utilizado pela milícia para o tráfico de armas e drogas. Fragiliza os principais órgãos de controle, investigação e combate à corrupção do Estado.
A última é indicar um PGR sob argumento que está alinhado com o projeto do governo. Quebra tradição da lista tríplice e enxerga o MPF. que tem autonomia funcional, como se fosse um órgão de governo e não de Estado. Mesmo ameaçado de perder o poder, o PT foi incapaz de intervir.
O chavismo fez o mesmo na Venezuela. Destruiu os órgãos de controle do Estado. Ocupou as principais funções com partidários do regime. Justiça Eleitoral, polícia, exército, Fiscalia (promotoria) e Suprema Corte viraram anexos do regime chavista do palácio de Miraflores.
Bolsonaro investe contra a liberdade de imprensa. Não diretamente, como fez Chavez, mas sorrateiramente por meio de terceiros, grandes empresários anunciantes, que pedem a demissão e o silêncio de jornalistas. Em alguns casos teve êxito. Coopta ainda alguns meios por interesses.
O que Bolsonaro faz agora não supreende. Vinte anos atrás declarou sua admiração pelo autoritarismo chavista. Elegeu Chavez como um farol para a América Latina. Hoje, começa a fazer o mesmo no Brasil, mas sob um regime de direita.
É o roteiro ipsis literis do livro Como as Democracias Morrem. Os golpes hoje não são por quarteladas. Ditaduras se instalam pelo voto. Minando a cada dia as instituições. E aumentando poderes do governante. Nunca desde o fim da ditadura estivemos tão pertos de reviver a exceção.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Alexandre Aguiar

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!