, 13 tweets, 5 min read Read on Twitter
O #dreamcast está comemorando 20 anos de lançamento nos EUA hoje, e para celebrar o último console da SEGA, hoje trazemos uma pequena thread contando um pouco mais da história dele. Segue o fio!
O Dreamcast foi uma espécie de "all in" da SEGA após o fracasso do Sega Saturn tanto no Japão quanto nos EUA, e o sucesso absoluto da Sony (47% de fatia de mercado com o PS1) e da Nintendo (40% de mercado com o Nintendo 64) na Quinta Geração de consoles
O videogame contava com especificações ousadas para tornar-se uma máquina de ports perfeitos de fliperama. Ele vinha com um processador "128 bit" Hitachi SuperH 4, uma placa de vídeo PowerVR Series II e 16 megabytes de RAM principal, 8 de vídeo e 4 de som.
Além disso, ele não vinha nem com CD nem com DVD e sim com o GD, o "giga disk", capaz de armazenar até 1,2 gigabyte, contra 650 a 700 megabyte de um CD normal, padrão na época para o PS1 e o Saturn
Isto permitia ao Dreamcast trazer conversões praticamente perfeitas de jogos de fliperama, algo que não era tão comum assim na época, como Virtua Fighter 3, um dos jogos de lançamento do console
Outro grande exemplo de como o Dreamcast era um fliperama em casa foi Soulcalibur, jogo de luta da Namco que tinha uma versão para o Dreamcast com gráficos melhores até do que os da versão de fliperama
O console foi lançado no Japão em 27 de novembro de 1998, e nos EUA ele foi lançado em 9 de setembro de 1999, ou seja, 9/9/99, uma data épica para lançar um videogame e com um preço extremamente chamativo: 199 dólares.
Outro ponto revolucionário do Dreamcast é o fato dele ser o primeiro console com um modem integrado nele, algo que só viria a acontecer novamente com o Xbox, da Microsoft. Isto permitia jogar jogos como Phantasy Star Online, Quake III Arena e Capcom vs Snk 2.
Não podemos encerrar nossa thread sem falar sobre Shenmue, o jogo que custou uma tonelada de dinheiro para a SEGA e que prometia ser o jogo mais perfeito de todos os tempos.
Shenmue capturou o Dreamcast como nenhum outro jogo: audacioso, à frente do tempo e infelizmente incapaz de fazer o console da SEGA tornar-se lucrativo para a companhia.
Com sérios riscos de quebrar, a SEGA continuou o Dreamcast em 2002 e retirou-se do mercado de consoles, mas o legado dele ainda continua como uma das ideias mais originais que o mercado de games já teve.
Jogos de Dreamcast que você deveria jogar:
- Sonic Adventure
- Shenmue 1 e 2
- Street Fighter III 3rd Strike
- Resident Evil Code Veronica
- Soulcalibur
- Seaman
- Crazy Taxy
- Jet Set Radio
- Power Stone 1 e 2
- Ikaruga
Quer saber mais sobre o console? Confira este documentário que o @FabioSantana79 indicou!

Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Critical Hits
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!