Profile picture
, 21 tweets, 6 min read Read on Twitter
#UPU

A UPU é a União Postal Universal. Com 145 anos de existência UPU é uma das organizações mundiais mais antigas ainda em atividade.

Pois bem: o Governo #Trump já avisou que se não adotarem suas propostas, os EUA vão sair da UPU dia 01/10/19.
A UPU é responsável por todo rastreamento internacional de qualquer pacote, carta, cartão postal, qualquer coisa enviada por um serviço postal. É ela quem negocia as tarifas entre serviços postais, e é o orgão que assegura que na maioria dos casos não ocorra extravio.
O Gov. Trump já havia manifestado interesse em pular fora do barco no passado, mas agora botou algumas propostas na mesa e uma data limite. Amanhã começa a última reunião antes dessa data.
Entre as propostas estão uma atualização das tarifas entre correios (o que é necessário já que a décadas não é atualizado). A questão é que o governo Trump pretende aumentar as tarifas de forma a retaliar contra a China na guerra comercial global.
A #China entrou na UPU em 1969, muito antes do boom do ecommerce, e por conta disso conseguiu tarifas extremamente baratas para o envio de qualquer pacote pra qualquer lugar do mundo. Hoje é mais barato vc mandar um pacote de Pequim pra Nova York do que de LA pra Nova York.
A postura do Governo Trump é muito simples: ou aumentam as tarifas da China ou eu saio da UPU e vou negociar com 192 países, UM POR UM. Inclusive ele já tem alguns acordos meio que adiantados pro caso da saída.
E quais as consequências mais imediatas de sair da UPU?

1- Problema gigantesco de importações para empresas como a #Amazon e #Alibaba que usa o sistema da UPU pra rastrear e baratear pedidos que vão para os #EUA.
2- Problema gigantesco de exportações para empresas como o #Ebay e pequenos negócios que usam o sistema da UPU para rastrear e baratear pedidos que vão por exemplo pro México, Canadá etc
3- A UPU auxilia o rastreamento de remédios, e armazena dados de laboratórios e empresas que fazem as remessas, quantidade, datas etc. Isso inclui todo o rastreamento de opióides enviados aos EUA, um problema gigante no país e algo que Trump prometeu reduzir.
4- Estamos falando em outubro, quando empresas no país inteiro estão contratando trabalhadores temporários já pensando no volume de mercadorias para o Natal de 2019. Portanto um problema de desemprego e renda extra também.
5- Algo que poucos vão se atentar, mas não menos importante: há 9 milhões de Americanos fora dos EUA. Desses mais de 3 milhões votam por carta em seus respectivos estados. Quem faz o rastreamento das cartas com as cédulas é a UPU. Ou seja votos podem ser perdidos por ai+
+ sendo que a partir de Novembro de 2019 já começam as eleições primárias e quem for afiliado a algum partido vota para qualquer pré candidato seja a presidência de 2020, a senador, congressistas, etc.
6- Militares e diplomatas Americanos em solo estrangeiro apesar de terem acesso ao serviço postal militar que usa um sistema próprio de rastreamento, até por questões de segurança, os familiares não tem acesso ao mesmo e portanto voltam aos problemas 1 e 2+
+ com o agravante que muitas dessas famílias estão sempre se mudando e parte da mudança (livros por exemplo) acabam sendo enviados pelo serviço postal.
7- Com a saída dos EUA do sistema, outros países podem decidir fazer o mesmo. Principalmente se o sistema postal estatal registra prejuízos enormes e a culpa é "desse bando de comunista da UPU". Se é que me entendem.
8- Empresas de remessa postal privadas tb serão afetadas no ponto de vista não do custo, mas da logística uma vez que muitas vezes a última perna é feita por um serviço postal local, e novamente coisas podem se perder, atrasar etc
9- Todos os países membros da ONU tem direito a entrar na UPU e contribuem com uma grana. Similar ao que acontece na OTAN por exemplo. A UPU estipula metas pra incentivar grandes volumes de entregas dentro do prazo+
+ e paga uma boa bonificação para cada serviço postal que bater as metas. Não tem muito tempo os Correios do Brasil receberam essa bonificação. Conforme a organização for esvaziada, vão ter menos bonificações e eventualmente uma piora do serviço no mundo.
Contribuiu para a thread a @prissguerrero1 que sabe tudo de UPU, distribuição de remessas e logística.
#UPU

Primeira das 3 propostas de reforma das tarifas da UPU não foi aprovada. As outras duas ficaram pra amanhã.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gustavo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!