, 17 tweets, 4 min read Read on Twitter
Quase caí agora num golpe elaboradíssimo de cartão de crédito – voltei agora da delegacia, lá me avisaram que saiu algo similar no Fantástico, mas como eu ñ assisto TV e a coisa é bem feita, deixa eu contar aqui pra vcs avisarem gente mais vulnerável a cair nisso. Segue a linha:
1º o golpe ñ foi contra mim, mas contra a dona da casa q alugo, ela tem problema auditivo e qdo precisa ficar no telefone c/ essas centrais ela corre p/ pedir ajuda pq não ouve direito. Mas ela ouviu que era a Central de Segurança do Itaucard a respeito do cartão Visa.
O cara falou o nome dela. A partir daí eu peguei a ligação. Ele avisou q o cartão dela tinha acabado de ser usado nas Lojas Americanas da Lapa numa compra reais e num posto shell numa tentativa de sacar dinheiro. Tudo no bairro da Lapa. Eu disse q o cartão ñ foi usado.
Pedi que ele fizesse o bloqueio. Ele disse que ñ podia fazer o bloqueio, ele só mandava o alerta, era preciso ligar pra Central do Itaucard. Achei estranho pq o mesmo aconteceu comigo e o bloqueio foi imediato. Mas como era pra ligar p/ um nº oficial, continuei. Desliguei.
Liguei pro nº atrás do cartão de crédito. Mas a ligação estava muito ruim. A discagem parecia com um delay, o toque demorou pra vir. Desliguei então a linha fixa e fiz a mesma ligação no celular. Imediatamente a linha fixa tocou de novo. Era a Central de Segurança.
Avisava agora sobre um novo uso do cartão. Falei "estou na outra linha c/ o Itaucard, já vou bloquear o cartão". Ele: "Vc precisa usar a linha fixa p/ provar que a Dona Fulana está em casa, não usando o cartão". Tempo pra pensar. Não faz sentido. Mas desliguei e fui na linha fixa
Tudo muito estranho c/ o delay de antes, mas assim q começou o toque, uma gravação atendeu. "Bem vindo ao Itau 30horas" E continuava c/ aquelas coisas padrões de banco. Mas eu estava ligando p/ Itaucard. A gravação era outra. Falei alto q a ligação caiu na Central errada.
Imediatamente um homem atende falando que era o Ricardo do Itaucard. Muito cortês, explico o que aconteceu. Ele me pede o nº do protocolo (também tem isso). Eu dou o nº do protocolo. Ele confirma os usos do cartão. Fala que vai bloquear. Pede o nº do cartão para confirmar. Dei.
Pede o nº de segurança. No automático, dei. Mas daí caiu imediatamente a ficha. Desliguei o telefone e liguei para o Itaucard. Outra gravação completamente diferente. Já fui direto no bloqueio de cartões. Pedi para falar com alguém da segurança e expliquei o q aconteceu.
Ela disse que não houve qualquer uso do cartão. Daí pedi o bloqueio, mas o que me deixou em pânico foi o fato de alguém ter possivelmente clonado a linha ou ter "sequestrado" a linha para cair sempre no mesmo número. Liguei na Vivo. Eles anotaram o ocorrido.
Mas não sabiam me dizer o que podia ter acontecido, Recomendaram um BO. Pedi um táxi e lá fui eu com a vítima pra delegacia. A sorte é que o taxista tinha trabalhado para a Telefonica. Então ele ficou passando comigo o que poderia ter acontecido.
C/ fibra ótica não rola de fazer essa "extensão" da linha e levar pra outro número. Mas ele disse que o cara poderia não ter desligado. Todo o resto q acontecia enquanto eu ligava era gravação q ele tentava sincar com o que eu fazia no telefone. Por isso o delay.
Na delegacia o policial civil veio contar que está acontecendo muito isso. O final do golpe, que eu interrompi, é o cara pedir seu endereço e que você corte o cartão no meio e entregue para um "motoboy". No meio pq preserva o chip. Assim eles têm tudo do cartão.
Talvez com gente mais vulnerável consigam até a senha. Quer dizer, o que pega mesmo, é não ser alguém ligando pra você: é a ligação que vc fez para um número oficial. Pode tudo parecer estranho, mas vc acaba caindo pq, "poxa, eu mesma liguei"...
Os caras começam c/ dados importantes: sabem qual o tipo de cartão vc tem e o seu nome. A partir daí sai o golpe. Então, se Central de Segurança de Cartão ligar p/ avisar de uso suspeito e ñ bloquear o cartão, desligue o telefone e não use até liberarem a linha.
Se ligarem insistindo, avise que vc sabe que é golpe está ligando pra polícia. Fim.
@threadreaderapp please, unroll
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dani (aquela)
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!