, 11 tweets, 6 min read
#1 Na avaliação do chanceler @ernestofaraujo, o Ocidente não entendeu como venceu a Guerra Fria. Acho que este foi o ponto central de discurso dele no @cpacbrasil. Mas infelizmente passou batido, já que não encontrei nada sobre isso nas redes sociais ou sites.
#2 @ernestofaraujo reconhece os fatores econômicos, mas diz que não os únicos. Foram os valores ocidentais que fizeram a diferença. As pessoas que pulavam o muro de Berlim não eram como imigrantes mexicanos que tentam entrar nos EUA em busca de renda. Eles queriam viver como nós.
#3 Pelo menos 136 pessoas foram mortas tentando chegar no Ocidente. O muro caiu e a URSS se desmantelou. Alemanha derramou rios de dinheiro para equiparar o lado comunista ao ocidental. Como as razões da vitória não eram claras, a economia prevaleceu.
dw.com/pt-br/historia…
#4 Entende-se, portanto, que ao contrário dos vitoriosos, os comunistas entenderam as razões da derrota e passaram a atuar naquilo que levou à ruína da cortina de ferro. Cultura, educação, religião, por exemplo, foram permeados pela ideologia e propaganda. A tal "Guerra Cultural"
#5 Compartilho a reflexão do @ernestofaraujo porque ela me levou a suspeitar que há quarenta anos, a China entendeu tudo. Montei o gráfico abaixo mostrando a evolução do PIB da ex-URSS, #China e Brasil (aqui para fins de comparação), entre 1970 e 1999. O que percebi...
#6 Quando Deng Xiaoping retomou as relações com os #EUA, em 1979, a economia da então URSS entrava em uma curva descendente que concluiria com o seu colapso doze anos depois. Ele passou a jogar o jogo do Ocidente. Se dinheiro é a "arma" deles, vamos fazer dinheiro.
#7 Menos de uma década depois do fim da URSS, a economia chinesa tinha um tamanho que os soviéticos jamais alcançaram. A #China tem, hoje, o segundo maior PIB do planeta, e com isso, se tornaram imunes ao que o Ocidente acreditou ser a única arma contra o comunismo: o dinheiro.
#8 Pode parecer que há uma contradição com a reflexão do ministro das relações exteriores do Brasil. Mas não. A #China já venceu no quesito economia. Compram o que querem graças à "camisa de força" de seu consumo. O que está em jogo agora é a venda de valores e da cultura.
#9 O @SouthPark encontrou uma forma genial de denunciar isso. Realmente, os dólares chineses valem mais que os nosso valores fundamentais? Aqueles valores que fizeram as pessoas arriscarem as próprias vidas para pular para o lado ocidental do muro?
southpark.cc.com/full-episodes/…
#10 É chocante ver como no #Brasil o debate sobre a #China passa pela ideia de que "se não fizermos os chineses felizes, eles não comprarão a nossa soja e carne suína". Como se eles tivessem outra fonte para recorrer. Eles são importantes para nós. Mas somos muito mais para eles.
#11 Não defender os interesses brasileiros por medo de perder exportações pode nos custar muito mais caro no futuro. Compartilho aqui um estudo recente em que tento mostrar como a China usa suas empresas para atender os intereses do Partido Comunista.
securefreesociety.org/research/a-con…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Coutinho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!