, 6 tweets, 6 min read
#1 Hoje, os bolivianos votam para presidente. @evoespueblo está disputando um quarto mandato. Líder de protestos violentos que em 2003, que resultaram em mais de 50 mortes e na renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, Morales pavimentou o caminho para sua eleição em 2005
#2 Então líder de organizações cocaleiras que majoritariamente produzem insumo para o refino de cocaína, @evoespueblo construiu um governo baseado na divisão da sociedade. Escondeu-se na tese do combate ao racismo para perseguir opositores e segregar regiões inteiras da #Bolivia.
#3 @evoespueblo nunca deixou de ser presidente das federações de cocacaleiros que atuam no Chapare, região onde se produz quase toda a cocaína boliviana. Como presidente do país, ele conquistou legitimidade e a transferiu para suas organizações umbilicalmente ligadas ao tráfico.
#4 Sob o pretexto do consumo tradicional, @evoespueblo legalizou milhares de hectares de cultivo de folhas de coca. Por tabela, ele incluiu a sua base eleitoral, o Chapare, de onde saem as folhas para o refino de cocaína que tem como principal destino o #Brasil.
#5 A #Bolivia de @evoespueblo é de onde sai parte da cocaína que o Cartel de los Soles - do falecido Chávez, @dcabellor e @NicolasMaduro - envia para a América Central e o #Mexico. As #FARC são as principais provedoras. Um pouco aqui: a.co/0IBIjKa
#6 Comecei o fio falando de como o caos levou o @evoespueblo ao poder em 2005. E termino pensando como o caos é um caminho recorrente para a conquista política. Os atuais distúrbios na AL podem ser sintomas disso. Hoje #Bolivia, um arquiteto desse tipo de mundo está à prova.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Coutinho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!