Intercept Brasil Profile picture
Nov 13, 2019 10 tweets 19 min read Read on X
O vídeo do Roger Machado dando uma aula sobre racismo após uma partida entre @ECBahia x @FluminenseFC no mês passado deve ter passado pelo seu feed. No meio da semana em que se discute o racismo no esporte, o @vvracional conversou com o técnico do @ECBahia. Segue o fio👇🏿
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional Os casos recentes envolvendo Taison, @FinallyMario e Fábio Coutinho (segurança hostilizado na última partida entre @Cruzeiro e @Atletico) mostram que o futebol ainda é um esporte que dá espaço para a barbárie.
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico Muitos atletas não denunciam por temer represálias de clubes e patrocinadores. "Enquanto a gente entender que o racismo é um problema individual, um desvio moral, e que a punição é a ferramenta que vai resolver, não vamos avançar", afirma Roger Machado
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico O futebol tem muitos ídolos negros. Mas, na Série A do Campeonato Brasileiro, só e o @ECBahia e o @FluminenseFC têm treinadores negros. "Como treinador, por exercer um lugar de liderança e gestão, em alguns momentos percebo que não me concedem o direito de estar ali", diz Roger.
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico Para o técnico, futebol e política se misturam, sim. "Querem que o futebol fique à parte da sociedade. Mas se agora estamos usando o esporte para discutir racismo, homofobia e machismo, é a prova de que no futebol existe sim atividade política."
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico Órgãos independentes como o @ObRacialFutebol reúnem os "casos isolados" de racismo no futebol. Só neste ano, foram mais de 50:
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol Um levantamento recente do @globoesportecom mostra que metade dos atletas e treinadores negros nas Séries A, B e C do campeonato brasileiro já sofreram com o racismo no futebol. 92% disseram ter sofrido o ato racista dentro dos estádios. 87% deles não denunciaram por medo.
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol @globoesportecom O futebol é historicamente racista. Quando eram aceitos, os negros tinham que se pintar de branco, como Arthur Friedenreich, autor do gol do primeiro título da Seleção brasileira e Carlos Alberto, jogador do fluminense que se pintava com pó-de-arroz para parecer branco.
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol @globoesportecom São necessários atos firmes para combater o racismo, como o do @VascodaGama em 1924. A Associação Metropolitana de Esportes Amadores exigia que o clube retirasse do seu quadro 12 jogadores, mais especificamente os negros. O clube se recusou.
@mentions@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol @globoesportecom @VascodaGama O combate ao racismo no futebol cabe a todos: entidades, dirigentes, jornalistas e torcedores. Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas. Leia a entrevista com Roger Machado para o #TIBNegro: interc.pt/2CQ3IX3 por @vvracional

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Intercept Brasil

Intercept Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TheInterceptBr

Apr 23
Ele denunciou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e pagou com sua carreira. Conheça a história de Oscar Paris, um jornalista que perdeu empregos, enfrentou oito processos e foi boicotado por 16 anos. 🧶 Image
Oscar Paris era um dos jornalistas esportivos mais respeitados do Nordeste quando publicou uma denúncia que expôs uma fraude no futebol.
Ele encontrou um documento falsificado que beneficiou um clube do interior da Bahia em mais de R$ 900 mil. O responsável pela fraude, segundo uma testemunha, era Ednaldo Rodrigues — hoje presidente da CBF.
Read 17 tweets
Apr 18
Parece engraçado, mas o famoso “fantasma do comunismo” é usado desde a guerra fria para causar guerra psicológica na população, proliferando a criação de igrejas ultraconservadoras que existem até hoje. Em novo livro, historiador revela documentos inéditos que mostram como os EUA arquitetaram estratégias para combater o comunismo no Brasil usando a religião. 🧶Image
Enquanto o Brasil vivia uma ditadura militar, os EUA enviaram missionários cristãos para combater o comunismo aqui e popularizar versões reacionárias da fé cristã. Assim surgiram algumas igrejas ultraconservadoras que existem até hoje.
Há 50 anos, uma guerra psicológica ousada foi colocada em prática – e seus efeitos operam até hoje.

Preocupado em combater o avanço do comunismo, os EUA enviaram ao Brasil milhares de missionários de religiões e seitas evangélicas e católicas com um objetivo: popularizar versões reacionárias da fé cristã e, assim, conquistar corações e mentes.
Read 10 tweets
Apr 7
O ultraconservadorismo religioso no Brasil de hoje tem uma raiz profunda: a guerra fria. Em novo livro, historiador revela documentos inéditos que mostram como operou a ‘guerra psicológica’ dos EUA para combater o comunismo no Brasil usando a religião.

Vem no fio 🧶 Image
Enquanto o Brasil vivia uma ditadura militar, os EUA enviaram missionários cristãos para combater o comunismo aqui e popularizar versões reacionárias da fé cristã. Assim surgiram algumas igrejas ultraconservadoras que existem até hoje.
Há 50 anos, uma guerra psicológica ousada foi colocada em prática – e seus efeitos operam até hoje.
Read 13 tweets
Mar 26
Jair Bolsonaro e seus sete aliados acabam de virar réus por tentativa de golpe de Estado.

O julgamento no STF avançou, mesmo depois das alegações mentirosas por parte da defesa, que tentou descredibilizar o processo. Separamos cinco dessas alegações. 🧶 Image
O julgamento dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro acaba de tornar réus Bolsonaro e mais sete de seus aliados. Mesmo que a análise da materialidade dos crimes tenha ficado em segundo plano no primeiro dia de tribunal.
Isso porque, além de lidar com interrupções escandalosas da extrema direita, os ministros do STF precisaram desmentir alegações da defesa de Bolsonaro e seus aliados, que tinham por objetivo impedir o julgamento. Confira algumas delas 👇🏼
Read 14 tweets
Mar 21
A extrema direita tem um plano. E nós? Na terceira reportagem da série Senado do Alvo, fomos atrás dos senadores que resistem ao avanço ultraconservador no Senado para entender como evitar a perda de 12 das 16 cadeiras que têm.

Vem no fio 🧶 Image
Resistir e se unir aos moderados. Este é o norte da estratégia da esquerda para barrar o plano de dominação do Senado da extrema direita para as eleições de 2026.
A extrema direita quer os poderes exclusivos da Casa, entre eles o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Read 17 tweets
Mar 20
Já explicamos por que a extrema direita tem o Senado como centro da estratégia para 2026. Agora, na segunda reportagem da nossa série, você vai entender o mapa e a matemática desse plano. Prepare-se.

Vem no fio que a gente explica 🧶 Image
O plano da extrema direita para dominar o Senado tem um número mágico: 16.
Ele indica as cadeiras que faltam para garantir a maioria no plenário e a presidência da Casa a partir de 2027, o que abre caminho para ter em mãos poderes exclusivos da casa legislativa, como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(