My Authors
Read all threads
Hoje é aniversário de Carlos #Marighella! Ele faria 108 anos este ano. Em sua homenagem vamos fazer um fio contando um pouco de sua história, vamos lá?
Marighella nasceu na Bahia e conheceu a militância muito jovem. Sua primeira prisão aconteceu em 1932 após escrever um poema contra o governo de Juracy Magalhães. Abandonou o curso de Engenharia para ingressar ao PCB em 1934, se tornou militante profissional e mudou para o RJ.
Em 1936 Marighella foi preso durante a ditadura Vargas e foi lá onde ele conheceu a tortura pela primeira vez. Liberto um ano depois, foi preso novamente em 1939 e dessa vez ficando se 1945. Após a soltura desse cárcere Marighella começou sua vida na clandestinidade.
Em 1948 um evento feliz aconteceu na vida do militante, ele conheceu sua esposa, a também comunista, Clara Charf com quem ficou até o fim de sua vida. (Clara é militante até hoje, viu? Filiada ao PT) ♥️
Ele foi deputado federal pelo PCB em 1946 mas perdeu o cargo por conta do banimento do partido. Nesse período ele volta pra clandestinidade e em 1953 a convite do partido ele vai para o Comitê Central do Partido Comunista da China, ele fica nessa jornada até 1954.
Ele volta da China depois de experienciar toda a revolução comunista chinesa que foi muito importante para o crescimento do povo em questão de acesso a cultura, estudo, saúde e uma condição de vida melhor. Essa experiência mudou muito como ele pensava.
Infelizmente a partir daqui tudo fica complicado.
O regime militar foi instaurado em 1964, Marighella começa a ser perseguido. Essa foto é capa da revista Veja, que assim como a Globo, sempre apoiou o regime.
Em maio de 64 Marighella foi baleado dentro de um cinema no Rio de Janeiro e preso no DOPS. Ficou lá por um ano. Só foi liberto por conta de uma ordem judicial e depois desse período ele escreveu o livro "A crise brasileira". Um trecho do livro no próximo tweet, veja:
"Sempre que houve avanço, conquista de direitos sociais e progresso, combate ao imperialismo e ao latifúndio, isto se deveu preponderantemente à presença atuante do proletariado".

cartamaior.com.br/?/Editoria/Pol…
Ele foi expulso do PCB em 1967 por "divergências políticas" e m 1968 fundou a ALN - Aliança Nacional Libertadora. Grupo de luta armada contra o golpe militar. No vídeo abaixo tem o áudio de quando a ALN invadiu uma rádio em SP. Vale a escuta:

Durante 1967 e 1968 Marighella ficou muito ativo na vida política:
Foi até Cuba na Primeira Conferência do OLAS.

Redigiu "Algumas Questões Sobre a Guerrilha no Brasil" em memória ao Che Guevara.

Participou do sequestro do embaixador americano com o MR-8

Entre outras coisas
Mas foi em 1969 que #Marighella escreveu o Manual do Guerrilheiro Urbano. Um clássico não só para os esquerdistas brasileiros.

marxists.org/portugues/mari…
Infelizmente foi em 1969 também, no dia 04 de novembro que Carlos Marighella caiu em uma emboscada feita pela polícia paulistana e foi morto a tiros pelos agentes do DOPS.
Esta pedra está instalada no local de morte de Marighella.
O homem que lutou pelo direito de todos os trabalhadores e trabalhadoras, muitas vezes esquecendo de priorizar a si mesmo, esse era Carlos Marighella. Um exemplo para nós, militantes de hoje. ✊🏽
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Movimento Força Brasil Democrático

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!