My Authors
Read all threads
Esta se falando sobre o conflito com o Irã, porém há muitas informações erradas, incompletas e tendenciosas sendo difundidas. Segue o fio!
O regime Iraniano é uma ditadura teocrática implementada pela revolução islâmica de 1979 pelo Ayatollah Khomeini. Esta ditadura levou as trevas um país próspero e de pessoas brilhantes. A opressão contra as mulheres que são obrigadas a cobrir a cabeça vem desde então.
Este regime opressor tem como política de estado o enforcamento de gays, o apedrejamento de mulheres (acusadas de ) adúlteras e a repressão de todo tipo de oposição. Recentemente o regime assassinou mais de mil manifestantes e cortou a internet do país.
Qual é a “sorte” do regime iraniano? Ele é inimigo dos Estados Unidos e de seus aliados- Israel, Arábia Saudita e Países do Golfo. Portanto ganham a simpatia automática de setores auto-denominados progressistas que apoiam o Iran mesmo a luz de todas estas atrocidades. Vide Latuff
Como toda ditadura sanguinária, no Regime dos Ayatolahs há um grupo militar diretamente subordinado ao regime e não ao exército. Este grupo se chama Guarda Revolucionária comandada pelo general assassinado Qasem Suleimani.
O objetivo desta guarda revolucionária é em primeiro lugar manter o regime e reprimir violentamente qualquer oposição interna. Em segundo lugar é “espalhar a revolução” pelo mundo.
Como eles fazem isso? Com terrorismo. Eles estão espalhados regionalmente e mundialmente. Além de organizar milícias no Líbano (Hezzbollah), na Síria, no Iraque e no Iêmen causando banhos de sangue e terror e destruição nas populações locais, eles promovem terror de forma global.
Os atentados na AMIA e na Embaixada Israelense na Argentina nos anos 90 tem a participação deles.
“Mas eu estou lendo e ouvindo em vários veículos que eles derrotaram heroicamente o estado do islâmico”?? Pois então, vamos lá.
O regime dos Ayatollahs é um estado islâmico com sinal invertido. O próprio nome é República Islâmica. A disputa Irã vs Daesh (Isis) não é uma disputa por princípios e sim por domínio. Ou seja, quem dominará com a sua leitura fundamentalista de islã.
E acima disso, o Iran viu na guerra contra o ISIS uma oportunidade de expansão militar e entrincheiramento sem precedentes. A guerra contra o ISIS foi caótica e cheia de atores. Na Síria quem foi fundamental foi a Rússia. Até a chegada da Rússia a situação era outra.
No Iraque a presença dos EUA e aliados foi fundamental. Por óbvio que o Iran também travou batalhas duríssimas contra o Daesh, mas dizer que eles derrotaram é um devaneio histórico-militar.
Hoje o Iran, sob a liderança das Guardas Revolucionárias comanda o Hezzbollah no Líbano deixando um país maravilhoso de refém da política externa metastática do Iran. Se o Hezzbollah atacar Israel sob ordens dos Ayatollahs, o dano ao Líbano será incalculável.
Na Síria o Iran se espalhou por vários locais especialmente na fronteira com o Iraque. Israel bombardeou inúmeras vezes estas posições. Demonstrando que os Russos também não estão confortáveis com esta presença pois ela ameaça a vitória do Regime de Assad protegido da Rússia.
No Yemen, o Iran arma e comanda os Houthis em uma guerra civil sangrenta pouco divulgada no mundo. Ali o confronto é com a Arábia Saudita que tenta manter a hegemonia Sunita.
Finalmente no Iraque, o Iran com o Hezzbollah local também criou um domínio militar e há pouco também participou de massacres da população civil em protestos.
A ESTRATÉGIA do regime do Ayatolah e lutar contra seus inimigos “via procuração” e longe de suas fronteiras.
Com Israel via Líbano e Síria. Com Arábia Saudita no Yemen. E com o “grande Sata” (termo usado por eles para se referir aos EUA) no Iraque.
Esta estratégia é muito inteligente e explica a maneira que o Iran se contém em suas reações quando atacado fora de suas fronteiras durante este projeto expansionista.
O regime sabe que um passo mal calculado ele pode chamar ataques para dentro de suas fronteiras onde o seu maior ativo estratégico está sendo gestado- O PODERIO NUCLEAR.
Dentro do Iran este regime teocrático e expansionista esta desenvolvendo um programa nuclear com óbvios fins de exportar a revolução. Os acordos ridículos com Obama e Europa so serviram para uma coisa- colocar mais de 100BI de Dólares na mão deste regime que usou para guerra.
Portanto, o assassinato seletivo do General Qasam Suleimani pode ter quebrado este paradigma de conflito por procuração. Com certeza é um recado claro dos EUA que não dançará mais de acordo com a música ditada pelos estrategistas iranianos.
Se o Iran reagir poderá ver ataques dentro de suas fronteiras tanto contra o seu programa nuclear, quanto as suas reservas de petróleo e a alvos do regime.
A estratégia previsível de tentar envolver Israel e Arábia Saudita/Emirados como reação não será bem vista no mundo islâmico. Será vista como covardia.
Quanto a Rússia e a China? Se não houver um desequilíbrio no acesso energético pelos EUA , eles não gastarão uma lágrima pelo Iran. Espero ter esclarecido alguns pontos e fico a disposição para interagir!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fabio Lava

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!