My Authors
Read all threads
Quem não lembra o tremendo rolo do Ministério da Cidadania com a Fiocruz no ano passado, depois que foram publicados resultados de um levantamento nacional indicando não haver uma “epidemia” de drogas no país?

Segue a thread👇
No Intercept, a reportagem de Clarissa Levy traz uma novidade. A Pasta escolheu quem vai realizar dois estudos nacionais sobre o tema agora:
A Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp, que vai receber RS 11,9 milhões para analisar o uso de drogas nacionalmente e o consumo de crack em três capitais.
Mas o que chama a atenção é que a escolha se deu sem edital, diferentemente do que acontecia nos anos anteriores (foram apenas dois até agora).
A matéria explica que o diretor da Unidade, o psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, é conhecido defensor da internação compulsória, das comunidades terapêuticas e da existência da tal epidemia de drogas. E… é dono de uma clínica de recuperação.
Ele também coordenou o Recomeço, programa do governo de São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin, até 2018 – e presidia a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento de Medicina, que tinha contratos com o próprio Recomeço até o Ministério Público suspendê-los pelo claro conflito.
Laranjeiras também é próximo de Quirino Cordeiro Júnior, atual secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas; e de Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania que declarou guerra à Fiocruz.
Fora isso, o documento que detalha o repasse de verbas tem alguns problemas. Cada uma das dez etapas do trabalho, mesmo que com demandas muito diferentes, custa exatamente o mesmo valor.
Mesmo o Ministério da Cidadania fez uma nota técnica demonstrando que R$ 1,6 milhão foram distribuídos genericamente para a coordenação das pesquisas, sem descrição de como o valor foi mensurado, sem o tamanho das equipes, sem a remuneração por horas de trabalho. [...]
Para receber nosso boletim com as principais #notícias da #saúde, acesse: bit.ly/OutraSaudeNews…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Outra Saúde

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!