My Authors
Read all threads
KRAKATOA 😱🌋 - O fio

O Krakatoa está em erupção?
O Círculo de fogo do Pacífico está em atividade fora do normal?
O mundo vai acabar e vamos todos morrer?
É o "acopalipse"?
Primeiro, Krakatoa:

1) O arquipélago e o vulcão

O arquipélago de Krakatoa é atualmente é formado um pequeno conjunto de ilhas localizado entre Java e Sumatra, na Indonésia. Elas são remanescentes da fatídica erupção do vulcão Krakatoa em 1883.
O vulcão Krakatoa em si não existe mais, ele colapsou na catastrófica erupção do século XIX.
Todavia, em 1927, um novo cone vulcânico emergiu de sua caldeira, o Anak Krakatoa (o 'filho de Krakatoa', em indonésio). E é o ANAK KRAKATOA que entrou em erupção ontem (sexta, 10/03).
Por que o medo em relação ao 'Krakatoa'?

Por que a famosa erupção de 1883 foi uma das mais violentas registradas na História e matou MAIS DE 36.000 pessoas.
Para se ter uma ideia, a intensidade da explosão do Krakatoa foi até 10.000 x maior que a da bomba que devastou Hiroshima
A grande explosão aconteceu em agosto de 1883. Ela gerou um som tão intenso, que este pode ser ouvido em toda Oceania, na Ásia, no continente africano e até na Europa😱! O mapa abaixo (de Trübner & Company, 1888) mostra a extensão da onda sonora:
As mortes geradas pela explosão do Krakatoa foram causadas pela explosão direta do vulcão (mais de 165 vilas locais destruídas) e também pelas tsunamis geradas, que atingiram várias localidades no entorno.

2/3 da ilha original de Krakatoa foram para os ares.
Não foi de repente que o Krakatoa explodiu em agosto 1883... O krakatoa acordou em 20 maio daquele ano. Uma série de erupções médias aconteceram ao longo de maio e junho. Em julho, o cume do vulcão estava largamente destruído, em 26 de agosto uma imensa erupção teve início e ....
Em 27 de agosto de 1883 aconteceu o "Inferno de Java".
A explosão de 27 de Agosto gerou tsunamis de até 40m de altura, que destruíram as linhas costeiras do estreito de Sonda. Depois de cada onda, a água retrocedia e seguia-se uma aparente acalmia. Em seguida, apareceria uma outra onda muito maior que a anterior...
Mais de 25km cúbicos de rocha foram ejetadas do vulcão. Durante meses depois da erupção, o estreito de Sonda ainda estava congestionado com grande quantidade de pedras-pomes (que flutuam por serem muito pouco densas).
Todavia, a erupção de 1883 não foi a primeira do Krakatoa. Cicatrizes de erupções passadas demonstram a atividade violenta do vulcão em outras ocasiões. Porém destas, não temos claros registros históricos como temos da de 1883. Filmes e livros foram feitos sobre o evento.
Aconselho o livro "Krakatoa: o dia em que o mundo explodiu" de Simon Winchester, que é geólogo e escritor. Tem em português.
A erupção de 1883 jogou tantas cinzas na atmosfera que conseguiu alterar a temperatura do planeta em até -0.4°C e alterou a coloração do céu em muitas regiões (até na Europa!) pelos anos seguintes.
Bom... quer dizer que o Anak Krakatoa em erupção agora é sinal de uma grande catástrofe à vista?!
- Não necessariamente...
O Anak Krakatoa tem demonstrado atividade esporádica desde que emergiu em 1927.
Em 2018 ocorreu a sua atividade + catastrófica até então. Um colapso submarino de parte de sua caldeira gerou uma tsunami q matou mais de 400 pessoas e feriu mais de 14.000 no estreito de Sunda. Foi a erupção vulcânica mais mortal registrada no século 21.
Depois disso, o vulcão demonstrou atividade em 2019 e agora em abril de 2020...
(continua, o Twitter tinha me bloqueado temporariamente de postar....)
As ilhas da Indonésia, localizam-se em zona de convergência de placas tectônicas e nessas zonas é comum a ocorrência de atividades vulcânicas. O mapa abaixo mostra a ocorrência de vulcões na região, com destaque para o Anak Krakatoa.
Esta região, por sua vez, faz parte do famoso " Círculo de Fogo do Pacífico", uma série quase contínua de fossas oceânicas, arcos vulcânicos e vulcões em atividade. Este "anel de fogo" acompanha o contato de grandes placas tectônicas e ...
...a atividade de vulcões e terremotos é resultado da interação entre essas placas. Essa região toda evidencia diretamente de que nosso planeta está ativo. Veja no mapa abaixo o mapeamento de vulcões ativos (amarelo) e ocorrência de terremotos (vermelho) (1990-2013).
A erupção do Anak Krakatoa e a atividade de alguns outros vulcões na região são reflexo das forças de interação entre as placas. É como um "alívio" q ocorre esporadicamente.
A erupção de ontem, q se estendeu até hoje de manhã, foi bem menor do q a de 2018
A atividade do vulcão está sendo monitorada de perto por agências especializadas da região e outras agências do mundo. Não há nada fora do comum, por enquanto. O alerta para a população local continua.
Repetindo, ***a atividade reportada até o momento é normal***. O estado de alerta local é apenas uma precaução, enquanto a atividade continua sendo monitorada (twitter.com/infoBMKG).
O medo que se espalha pelo público é apenas pela fama do vulcão. E que fama ;)
O alerta de precaução é valido porque é muito difícil prever quando grandes catástrofes vulcânicas vão acontecer... Sabemos onde elas podem ocorrer, mas não quando. O monitoramento constante de vulcões é extremamente importante e necessário...
É possível, em alguns casos, detectar a ocorrência de atividades potencialmente perigosas de vulcões em questão de semanas ou dias, outras em questão de horas ou minutos. Outras não podem nem ser detectadas. Por isso é importante manter a população em alerta.
O Tito comenta sobre esse desastre da erupção + tsunami de 2018 aqui:
Quem quiser saber ainda mais, eu sugiro seguir a Letícia Guimarães, q é vulcanóloga lá da USP (abaixo link do instagram dela). Leiam o stories dela: instagram.com/lefguima?igshi…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Aline Ghilardi

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!