My Authors
Read all threads
Aconteceu de novo: espalha-se pelo Twitter a ideia de que se o Brasil tornar mais produtiva sua economia primária, enriquece mais do que diversificá-la e sofisticá-la. De novo, só debate teórico. A realidade prática ensina diferente. Segue o fio.
2 - A comparação é tosca: “se o Brasil tivesse indústria como tem a Coreia, a renda per capita continuaria concentrada”. Típico caso do que eu chamo de “visão industrial da indústria”. Visão estanque, ultrapassada.
3 - Vejamos: afirmar que a Coreia produz coisas sofisticadas de alto valor adicionado é verdade, mas não responde a crítica. O salto de qualidade coreano é anterior e posterior à sofisticação do produto industrial.
4 - Trata-se de economias de escala e escopo. Uma grande empresa produz vários produtos sofisticados a menor custo do que várias empresas produzindo as mesmas coisas. Naturalmente, ela terá excelente utilização dos fatores de produção, portanto menor preço, portanto mais mercado.
5 - O nome do jogo é diversificação e sofisticação da produção, através de conhecimento aplicado. Eis a Coreia em alguns exemplos práticos que não são o clichê.
6 - Todo mundo já viu carro Hyundai, claro. Mas e as placas de memória e semicondutores Hyundai, feitos pela subsidiária SK Hynix? Talvez você esteja usando um agora...
7 - A LG Chem, uma das maiores indústrias químicas do mundo, produz entre muitas outras coisas a tecnologia exclusiva do retardador 3D para telas LCD, que polariza a imagem de uma tela LCD para enviar sinais óticos distintos ao olho direito e ao esquerdo.
8 - O carro de combate T-155 Firtina é um projeto militar turco desenvolvido pela Coreia. Exportação de tecnologia militar. Só esse projeto custou à Turquia US$ 1 bilhão, devidamente depositados nos cofres da Samsung Techwin (atual Hanwha Techwin).
9 - Este é o Makassar, navio de guerra anfíbio tipo Landing Platform Dock (LPD), projeto da DaeSun Shipbuilding que já chegou às marinhas da Indonésia, Filipinas, Peru e Mianmar.
10 - Com quase 830 metros de altura, o Burj Khalifa em Dubai foi construído pela divisão de construção e engenharia da Samsung. Exportação de serviços sofisticados exportando tecnologia coreana pelo mundo.
11 - A exportação de serviços de engenharia leva equipamentos nacionais, com esta miniescavadeira elétrica Hyundai, protótipo que por sua vez carrega dentro de si os encadeamentos tecnológicos que fazem a glória do país.
12 - Ou seja, o sucesso coreano não é resumido à “indústria” entendida como fábrica. É uma rede de conhecimento e produção que se retroalimenta com cada vez mais diversificação e sofisticação. Economia de escopo e de escala. Tecido produtivo denso que o BR tentou ter mas perdeu.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fausto Oliveira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!