My Authors
Read all threads
Ótimo texto do economista Marcos Mendes explicando por que o projeto aprovado na Câmara, que prevê ajuda para estados e municípios durante 6 meses, está longe do ideal.

Veja o resumo no fio:

www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
O projeto foi aprovado sem a necessidade de contrapartidas, com incentivos errados e complexidade excessiva, além de um custo elevado e incerto.
A União repassará a cada estado a diferença entre a arrecadação mensal em 2020 e o mesmo mês de 2019, durante seis meses. Independentemente da queda na arrecadação, a União irá cobrir.
"Total ausência de medidas para limitar despesas. Repetiu-se o roteiro de sempre: começa com um pacote de ajuda com contrapartida de ajuste. Os ajustes somem, e a ajuda fica. Socialização de custos, manutenção de privilégios. "
"O mais lógico seria fixar um valor em reais, a ser distribuído aos estados e municípios por critério per capita, durante três meses. Ao final desse período, se avaliaria a extensão por mais três meses e se recalibraria o valor. Método simples e claro."
Para piorar, o método aprovado cria incertezas "e se os dados de 2020 não estiverem prontos a tempo? Paga um percentual da receita e depois desconta se tiver pago a mais. E se em 2019 tiver havido receitas extraordinárias: desconta ou não desconta?"
Resultado: caberá a Justiça decidir, como o seguro-receita criado pela Lei Kandir, que deveria ter acabado em 2002 e até hoje está no STF.
E quais deveriam ser as contrapartidas? "Redução de jornada de servidores com redução de remuneração; contingenciamento do orçamento dos demais Poderes; transferência do saldo dos fundos desses poderes para o Executivo" entre outras.
"Se medidas como essa permitissem uma pequena redução de 5% na folha de pagamento dos estados e municípios, durante um ano, isso produziria uma economia de R$ 45 bilhões."
A crise do coronavírus não pode ser um convite ao gasto irresponsável. É sempre válido lembrar: não existe almoço grátis. No final, a conta virá.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with João Amoêdo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!