My Authors
Read all threads
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, iniciou sua coletiva nesta sexta-feira (24) se desculpando pela pronunciamento no meio da pandemia e recordando das interferências de outros governos na Polícia Federal quando ele ainda era juiz federal em Curitiba.
Moro registrou que, mesmo com as interferências, a PF tinha autonomia. Em seguida, ele relembrou o convite de Bolsonaro ao ministério da Justiça e a garantia de carta branca para nomear. Moro voltou a negar que tenha tido um acordo de indicação garantida à vaga no STF.
Moro revelou que, como estava abandonado a magistratura e perdia a sua previdência, pediu que se algo acontecesse com ele, sua família tivesse direito a uma pensão. Segundo o ministro, essa foi uma das suas imposições - além do combate a corrupção e ao crime organizado.
O ministro listou uma série de ações do Ministério da Justiça durante seu comando, como o combate ao tráfico internacional de drogas e combate a crimes financeiros. Moro também relembrou da saída do Coaf do seu comando e do pacote anticrime, alterado pelo Congresso.
Moro agora fala diretamente da interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, a partir do 2 semestre de 2019. Ele relembrou da troca do superintendente da PF no Rio de Janeiro. O ministro disse que a troca foi técnica e que ele não interferência nas trocas de superintendentes.
Sobre a troca do diretor-geral, Moro disse que Bolsonaro pediu há tempos a troca de Maurício Valeixo - exonerado hoje. O ministro pedia um motivo para a troca.

"O grande problema de realizar essa troca era a violação da promessa de carta branca".
Moro classificou a substituição de Valeixo como grande equívoco. O ministro disse que conversou com Bolsonaro nesta quinta-feira (23) e que a troca seria política. Bolsonaro afirmou que sim. Moro pediu que a indicação do substituto partisse dele e Bolsonaro não respondeu.
Moro fala que uma das motivações de Bolsonaro era interferir na Polícia Federal:

"O presidente me disse, mais de uma vez, que queria uma pessoa do seu contato, que ele pudesse ligar, colher relatório de inteligência, e realmente não é o papel da PF prestar esse tipo de trabalho"
Moro voltou a falar que Bolsonaro revelou preocupação com inquéritos no STF.

"Sinto que tenho o dever de proteger a instituição Polícia Federal".
Moro disse que não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo e disse que ficou sabendo do ato apenas pelo Diário Oficial. O ministro também afirmou que o ato, assinado como "a pedido", não ocorreu assim.
Moro afirmou que teve muitas divergências com Bolsonaro - mas não quis revelar quais eram. Ele disse que não tinha como aceitar a troca de Valeixo e que também tinha que preservar sua biografia.

"Seria um tiro na Lava-Jato essa troca do diretor-geral".
Moro anuncia agora sua demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Tenho que preservar minha biografia".
Moro sugere agora que o presidente faça uma escolha técnica e que não se tenha interferência política no comando da Polícia Federal. Ele afirma que, quando assumiu, sabia dos riscos. Agora ex-ministro e ex-juiz, ele disse que aproveitará para descansar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with BuzzFeedNewsBR

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!