My Authors
Read all threads
Então gente, resolvi fazer essa thredding para explicar a importância de ocupar todos os espaços na industria do entretenimento e isso inclui estar atrás das câmeras. Muita gente indignada com a Edição branqueada no ensaio da @thelminha_assis
queria registrar que até na fotografia, e falo tecnicamente, o racismo deixou marcas ceveras. Infelizmente a mudança aconteceu não por que nós mudamos mas por que um outro setor da indústria reivindicou isso. Segue o fio.
Quando surgiram os filmes coloridos, eles foram pensados para pele clara, o que surpreende um total de ZERO pessoas. Com filmes P&B algumas coisas eram super fáceis de se resolver na hora da revelação. Dá para explicar isso com trabalhos de profissonais do passado e do presente.
Ansel Adams era um super mago da pós produção, Seu trabalho é marcado por paisagens incríveis, exposições luminosas perfeitas e impossíveis de serem captadas somente num click
Pois bem, nessa época os papeis fotográficos eram feitos com Sal de prata, material que é fotossensível. Quando o Sal é exposto a luminosidade ele escurece, dependendo da quantidade de luz nele direcionada, o que forma uma escala de cinza. Quanto mais luz mais preto, menos luz...
A mágica acontece na hora de ampliar a foto e fixá-la no papel. As pessoas faziam isso, alguns profissionais ainda fazem nesse trabolho aqui. Chama-se ampliador. O negativo é colocado lá no alto e o papel fotossensível em baixo. Sim tudo isso na Luz vermelha
Se cabe ao fotógrafo captar o melhor ângulo e nos presentear com cenas inusitadas é papel do laboratorista, o cara ou a mana que opera o ampliador, valorizar o click ainda mais. Agora eu vou recorrer a um monstro brasileiro chamado Sebastião Salgado.
Ele é conhecido por registro documentais em P&B no mundo todo. Suas expedições levam entre cinco e dez anos. Tipo uma vida inteira para lançar UM LIVRO que todo mundo se estapeia pra ter. Sim são bem caros.
Voltando ao ampliador, vejam essa foto. Claro é só um recorte, mas eu tenho a sensação de que eles estão num lugar coberto e cachorro está do lado de fora. Reparem com a tez escura da pele está bem foto metrada. lá fora dá pra ver o doguinho numa boa e um pouco da paisagem.
Na prática, conseguir esse registro, somente no click, é uma luta. aGente precisa escolher se vai fotografar usando a luz de dentro da casa, na sombra, mostrando bem os personagens, ou lá fora, onde tem MUITA LUZ. Para ele interessa o que tá dentro da casa certo? Pois bem,
Certamente, Sebastião escolheu fotometrar nas pessoas mas não quis perder a informação que tava lá fora. Coube ao laboratorista trabalhar em cima da ampliação para mostrar o que estava do lado de fora. O doguinho e os coqueiros.
Severas* tava empolgada escrevendo e não revisei
Geralmente a gente faz um teste de exposição no ampliador para saber quanto tempo o papel precisa ficar exposto a luz pra saber qual o contraste que queremos, e em quais regiões.
Fica mais ou menos assim
Certamente essa foto precisou ser menos exposta a Luz na região do Doguinho e dos coqueiros, já tem muita luz ali então é possível que o laboratorista tenha mascarado com um anteparo essa região menos iluminada pra que as informações nela aparecessem mais na hora da ampliação.
Tudo isso que tô falando é bem a grosso modo tá? As vezes uma revelação só é mascarada mais de uma vez em regiões diferenstes até com ajuda de filtros para aumentar o contraste
O mesmo acontece aqui nessa família de pastores. Local aberto, chão de terra batida refletindo a luz do sol e a tez escura da pele deles. Assim tudo o que está em cena aparecem bem sem muito prejuízo. Essas exposições levam segundos ou minutos, depende do resultado pretendido
Mas aí chegam os filmes coloridos. E o privégio meus amores, é pra quem é branco.
Os tipos de químicos que revestem esse filme não eram adequados para capturar a variedade de tons de pele mais escuros. Dá pra acreditar que até nisso a gente se ferrou? Pois bem... Se preparem que agora é só ladeira abaixo.
Os laboratórios de fotografia nas décadas de 1940 e 1950 usaram a imagem de mana branca, chamando esse setup de SHIRLEY CARD, para equalizar as cores da impressão. Nosso tom de pele não era normal.
Isso só mudou depois que a INDÚSTRIA DO CHOCOLATE, reivindicou um registro mais adequado aos variados tons de produtos que eles tinham para vender. Sim não teve o dedo do movimento negro nisso.
A professora Lorna Roth da universidade de Concordia escreveu uma pesquisa falando sobre a distorção de pessoas negras na fotografia colorida. As imagens faciais eram sem o contraste adequado entre a cor da pele dos olhos e dos dentes.

cjc-online.ca/index.php/jour…
Esse vídeo explica bem
Agora vamos falar do que aconteceu com a nossa rainha @thelminha_assis em seu ensaio...
Faltou bater o branco. Calma, não foi o fotógrafo, mas equalizar a temperatura de cor para que a a pele dela não parecesse clareada. Pode ter sido uma escolha estética da fotógrafa? Sim. Mas diante desse histórico eu confesso que me incomodou bastante.
Eu acredito que a solução para esse tipo de coisa é a gente ocupar TODOS os espaços possíveis. Amo fotografia, mudei de cidade para estudar mais a respeito e foi a melhor decisão que tomei na vida. Tudo que aprendi muda a cabeça de qualquer profissional
É isso. Espero que tenham gostado pq deu o maior trabalho! Me sigam no instagram! #Ubuntu instagram.com/janribeiro/
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Blueswoman

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!