My Authors
Read all threads
O maior cientista da história descobriu o movimento dos astros mas virou sardinha na bolsa do condado pós-medieval. Veja como a história só piora.
1/ Bastou o primeiro trade no gain (todo primeiro trade é gain) e o físico Isaac Newton - sim! aquele da maçã q caiu na cabeca-, logo adotou o second job como advisor de grandes fortunas.
Entre a descoberta de umas gravidades e o movimento dos astros, Newton zerou um trade épico na ação da moda e colocou 100% de gain no bolso.
A ação era 'A Companhia dos Mares do Sul.' Pausa pra explicação:
A Companhia dos Mares do Sul (Inglaterra) acabara de ganhar o monopólio britânico pra explorar...ora, os mares do sul - óbvio. Era um esqueminha fajuto público-privado, quasi-piramide pra pagar a dívida herdada da guerra sei lá qual (não importa).
Um sell side empiricus semi-estatal; combinado a uma sequência de ipo's pro público fez da nova OGX do século 18 a festa do condado pós-medieval.
Voltemos ao criador da física moderna Sir Isaac Newton.
Liquidada as vendas do primeiro trade, o físico não resistiu ao canto das betinas e mergulhou novamente nas ações poucos meses depois.
Perder dinheiro dói, mas ver pessoas menos inteligentes que ele ganharem dinheiro era um soco no estômago.
Newton recomprou as ações com quase todo seu patrimônio. E pouquíssimos meses antes do fim da festa. O preço da ação negociava 3 vezes mais caro desde a sua última venda.
A ação que saiu de 100 pra 900 em um ano agora era o metro final da subida lenta de uma montanha russa que se preparava para um free fall do tipo coyote (do papa-léguas) quando olha pra baixo num precipício. Tem como piorar? Tem...
registros apontam compras adicionais quando a ação já começara a cair.
Sras e Srs. A pessoa que criou o cálculo e a física moderna fez preço mérdio. Sério, não tem como ficar pior. Péra. Tem...
O físico era um advisor de famílias abastadas - um lado pouco conhecido. E com isso, colocou no game dinheiros de outrem.
Toda essa história foi revelada décadas depois com registros dos livros contábeis das famílias que Newton atendia e no relato triste de sua esposa que admite que Newton morreu sem deixar nada.
'Eu posso prever o movimento dos astros mas não a loucura das pessoas' - diz a frase atribuída falsamente a Newton. Tão fake quanto a história da maçã que caiu na sua cabeça.
Epílogo: a queda desenfreada das ações da CMS deu origem à expressão bolha. O parlamento britânico foi pioneiro em criar a Bubble Act 1720. A primeira trava impedindo ataques especulativos.
Newton deixou um legado: chama-se Albert Einstein, outra vítima do homebroker da época. Mas essa história fica pra próxima.
A fonte dessa história toda está aqui. Foi um paper publicado há dois anos. Até hoje novas evidências são trazidas à luz e revelam a rocambolesca aventura do mr gravity.

royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rs…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Beto Saadia

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!