My Authors
Read all threads
#1 O @minsaude divulgou hoje o registro de mais 881 mortes por #COVIDー19 no #Brasil. O que não significa que todos morreram em 24 horas, como muita gente insiste em acreditar. O MS indica que 206 ocorreram nos últimos três dias. Mas... (segue fio)
#2 Quem me acompanha aqui sabe que tenho insistido que não devemos nos orientar pela curva de mortes construída de forma artificial. Não estamos olhando o dia em que as pessoas efetivamente morreram, mas consolidados que geram anomalias como as de hoje.
#3 Por mais frio que seja, somente pela leitura correta de números que se pode medir um pouco melhor a evolução de algo que tem se revelado tão complexo e desconhecido. A falta de updates céleres tem maquiado a curva real que só agora tem se mostrado mais nítida.
#4 Esperei estabilização os números dos cartórios para comparar a curva deles com a do @minsaude entre os dias 16/03 e 30/04. O resultado não é nada bom: com a atualização dos registros civis, fica claro que a letalidade do #COVIDー19 foi maior quase todos os dias da epidemia.
#5 O que acontece? A família tem até 24 horas para registrar o óbito. E os cartórios têm treze dias para fazer a informação chegar no sistema. Em tempos de guerra como vivemos isso precisava ser tramitado com prazos excepcionais. Trata-se de uma info chave para as autoridades.
#6 Somente no período analisado, a diferença no total de mortes nas duas curvas é incrível. A laranja, do @minsaude, somava 5.912 óbitos; enquanto a azul, dos cartórios, 8.705. Uma subnotificação de 2.793 casos ou 32%. Esses mortos, suponho, aparecerão em vários picos como hoje.
#7 O preocupante é observar que a curva azul, que é ajustada com atraso, terrivelmente alcançou os picos. Ou seja: a "distorção" acabou sendo corrigida por mortes que efetivamente aconteceram demais. Se a tendência se confirmar, os números serão ainda mais brutais.
#8 O @CNJ_oficial, @govbr e os cartórios deveriam formar uma força tarefa para acelerar a produção dessas estatísticas. Não se trata de pensar que resolverá o problema. Mas ajudará na percepção adequada e nas decisões que deverão ser tomadas.
*Ou seja: a "distorção" acabou sendo corrigida por mortes que efetivamente aconteceram mais tarde.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Coutinho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!