My Authors
Read all threads
Atenção!
Mais uma sessão de nosso costumeiro "O atacadão do thread"...hoje, a efeméride de defunção do ex-ditador que morreu no toilette em pose nada marcial
Há 7 anos, no dia 17 de maio de 2013, o ex-ditador e general argentino Jorge Rafael Videla, protagonista da mais sangrenta ditadura da América do Sul no século XX, bateu as botas. Ou melhor, bateu os chinelos
Na época Videla, protagonista da mais sangrenta ditadura da América do Sul no século XX, estava cumprindo prisão perpétua na penitenciária de Marcos Paz pelo sequestro, tortura e assassinato de civis, além do roubo de bebês, filhos das desaparecidas.
Muitos generais morrem em campo de batalha, outros são assassinados em revoluções e golpes de Estado. Alguns morrem na placidez do leito em suas casas — e alguns, como seu último suspiro, pronunciam alguma frase patriótica retumbante.
O ex-general Videla morreu em uma situação desprovida de teor heroico: sobre o vaso sanitário de sua cela.
Ali, o outrora todo-poderoso ditador, com as calças do pijama arriadas, longe da pose marcial, foi encontrado pelos guardas, que o viram sentado, reclinado para a frente, ao lado de um prosaico rolinho de papel higiênico.
Videla deixaria Macbeth, o pérfido personagem de William Shakespeare, no chinelo. Ele foi o autor do golpe militar que, em março de 1976, derrubou a presidente civil Isabelita Perón
Videla ia à missa todas as manhãs e na sequência reunia-se com seus oficiais. Na reunião, esse cristão asceta decidia as medidas de repressão do dia.
Foi o ditador de um regime responsável pela morte de 10 mil civis, segundo a Comissão Nacional de Pessoas Desaparecidas, ou de 30 mil, segundo as organizações de defesa dos direitos humanos. Além disso, desatou uma corrida armamentista contra o Chile que endividou o país.
Videla fracassou na política econômica com a disparada da inflação. De quebra, aumentou a máquina estatal e inchou o déficit fiscal.
Além de serial killer com cargo presidencial, Videla foi um piromaníaco, já que ordenou incinerações de livros.
Em resumo, um jeca.
Na lista de autores suspeitos dos militares estavam nomes como García Márquez, Julio Cortázar, Sigmund Freud e até Marcel Proust, autor do burguês Em busca do tempo perdido — obra que para o regime de Videla era um panfleto “marxista” e “pervertido”.
Videla era mesmo um jeca.
O regime proibiu o ensino da teoria matemática dos conjuntos por considerá-la “subversiva”. A palavra “vetor” também foi proibida nas escolas, já que os militares consideravam que era utilizada na terminologia marxista.
Em 1980 proibiu o livro O pequeno príncipe , do francês Antoine de Saint-Exupéry, por considerá-lo “subversivo” para as crianças argentinas.
Em 1980 proibiu o livro O pequeno príncipe , do francês Antoine de Saint-Exupéry, por considerá-lo “subversivo” para as crianças argentinas.
Poeta, escritor e inventor inglês, em 1590 descreveu sua idéia - que despertava o interesse do público - na "Metamorfose de Ájax",...
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ariel Palacios

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!