My Authors
Read all threads
#1 O #coronavirus expôs uma endemia brasileira: a precariedade na produção de estatísticas. Nas primeiras semanas da crise, o #Brasil divulgava os números de vítimas da #Covid-19 registrados nas últimas 24 horas como se a cifra representasse o número de mortes em um único dia.
#2 Quando os números ainda eram baixos, a distorção fazia pouca diferença. À medida em que o abismo entre as mortes que eram registadas no sistema e as que efetivamente ocorrem em 24 horas passou a ser evidente, as autoridades passaram a discriminar, mas era tarde.
#3 A má construção da estatística no início da crise se mostrou irremediável. Os dados brotam nos sistemas oficiais de forma atrasada e destorcida. E as anomalias ganham ainda mais dimensão no noticiário que não demonstra vontade em ajustar os números.
#4 Além do fato de que os números de mortes, que todos os dias são noticiados, serem imprecisos, há um fenômeno que precisa ser explicado: como ocorreu ontem, todas as terças-feiras são registrados picos de mortes (veja gráfico abaixo).
#5 O fenômeno não têm relação alguma com o comportamento dos pacientes, dinâmica epidemiológica ou uma preferência assassina do vírus. A explosão de mortes se deve a um fato trivial: muitos dos laboratórios que processam os testes não funcionam no fim de semana.
#6 A explosão de casos, que ocorre toda terça-feira, é o resultado do processamento de testes e dados que estavam represados dias antes. A única anomalia nessa tendência foi registrada na terça 21 de abril. Um feriado no Brasil. Naquela semana, o pico foi adiado para o dia 23.
#7 A linha vermelha do gráfico é a média variável das semanas de epidemia. A forma mais segura de corrigir distorções provocadas pelo atraso na atualização dos números e o mal posicionamento deles em uma linha temporal. Ela indica que a curva segue uma ascendente constante.
#8 O gráfico abaixo nos oferece uma outra perspectiva das mortes no Brasil. Posicionados em escala logarítmica, os números indicam que o Brasil pode ter iniciado um processo de estabilização no incremento diário de óbitos.
ourworldindata.org/grapher/covid-…
Somente agora, eu percebi que o gráfico não roda bem em celulares. Aqui está o print de como ele aparece em PCs. Também faço uma ressalva. Ele foi produzido com os dados oficiais do Ministério da Saúde, que trazem distorções. Mesmo assim, indica uma estabilização. Seria o pico?
O @minsaude faria um favor enorme se, além do gráfico por data de notificação, disponibilizasse um outro com os óbitos por dia de ocorrência. Ainda que ele mude de forma todos os dias, ele seria mais fiel ao que está acontecendo e saberíamos em que ponto da epidemia estamos.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Coutinho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!