My Authors
Read all threads
Olá, o project #FoT lançou um challenge recentemente em q desafiavam os seguidores a analisar 19 golos do Liverpool em 2019. Infelizmente, não tive tempo necessário p participar mas decidi pegar nos dados e aplicar alguns conceitos que me cativam em termos de Sports Analytics.
Há algum tempo, li um artigo do grande @rjtavares em q era descrito um método para avaliar off ball movements e potential runs usando Voronoi Diagrams. Um Diagrama de Voronoi divide uma região em sub regiões baseado na distância aos pontos numa localização específica do plano.
Uma das utilidades dos Diagramas de Voronoi é dar uma representação visual do espaço associado a cada jogador. Adicionalmente, foi aplicada uma extrapolação a estes diagramas, mantendo velocidade e direcção e apenas adicionando um gap às posições dos jogadores.
Foi associado a Expected Threat (xT) à área de cada uma das sub-regiões.
xT consiste num modelo que atribui um valor a várias zonas do terreno, não só mediante o a threat imediata de um remate mas o potencial de causar perigo numa fase mais tardia de um posse.
Porém, os diagramas de Voronoi têm apenas em conta a posição do jogador. Existem inúmeros factores q influenciam o espaço controlado por cada jogador- velocidade, tempo de reacção, posição da bola,tempo de intercepção. Assim surge o Pitch Control. PC é sub-dividido em 4 modelos:
- Modelo tradicional de controlo que determina que jogador pode chegar a uma dada localização primeiro (Voronoi temporal)
- Dynamic Control - tem em conta o time-to-intercept e é convertido para uma probabilidade de intercepção. Jogadores + longe da bola têm menos controlo.
- Relevant Pitch Control- Probabilidade da bola transitar para uma localização. O GR controla grande espaço do terreno - irrelevante porque a prob da bola ir para essa zona é reduzida
Scoring Opportunity - modelo simples baseado na distância ao golo (ou um modelo EPV)
Então, o que eu decidi fazer foi desenvolver uma versão de um xT model, usar os valores atribuídos a cada zona do campo e usa-los em conjunto com o modelo de PC para determinar o valor total de xT que uma equipa tem ao longo de uma jogada/frame/ocasião.
Como no artigo acima, também extrapolei a posição do jogador e para além disso, a sua velocidade. Usei também o valor do PC para servir como peso à xT - zonas em que uma equipa não tem tanto controlo não devem contribuir tanto para o xT total como uma zona altamente controlada.
Bournemouth 0 Liverpool 3 - Pitch Control
Bournemouth 0 Liverpool 3 - Diagrama de Voronoi
O momento onde se vê um maior crescimento de xT é aquando da movimentação de Oxlade para o centro do terreno, a diagonal de Salah e claro, o aproveitamento perfeito de Robertson pelo corredor esquerdo.
De reparar que o momento de maior xT não é do golo mas sim o momento após o passe em que Oxlade e Keita controlam o corredor central, TAA e Robinson os corredores laterais e Salah com a zona do penalty à disposição.
O momento de maior crescimento de xT mediante o espaço de terreno controlado:
A jogada. Gostei do pormenor de Oxlade olhar para Robertson e, imediatamente saber o que fazer, que espaço ocupar.
Bayern 0 - Liverpool [1]
Neste lance do golo do Liverpool, reparamos q há um pico na extrapolated threat por volta dos 6 segundos q ñ se confirma na current. Se olharmos para este momento no diagrama de Voronoi reparamos que há uma (potential) run de Salah pelo corredor direito
Neste preciso momento:
Se olharmos para o PC xT reparamos que o momento de maior crescimento também está associado à diagonal de Salah, do lado direito. O maior pico de xT do lance acontece aos 5.85 segundos e Salah atinge a sua vel máxima aos 5.6. Perfeita antecipação de Salah no controlo do espaço.
Momento completo:
Conclusão: Integrar a expected threat com o pitch control pode ser uma métrica bastante interessante na análise do espaço controlado por uma equipa e o perigo que pode traduzir numa fase futura de uma posse.
Nem sempre o perigo inerente à finalização de uma jogada traduz a threat construída durante o processo. Os movimentos do Liverpool são ex disso. O poder de antecipação dos jogadores, graças à sua velocidade, micro-movimentos, ajudam na criação de espaço e controlo sobre o mesmo.
A extrapolação da xT é um indicador de Potential Runs, espaços disponíveis e não aproveitados por consequência da irreverência dos que tornam isto possível, os jogadores. É possível avaliarmos off-ball movements!
Ah, e "estatísica" não é brincar aos 2 e aos 0s, nem classifica o que quer que seja. No máximo é o ramo de uma ciência maior e terá sempre uma base empírica subjacente. Os números são mais um retrato, uma caralhada de conceitos, daquelas que se pode provar ou atiçar. Sem merdas.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Luís

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!