My Authors
Read all threads
GRAÇA SELETIVA?
Por conta dos protestos antirracistas nos EUA e aqui, tive contato novamente com um texto de um teólogo reformado que denunciava o "mito" Martin Luther King. Ao ler, desconfiei de algumas coisas, que compartilho aqui. Segue o fio 👇
(2011) Sobre MLK, o autor diz: Não se pode "canonizá-lo", "santidade estabelecida pela mídia", "não deixou legado expositivo", "plagiou doutorado", "traía a esposa", "liberal", discursos "não passam no teste da ortodoxia", não é "exemplo de cristão".

bit.ly/3dDXlXw
(2018) O texto é compartilhado com afirmação que se deve evitar "conivência com heresia e comportamento pecaminoso".

bit.ly/2Y4cs5P
Contudo, nenhum deles menciona a campanha de difamação do FBI contra King. A começar pela sua acusação de ser ligado ao comunismo.

bit.ly/2Y4cs5P
MLK também foi acusado, a partir de novos documentos do FBI, de participar de um estupro.

wapo.st/37gx53b
Entretanto, historiadores do movimento dos direitos civis e biógrafos de MLK criticam a confiança excessiva nos documentos, dada a campanha de difamação do FBI.

bit.ly/3gWko1H
Isso não significa que a nova documentação não seja em algum grau verdadeira, mas ela precisa lida tendo em mente a ação difamatória do FBI e o legado de MLK.

politi.co/2MvMB1t
Adendo sobre o "legado expositivo": tem esses dois livros interessantes do Jonathan Rieder apontando como MLK usou elementos de pregação em seus discursos públicos e cartas.
Logo depois, o blog que hospeda o texto sobre MLK me recomendou um texto do mesmo autor sobre Karl Barth. E sabendo da crítica de reformados ao Barth, decidi comparar a diferença de abordagem sobre MLK e Barth.
Barth, não têm acusações de plágio contra si, mas assim como MLK, parece não ter sido um grande expositor (até onde chequei). Como MLK, Barth traía a esposa - e ainda justificou teologicamente.

bit.ly/3eSren2
(2006), Sobre Barth, diz o autor do texto sobre MLK: "Lutou contra liberalismo/racionalismo com a verdade", "boas intenções" apesar de "não acatar a Bíblia como os reformadores", tinha "postura piedosa", era o "mais ortodoxo" da neo-ortodoxia.

bit.ly/2Mv5ilM
(2003) Em artigo sobre Barth, o pastor que acusou MLK de herege disse: "maior representante da teologia protestante contemporânea", "não temos interpretação final sobre seus ensinos", "vida de reverência e humildade", "entristecemo-nos em discordar dele".

bit.ly/2zXuA9J
Sobre o caso de adultério, embora as evidências não fossem conclusivas (tal como em muitas acusações sobre MLK), foi concedido o "benefício da dúvida" a Barth.
Se leu até aqui, reafirmo que meu ponto não é o mérito da teologia de MLK e Barth, mas a abordagem aos seus legados. A régua moral usada para rejeitar MLK é facilmente aplicável a Barth. O que Barth tem que motiva a análise cautelosa e polida de seu legado? +
E o que motiva a rejeição por atacado a MLK? Interessante é que se tratam de teólogos que afirmam a Graça Comum. Sabendo do que se trata a doutrina, não deveria existir a diferença de tratamento. Por que há tristeza em discordar de Barth, mas rejeitar MLK é um "mal necessário"?
Outro exemplo: por que a menção da desobediência de Barth a Hitler é exemplar, mas o legado de MLK é sempre apresentado com um "mas!..."? E isso parece ser comum também nos EUA:

bit.ly/2UhWKD0
Ainda considerando que não se sabia do adultério de Barth, a diferença de "polidez" é notável. Para quem diz defender Graça Comum, a seletividade dessa graça salta aos olhos. E quais são os critérios dessa seleção?

Me parece que quem vê racismo aqui não está desprovido de razão.
EDIT 1: O link sobre as acusações de MLK ser comunista está errado. O correto é este aqui.

Enquanto o Twitter não permite correção, infelizmente isso acontece.

wapo.st/2A9e1rb
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Leonardo Cruz

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!