My Authors
Read all threads
Muito tem se discutido sobre a pertinência de manter ou derrubar estátuas de figuras históricas com problemas. A primeira vez em que o tema chegou a mim foi em Brasília.
Queriam trocar o nome da Ponte Costa e Silva para Honestino Guimarães - estudante morto pelo regime militar. O tema não é nada simples, evolve um debate profundo e algo subjetivo sobre justiça, temporalidade e o papel dos monumentos.
Para mim, o caso dos monumentos às bandeiras e a sua conotação racista é vítima de uma dupla apropriação.
Primeiro, uma da historiografia paulista clássica de tornar heróis homens do sertão, de um histórico nada nobre, com o objetivo de enaltecer o "frontiersmen" brasileiro.
Agora, adotam-se conceitos contemporâneos para julgar um fenômeno social dos profundos sertões no Século XVIII.
A quem os condene, afirmo que não abono a crueldade das bandeiras. Na medida em que o movimento entra na pauta contemporânea, sua conduta - já condenável à época - torna-se absolutamente indefensável.
Derrubar a estátua é menos um agravo aos bandeirantes e mais um golpe no imaginário paulista da República Velha, com o que poucos hoje se importam. E Borba Gato não ficará chateado onde quer que se encontre. Talvez até agradeça aos que terminem com essa aberração estética.
O debate central é pertinência da celebração de figuras que - ao menos hoje - são vistas como opressoras por parte importante dos brasileiros.
Se queremos nos afirmar como um povo verdadeiramente multiétnico, a cabeça de algumas estátuas é o menor dos preços a se pagar dentro de uma agenda que não é apenas cultural. O que é certo é que o peso simbólico da iconoclastia vai se dissipar à medida que ela avance.
Ninguém se preocupa muito com Borba Gato. E o monumento de Brecheret? Mais simbólico, mas vai. E as estátuas de Tiradentes, dono de escravos? E aqueles que já querem sumir com os bustos de Álvares Cabral que há por ai? Ou outros que do outro lado acusem Vargas? Ou Zumbi?
Aqui na minha UFPR, a briga em torno do busto de Flavio Suplicy de Lacerda - ministro da Educação da ditadura - se desenrolou por anos a fio com estudantes retirando e sumindo com o homem.
A solução, recente, foi a criação de um memorial à ditadura a ser montado em torno do busto. Em alguns casos, a informação é o melhor caminho.
Haverá fatalmente um ponto de tensão no momento em que o Monumento às Bandeiras de Brecheret entre na mira. A estátua me incomoda, estabelece uma divisão que, por ainda existir entre nós, não é meramente um fenômeno do passado.
Derrubamos? Quem sabe caberia, em frente, criar um antimonumento, do mesmo porte e estilo, a retratar a resistência de indígenas e africanos contra as investidas bandeirantes. Quem sabe de Zumbi e dos índios de M'Bororé que botaram as bandeiras para correr?
Na batalha dos símbolos expostos, no fim, a tendência é a acomodação em algum meio termo. O que fica - e é importante - é que se reconheça a complexidade de figuras usadas aqui e acolá como heróis e vilões.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Henrique

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!