My Authors
Read all threads
Uma das threads mais importantes sobre o Santa Cruz Futebol Clube.
Segue o fio pra entender tudo sobre a reforma do estatuto e como funciona a política do Santa!
1) No estatuto, está o conjunto de regras que a gestão (presidente, dirigentes, etc.) precisa seguir. O estatuto atual do Santa é completamente ultrapassado, com medidas que não existem em nenhum outro clube no Brasil.

(+)
É, com certeza, responsável pelo Santa estar onde está hoje: na Série C, com o menor número de sócios em Pernambuco e perdendo cada vez mais torcedores.
2) O @ipopularcoral, junto com outros grupos, propõe uma reforma desse estatuto, com o intuito de modernizar, democratizar e profissionalizar o Santa Cruz. Como? Se liga! ⬇️
3) Pra entender a reforma, é preciso entender como funciona o Santa Cruz hoje. E não é fácil… 😅.

Atualmente, dentro do clube, existem 5 poderes independentes, que têm o papel de fiscalizar um ao outro. Na teoria, é assim que funciona. Na prática, nem tanto.
São eles:
- Poder Executivo: é a “cabeça” da instituição. Atualmente liderado por Constantino Júnior, é responsável pelas ações do futebol e toda a parte administrativa, financeira, de licenciamento para outros esportes.
- Comissão Patrimonial: é um órgão que, segundo os próprios dirigentes, só existe no Santa Cruz. Possui arrecadação própria e cuida, ou deveria cuidar, de toda a parte patrimonial do Santa: o estádio do Arruda, a sede, a área da piscina e o C.T Ninho das Cobras.
- Conselho Deliberativo: é como o Congresso Nacional, onde “se faz as leis”. É, em tese, o maior poder do clube porque representa (ou deveria representar) os sócios. Em reuniões, aprovam - ou não - as contas do Executivo.

(+)
Além disso, discutem projetos, regulamentos, regimentos, abertura de créditos extraordinários, créditos suplementares para o orçamento... Tudo o que é matéria estatutária é de competência do Conselho, que ainda tem o poder de exonerar sócios.
- Conselho de Administração: criado em 2013 por Antônio Luiz Neto, pode cancelar contratos de jogadores, fazer contratos com empreiteiras, com fornecedores e, até, demitir o presidente do Executivo, que é eleito pelos sócios. É quase uma ditadura!
- Conselho Fiscal: o nome já diz tudo. É o setor que vai analisar os balanços financeiros, transações, dar parecer sobre negociações de jogadores.

Fonte: globoesporte.globo.com/pe/futebol/tim…
4) Essa pluralidade dos poderes é um problema grande. São, basicamente, 5 clubes dentro de um só. Como disse Alírio Moraes, presidente do Conselho Deliberativo, em entrevista ao Globo Esporte, “quando se tem muita gente mandando, tem coisa que fica confusa”.

(+)
Com a reforma do estatuto, apenas o Executivo, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal existiriam, como acontece na maioria dos clubes.
O Conselho de Administração seria extinto, e a Patrimonial seria transformada em uma diretoria patrimonial, subordinada ao Executivo.
5) O estatuto popular possui cerca de 40 medidas de mudança, divididas em 3 temas: democracia, profissionalização e transparência. Vou citar todas mais pra frente, mas, antes, vou passar pelas mais importantes e explicar por que elas são necessárias.
6) Atualmente, o maior problema do Conselho Deliberativo é não cumprir a sua função, que é representar a torcida. Quase 100% dos conselheiros apoiam os que hoje comandam o clube. Com a reforma do estatuto, o Conselho Deliberativo teria oposição, o que não acontece hoje.

(+)
Ou seja, dentro do clube existiriam várias pessoas com diferentes ideias, regra básica de uma democracia. Além disso, 10% das vagas do conselho seriam obrigatoriamente preenchidas por mulheres, o que também não acontece hoje.
7) Hj, acontece a “dança das cadeiras”, um grupo de dirigentes q revezam de cargo e comandam o clube há anos. A reforma do estatuto impediria isso, limitando o tempo de serviços prestados ao clube e impedindo que o presidente do Executivo assuma o Deliberativo na gestão seguinte.
8) P/ profissionalizar a gestão, a reforma propõe q os dirigentes sejam remunerados e se dediquem exclusivamente ao clube. Em caso de atos ilícitos ou gestão irregular, que o dirigente seja responsabilizado com seu patrimônio pessoal, ou seja, tenha que pagar com o seu dinheiro.
9) O estatuto popular também valoriza a base, futuro do clube. Com a reforma, 30% do elenco profissional seria obrigatoriamente composto por jogadores da base. Além disso, 30% do valor da venda de atletas da base seria reinvestido na própria base.
10) Por último, as eleições. É um absurdo a forma cmo são feitas as eleições do Santa Cruz atualmente. Apenas os sócios ricos, q pagam R$60,00 por mês, têm direito a voto, num clube que é conhecido como “Time do Povo”. Hj, são feitas presencialmente, em dias úteis de semana.

(+)
Com a reforma do estatuto, todos os sócios de todas as categorias que estiverem em dia poderão votar. As eleições vão acontecer nos finais de semana e, a partir de 2023, virtualmente, privilegiando o sócio do interior.
11) Agora sim, todas as medidas da reforma:
12) O estatuto popular foi montado após 2 anos de debate, inclusive com quem tá dentro do clube, e inspirado em modelos de sucesso, como o Bahia, que passou por uma mudança parecida em 2013 e hoje é um dos 3 clubes mais transparentes do Brasil e a maior potência do Nordeste.

(+)
Como disse Jhonny Guimarães, um dos líderes do IPC: “a reforma do estatuto é ruim pra quem ama o poder, mas é excelente pra quem ama o Santa Cruz.”

13) Pra terminar, vou deixar links e vídeos pra quem quiser entender ainda mais sobre a reforma do estatuto (coloquem + também).
- Matéria muito boa, de @daaniel_gomes no Globo Esporte, que explica todos os poderes e como funciona o Santa:
globoesporte.globo.com/pe/futebol/tim…

- Nessa live, de ontem, Jhonny explica tudo sobre a reforma do estatuto e suas medidas. Assistam, vale muito a pena:
instagram.com/p/CBWkyVcgz1g/
Live de @JhonnyDRT, líder do IPC, com um membro da reforma do estatuto do Bahia:
instagram.com/p/CA_q53hnbeM/

Live de Jhonny, do IPC, com @brunomelorecife, um dos líderes do “Tricolores do CT”, grupo que ajudou e ajuda na construção do C.T Ninho das Cobras.
É isso! Ficou longo, mas acredito que deu pra resumir bem o que é essa tal de reforma do estatuto. Tem dúvidas? Manda aí que eu respondo!
Só acrescentando aqui...
- Quando digo que o Santa é o time com menos sócios em Pernambuco, tô falando só dos 3 da capital (Santa, Naútico e Sport).
- Além dos 5 poderes, ainda existe a Assembleia de sócios, que deve aprovar o estatuto. Tem mais detalhes sobre na matéria do GE.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Tricolor do Arruda (de 🏡)

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!