A MAIOR DISSEMINAÇÃO DO *HOME-OFFICE* (H.O.) DEVERIA CAUSAR AUMENTO DA VACÂNCIA EM LAJES CORPORATIVAS DE ALTA QUALIDADE ?
Segue a Thread!
Um dos vieses da natureza humana é projetar sua situação atual (Home-Office) como a condição mais provável a também ser esperada para o futuro.
O ‘’FIM DE MANHATTAN’’ como um grande centro de negócios foi declarado em diferentes momentos como: crise econômica (1929), nos choques do petróleo (1974 e 79), no fim da bolha da internet (2000) e na crise financeira dos subprimes (2008).
No ataque às Torre Gêmas (2001), o conceito de milhares de pessoas conviverem em um mesmo edifício foi seriamente questionado (assim como tem acontecido hoje). Manhattan sempre VOLTOU AINDA MAIS FORTE de todos esses momentos. Então O QUE ESPERAR?
NO CURTO PRAZO
1- A VOLTA AOS ESCRITÓRIOS deve ser gradual e com apenas 25% - 50% do adensamento anterior em um primeiro momento. É provável que mais funcionários queiram voltar aos escritórios do que poderão ser recebidos respeitando as exigências sanitárias.
2- Os limites máximos de ADENSAMENTO requeridos pela LEGISLAÇÃO devem ser mais cobrados e eventualmente revistos. No Brasil, temos um adensamento médio de 7m2/estação de trabalho, enquanto nos EUA, Europa/Ásia, esse número é de 10 a 11m2 (42% maior). Fonte: CBRE
3- Aluguéis corporativos em geral contam com contratos de longo prazo, com MULTAS proporcionais ao tempo remanescente. Devoluções = CUSTOS. Assim como o fornecimento de SUBSÍDIOS para H.O.(internet, notebooks, monitores, cadeiras, servidores remotos, ferramentas digitais, etc).
NO MÉDIO PRAZO
4- ´´ESCRITÓRIOS 2.0´´ devem caminhar para mais áreas de interação, convivência, geração de idéias, reuniões, e eventos. P/ isso é necessário MAIOR área em m2/funcionário que nos layouts tradicionais focados em estações de trabalho. Vide empresas ´´disruptivas´´
5- O ambiente de CRISE foi historicamente propício para o desenvolvimento de CO-WORKINGS, aproveitando espaços vagos a preços menos inflacionados para seus modelos de sublocação flexível, ideal para empresas novas ou autônomos.
6- Por sua vez, escritórios com ESTAÇÕES DE TRABALHO FLEXÍVEIS CONSOMEM EM MÉDIA 30% A MAIS DE ÁREA, em relação a layouts c/ estações de trabalho fixas (fonte:CBRE).
7- O H.O. em geral é para ALGUNS DIAS NA SEMANA ou mês. Portanto ainda se mantém necessário estações de trabalho fixas ou flexíveis para grande parte dos funcionários. Ainda, quando atingirmos PATAMARES NÓRDICOS, teremos 20% da força de trabalho com alguma política de H.O.
8- O H.O. funciona mal para algumas áreas. Você confiaria a gestão de seu patrimônio ou a venda de sua empresa em um Banker que conheceu por uma reunião no Zoom?
9- INOVAÇÃO. H.O. permite produtividade individual. O próximo iPhone (inovações em geral) será desenvolvido por videoconferências? Empresas de tech/growth continuam com excesso de liquidez e investem pesado em espaços p/ interações criativas. Economizar aluguel pode sair caro.
10- Empresas de sucesso destacado (Ambev, Stone, Localiza, Equatorial, entre outras) em geral possuem uma CULTURA FORTE , que pode resistir a alguns meses de H.O., mas dificilmente poderiam ser criadas ou mantidas através de Lives, sem o olho no olho no dia a dia do escritório.
11- RETENÇÃO. É mais fácil contratar um funcionário chave de outra empresa que trabalhe de H.O c/ vínculos interpessoais e trabalhistas menores. Funcionários em H.O. se sentem afastados do fluxo de informação estratégica das empresas e menos seguros de serem bem avaliados.
"Muitas das iniciativas (de Home-Office) acabaram sendo reduzidas ou abandonadas. Além da IBM, outras empresas que recorreram publicamente ao teletrabalho na última década voltaram atrás: Aetna, Best Buy, Bank of America, Yahoo, AT&T e Reddit."
1] Hoje veremos como uma uma bolha é formada no mercado, passo a passo, com o exemplo prático da Sinqia (SQIA3). Os números são aproximados. Segue a Thread:
2] Primeiro é necessário um “Rebranding” para deixar a empresa com cara de Millenial. Um novo nome, logo legal e mesas de pingue-pongue já fazem a tarefa, mas vale a pena gastar alguns milhões com uma agência especializada.
3] Agora, diga que é uma FINTECH. Não importa se na verdade vende sistema antigo para bancão jurássico, tem que deixar a imaginação fluir. Não precisa deixar claro como demora anos desde fazer uma venda até implementar o sistema no cliente subsidiando o custo disso.