A MAIOR DISSEMINAÇÃO DO *HOME-OFFICE* (H.O.) DEVERIA CAUSAR AUMENTO DA VACÂNCIA EM LAJES CORPORATIVAS DE ALTA QUALIDADE ?

Segue a Thread!
Um dos vieses da natureza humana é projetar sua situação atual (Home-Office) como a condição mais provável a também ser esperada para o futuro.
O ‘’FIM DE MANHATTAN’’ como um grande centro de negócios foi declarado em diferentes momentos como: crise econômica (1929), nos choques do petróleo (1974 e 79), no fim da bolha da internet (2000) e na crise financeira dos subprimes (2008).
No ataque às Torre Gêmas (2001), o conceito de milhares de pessoas conviverem em um mesmo edifício foi seriamente questionado (assim como tem acontecido hoje). Manhattan sempre VOLTOU AINDA MAIS FORTE de todos esses momentos. Então O QUE ESPERAR? Image
NO CURTO PRAZO

1- A VOLTA AOS ESCRITÓRIOS deve ser gradual e com apenas 25% - 50% do adensamento anterior em um primeiro momento. É provável que mais funcionários queiram voltar aos escritórios do que poderão ser recebidos respeitando as exigências sanitárias. Image
2- Os limites máximos de ADENSAMENTO requeridos pela LEGISLAÇÃO devem ser mais cobrados e eventualmente revistos. No Brasil, temos um adensamento médio de 7m2/estação de trabalho, enquanto nos EUA, Europa/Ásia, esse número é de 10 a 11m2 (42% maior). Fonte: CBRE Image
3- Aluguéis corporativos em geral contam com contratos de longo prazo, com MULTAS proporcionais ao tempo remanescente. Devoluções = CUSTOS. Assim como o fornecimento de SUBSÍDIOS para H.O.(internet, notebooks, monitores, cadeiras, servidores remotos, ferramentas digitais, etc).
NO MÉDIO PRAZO

4- ´´ESCRITÓRIOS 2.0´´ devem caminhar para mais áreas de interação, convivência, geração de idéias, reuniões, e eventos. P/ isso é necessário MAIOR área em m2/funcionário que nos layouts tradicionais focados em estações de trabalho. Vide empresas ´´disruptivas´´
5- O ambiente de CRISE foi historicamente propício para o desenvolvimento de CO-WORKINGS, aproveitando espaços vagos a preços menos inflacionados para seus modelos de sublocação flexível, ideal para empresas novas ou autônomos.
6- Por sua vez, escritórios com ESTAÇÕES DE TRABALHO FLEXÍVEIS CONSOMEM EM MÉDIA 30% A MAIS DE ÁREA, em relação a layouts c/ estações de trabalho fixas (fonte:CBRE).
7- O H.O. em geral é para ALGUNS DIAS NA SEMANA ou mês. Portanto ainda se mantém necessário estações de trabalho fixas ou flexíveis para grande parte dos funcionários. Ainda, quando atingirmos PATAMARES NÓRDICOS, teremos 20% da força de trabalho com alguma política de H.O. ImageImage
8- O H.O. funciona mal para algumas áreas. Você confiaria a gestão de seu patrimônio ou a venda de sua empresa em um Banker que conheceu por uma reunião no Zoom? Image
9- INOVAÇÃO. H.O. permite produtividade individual. O próximo iPhone (inovações em geral) será desenvolvido por videoconferências? Empresas de tech/growth continuam com excesso de liquidez e investem pesado em espaços p/ interações criativas. Economizar aluguel pode sair caro.
10- Empresas de sucesso destacado (Ambev, Stone, Localiza, Equatorial, entre outras) em geral possuem uma CULTURA FORTE , que pode resistir a alguns meses de H.O., mas dificilmente poderiam ser criadas ou mantidas através de Lives, sem o olho no olho no dia a dia do escritório.
11- RETENÇÃO. É mais fácil contratar um funcionário chave de outra empresa que trabalhe de H.O c/ vínculos interpessoais e trabalhistas menores. Funcionários em H.O. se sentem afastados do fluxo de informação estratégica das empresas e menos seguros de serem bem avaliados.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with The Big Short

The Big Short Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TheBigShort8

Jun 29, 2020
Home-Office será o ''novo normal''? 🏕️🏙️

A thread será continuamente atualizada... Acompanhe!👇
Kill the office, kill your culture

''...anyone that says they’re not going to return to offices, I think, is naive to how a culture is built."

Social distancing might even help. “We’ve had more tenants ask us for more space in a building than less”

afr.com/chanticleer/ki…
"Muitas das iniciativas (de Home-Office) acabaram sendo reduzidas ou abandonadas. Além da IBM, outras empresas que recorreram publicamente ao teletrabalho na última década voltaram atrás: Aetna, Best Buy, Bank of America, Yahoo, AT&T e Reddit."

link.estadao.com.br/noticias/cultu…
Read 8 tweets
Sep 11, 2019
1] Hoje veremos como uma uma bolha é formada no mercado, passo a passo, com o exemplo prático da Sinqia (SQIA3). Os números são aproximados. Segue a Thread:
2] Primeiro é necessário um “Rebranding” para deixar a empresa com cara de Millenial. Um novo nome, logo legal e mesas de pingue-pongue já fazem a tarefa, mas vale a pena gastar alguns milhões com uma agência especializada.
3] Agora, diga que é uma FINTECH. Não importa se na verdade vende sistema antigo para bancão jurássico, tem que deixar a imaginação fluir. Não precisa deixar claro como demora anos desde fazer uma venda até implementar o sistema no cliente subsidiando o custo disso.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(