My Authors
Read all threads
Vocês repararam que o quadro "técnico" do governo, Mansueto, pediu pra sair não porque está abismado com presidente negacionista de pandemia, promovendo aglomerações e grupos neonazistas, ou porque reparou que está num governo de pessoas abertamente fascistas, como weintraub etc.
Mas sim porque ele discorda da única medida minimamente sensata para a sobrevivência das pessoas durante a pandemia, o auxílio emergencial. Outros liberais, fãs do teto de gastos, constrangidos pelo caos, até defendem relaxar austeridade agora, mas depois retoma-la com mais força
Então nessa onda de liberais pulando fora do barco que eles ajudaram a botar na água, temos que saber que (i) é porque o barco ta afundando e não porque não curtiram a viagem até aqui e (ii) nosso problema está antes e para além de Bolsonaro.
Odeiam Bolsonaro apenas porque ele é tosco, dá problema e fala palavrão. De resto, as reformas e a "parte econômica" estavam indo muito bem, obrigado. Existe uma continuidade muito clara do projeto das elites desde o esgotamento da conciliação com o PT até aqui.
Em 2013 o poder de barganha do trabalhador estava em alta. Foi o recorde de greves desde os anos 80. Existia uma leitura de todos esses liberais e, por óbvio, da burguesia, de que a política de valorização do salário mínimo era insustentável para o empresariado.
Veio a trágica tentativa de Dilma de dar isenções para esses pararem de reclamar. Não só não fizeram aquilo que eles amam dizer que fazem - investimentos e geração de emprego -, como as isenções pioraram as receitas públicas. Assim, o que "quebrou o país" não foi a "gastança",
mas a deterioração de receitas, aprofundada com a austeridade iniciada em 2015 e vigente até hoje. Esse "quebrar o país", por sua vez, é bordão sem sentido, uma vez que não se pode quebrar com endividamento na própria moeda. Mas era a retórica necessária
tanto pro discurso anticorrupção/fora PT, quanto pra defesa da austeridade, encabeçada pelos mesmos liberais e empresariado. Austeridade que não tem como objetivo "melhorar as contas públicas", justamente porque tende a provocar o inverso, principalmente em cenário de crise.
Mas tem sim como objetivos plenamente factíveis: rebaixamento de salários e das condições de trabalho, retirada de serviços públicos que passam a ficar à venda, de maneira benevolente, pelo mesmo empresariado, e ganho privado de rendas com o que era patrimônio público.
Resolve-se assim o "problema" inicial da lucratividade. É por isso que liberais votaram em peso no protofascismo, pela "política econômica" e pela "equipe técnica". Partidários do PSDB e Novo (com pressupostos tão novos quanto a própria revolução industrial) se aliaram e fizeram
campanha com Bolsonaro sem nenhum constrangimento. Aliás, do Novo vem um dos mais fascistas de todos, que usa terno bem alinhado, assim como usa a pandemia para passar a boiada no meio ambiente e em cima de povos tradicionais. Se com falas "técnicas" ou com militares, é detalhe.
O projeto elitista tentou com PSDB, não deu, foi com Bolsonaro, da mesma forma que já foi com Pinochet. Agora querem dizem que bolsonaro é um "louco" que surgiu do nada, e que precisamos combater juntos. Depois emplacam um Moro ou Luciano Huck, e aí quem sabe Mansueto volta...
Precisamos entender que não houve ruptura com Bolsonaro, mas continuidade do que acontecia desde Temer. O problema não é falta de frente ampla anti-bolsonaro, mas de frente ampla pelos trabalhadores e pelo poder popular. Socialismo ou barbárie não é palavra de ordem, é fato.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Isabela Prado

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!