My Authors
Read all threads
A DIREITA NA ILHA DA FANTASIA

1. Será que agora, que praticamente nada aconteceu após muita gente ter perdido o sono, o pessoal vai entender que muitas expectativas que agitam as redes são só fantasia de quem passa muito tempo na internet e perde a noção da realidade?
2. Fora os oportunistas que apenas se promovem em cima de Olavo e Bolsonaro, se considerarmos só as pessoas boas e decentes que formam opinião na direita, o fato é que a maioria não tem experiência real em política. Seriam engolidas até em pequenas entidades de bairro.
3. Vocês não acham que é muita falta de noção - e de humildade - alguém que nunca foi nem síndico de prédio querer dar bronca num PR que sobrevive de forma vitoriosa e honesta há mais de 30 anos num ambiente completamente inóspito e que tenta se livrar até na base da facada?
4. Vocês conseguem entender o quão gigante é Bolsonaro? Conseguem entender que a vocação de liderança dele é tão fora do comum que rompe a rígida hierarquia militar e o conduz à política, onde ele chega ao cargo máximo e se torna chefe dos generais?
5. Esse último degrau, ele não subiu sozinho. A influência de Olavo foi imprescindível. Só que faltou a adaptação da linguagem de campanha eleitoral, uma linguagem de rompimento de barreira, para linguagem de Governo, onde as necessidades são outras. Explico:
6. Olavo disse, algumas vezes, que Bolsonaro estava mais p/ mártir da direita do que p/ líder, pois chegaria ao poder sem ter cumprido certas etapas e não teria estrutura p/ se sustentar. Seria suicídio. Pois bem: construir essa estrutura, ao meu ver, deveria ser uma prioridade.
7. Acontece que, na política, atrapalhar é mais fácil do que ajudar. Por isso a missão da oposição é mais fácil. Por isso se vc quer construir algo, deve evitar choques, deve contornar obstáculos, mas para isso é necessário fazer concessões temporárias e calculadas.
8. Como a formação de opinião é dominada por inexperientes, manobras de contorno são vistas como erros de rota. Os gênios correm para corrigir o PR, como se ele fosse um idiota e parte dos seguidores não entende nada que não seja confronto direito e constante contra o sistema.
9. Tbm por inexperiência, deputados não souberam construir estruturas de poder real: diretórios partidários e escritórios políticos p/ gerar militantes profissionais treinados capazes de transmitir informação, formar lideranças municipais e mobilizar povo de forma organizada.
10. Sem essas estruturas de poder real, não há Secom que resolva o problema de comunicação de Bolsonaro e os deputados não são respeitados. Ninguém os teme. Esse é o preço de fantasiar sobre "nova política" e querer combater o sistema sem um plano claro e gestão de energia.
11. Para piorar, o público vai sendo estressado pelo constante alarmismo que garante views aos canais. Resultado: desgaste da base. Muitas pessoas que mobilizam o público não entendem gestão de energia, não entendem que ânimo de ativista tem limites e prazo de validade.
12. Sem poder real, fiando-se no mundo virtual e pautando-se por reações instintivas às investidas da oposição, o bolsonarismo se torna previsível e vai sendo encurralado. Aí resta chorar p/ Bolsonaro e fazer bico p/ generais. É o que tem p/ hoje: um choque de realidade. Rezem.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Herbert Passos Neto

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!