, 28 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
Eu quero tentar fazer uma coisa e ver no que dá a longo prazo: vocês sabiam que a Física que conhecemos hoje prevê que partículas podem ser criadas e aniquiladas? (1/n)
A ideia é o seguinte: duas das mais importantes (e confiáveis) teorias que temos hoje em dia são a Mecânica Quântica e a Relatividade Restrita (2/n)
Um dos resultados importantes da Mecânica Quântica é o Princípio da Incerteza de Heisenberg, que é essa fórmula aí da foto. Parece complicado, mas eu prometo que não é não (3/n)
x significa a posição de uma partícula, enquanto p é a massa da partícula vezes a velocidade dela (o nome chique disso é momento). O Δ (a letra grega delta) representa incerteza: o quanto a gente não sabe daquela variável (4/n)
Por exemplo, a partícula pode estar em x = 1m com incerteza Δx = 0.1 m. Um jeito de entender isso é que ela muito provavelmente está a até 0.1m da posição 1m - e conforme você se afasta de 1m, mais improvável fica de encontrar a partícula (5/n)
A gente não fala muito de incertezas no dia a dia, mas são coisas bem importantes. Um exemplo: se eu te digo que estou no marco zero de São Paulo com Δx = 10m, você sabe que eu tô na Praça da Sé. Se Δx = 100km, vc sabe que eu tô no Estado. (6/n)
Voltando ao Princípio da Incerteza: Δx vai ser então o quanto eu não sei sobre a posição da partícula, e Δp o quanto eu não sei sobre a velocidade (a rigor, sobre o momento, mas a ideia é a mesma) (7/n)
O que falta é entender aquele h estranho do outro lado. O ħ (h barra, ou h cortado) é um número importante em Quântica que é muito pequeno, mas não é zero: ele vale ħ ≈ 6.63×10^−34 J⋅s. Isso é 0.000000000000000000000000000000000663 J⋅s (Joule-segundo) (8/n)
Esse Joule-segundo é só a unidade de medida de posição vezes momento. Do mesmo jeito que metro por segundo mede velocidade e quilograma mede massa. (9/n)
O Princípio da Incerteza diz então que o produto das incertezas do momento e da posição é sempre maior que esse número bem pequeninho. Ou seja, eu nunca consigo saber exatamente qual é a posição E qual é a velocidade de uma partícula ao mesmo tempo (10/n)
Quanto menor a incerteza na posição, maior a incerteza na velocidade. E vice-versa. E isso não é porque a gente não consegue medir direito: diferente dos meus exemplos na Praça da Sé, a incerteza é inerente à partícula. (11/n)
O próprio Universo não consegue saber exatamente onde e com que velocidade a partícula está ao mesmo tempo.

Achou estranho? Bem vinde à Mecânica Quântica. (12/n)
Agora o outro lado: a Relatividade Restrita. A equação importante que eu vou querer mostrar aqui é essa da foto. Ela relaciona a energia E, a massa m e o momento p de uma partícula. O c representa a velocidade da luz (13/n)
Essa fórmula pode parecer estranha, mas eu tenho quase certeza que você já viu a irmã mais nova dela. Imagina que você tá olhando uma partícula parada. Então a velocidade (e portanto o momento) é 0, e a gente chega nessa belezinha aqui (14/n)
O famoso E=mc²! O significado não é tão complicado: uma partícula de massa m em repouso tem energia mc². E se não estiver em repouso? Então vale aquela maiorzinha: E² = p²c² + m²c⁴ (15/n)
Agora sim a gente pode falar de partículas sendo criadas. Imagina que a gente tem uma partícula de massa M numa caixa com lado L (16/n)
Como a partícula tá dentro da caixa, a gente sabe que a incerteza na posição da partícula tem que ser Δx < L. Se fosse maior, a partícula poderia estar fora da caixa, e a gente tá assumindo que a partícula tá dentro! (17/n)
Como L > Δx, a gente pode usar a Incerteza de Heisenberg pra ver o seguinte:

LΔp > ΔxΔp ⩾ ħ/2
Δp > ħ/(2L)

(18/n)
Agora, pra partícula de massa M vale que

E² = p²c² + M²c⁴ ⩾ p²c²,
E ⩾ pc,
ΔE ⩾ Δp c,

porque M²c⁴ é o quadrado de Mc², e por isso tem que ser positivo (19/n)
Juntando as últimas equações,

ΔE ⩾ Δp c > ħc/(2L),
ΔE > ħc/(2L).

Como o L está no denominador, quanto menor o L, maior o ħc/(2L). Assim, a incerteza da energia da partícula é muito grande quando a caixa é muito pequena (20/n)
Vamos então usar uma caixa bem pequena. Imagina que a caixa é tal que L < ħ/(4mc), onde m é a massa de um elétron. Então temos que

L < ħ/(4mc),
1/L > 4mc/ħ,
ħc/(2L) > 2mc²

(21/n)
Usando agora a nossa inequação pra ∆E,

∆E > 2mc².

Mas mc² é a energia de um elétron em repouso! (22/n)
A incerteza na energia da partícula de massa M é suficiente pra surgirem duas partículas com massa de elétron! Como o elétron tem carga negativa e a carga original da partícula era (por exemplo) neutra, a outra partícula que surge precisa ter carga positiva e massa M (23/n)
Essa outra partícula vai ser exatamente o que a gente chama de pósitron, que é a antipartícula do elétron (24/n)
Mesmo começando com uma partícula só, juntar a Mecânica Quântica com a Relatividade Restrita permitiu que novas partículas aparecessem. Mas a Mecânica Quântica usual não permite que isso aconteça! Em Mecânica Quântica usual, o número de partículas é sempre igual (25/n)
E é por isso (entre outras coisas) que os físicos precisaram descobrir uma nova teoria, além da Mecânica Quântica, que pudesse lidar com partículas aparecendo e desaparecendo no mundo. E isso é o que a gente chama de Teoria Quântica de Campos (26/n)
Se deixarem, eu fico falando pra sempre, mas preciso parar em algum lugar, então vou escolher encerrar essa minha primeira thread mais de divulgação (ou "divulgação") aqui e quem sabe eu falo mais em outra oportunidade.

(27/n, n=27)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Níck

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!