My Authors
Read all threads
TREZE AÇÕES DO GOVERNO BOLSONARO QUE REDUZIRAM A TRANSPARÊNCIA OFICIAL:

www1.folha.uol.com.br/poder/2020/06/…
Jan.2019: Um decreto alterou regras de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Mais agentes públicos estariam autorizados a classificar informações públicas como ultrassecreta e secreta. A medida foi revogada após pressão da sociedade.

bit.ly/3hMvd77
Abr.2019: Extinguiu colegiados federais (conselhos, comitês, grupos de trabalho, entre outros), reduzindo a participação social — e, portanto, a transparência. O próprio decreto é pouco transparente, pois não enumera os colegiados a serem extintos

bit.ly/319sazN
Abr.2019: O Ministério da Economia decretou sigilo sobre estudos e pareceres técnicos que embasaram a PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma da Previdência. Após indicativo de derrubada do sigilo no Congresso, o governo abriu parte dos dados.

bit.ly/2AXZCP7
Abr.2019: O IBGE anunciou corte no orçamento para a realização do Censo 2020, o que geraria impacto sobre os dados produzidos pela pesquisa e a comparabilidade com os anos anteriores.

bit.ly/2Cwv9Ir
Abr.2019: O governo censurou um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que mostrou não existir uma epidemia de uso de drogas no país. O então ministro da Cidadania, Osmar Terra, discordava do resultado da pesquisa.

bit.ly/3hSzsxZ
Jul.2019: O presidente vetou trecho da lei que assegurava a proteção de dados dos autores de pedidos de acesso a informações. O texto garantia que a identidade do requerente não circularia por todos os órgãos e departamentos acionados.

bit.ly/37RfdvO
Ago.2019: O governo classificou como "reservadas" as informações sobre o registro de visitantes dos palácios da Alvorada e do Jaburu. Esses dados ficarão sob sigilo por cinco anos.
Ago.2019: Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contestaram dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre desmatamento e queimadas. O então diretor do INPE, Ricardo Galvão, foi exonerado após defender as informações.

bit.ly/37SiF9A
Mar.2020: O governo suspendeu temporariamente a divulgação dos dados de emprego, sob a justificativa de atraso na coleta e consolidação dos dados. Os números saíram apenas no fim de maio, mas há relatos de problemas nos microdados.

bit.ly/3fNCnWC
Mai.2020: Uma medida provisória suspendeu os prazos de atendimento a pedidos de informação determinados na Lei de Acesso a Informações e limitou a possibilidade de recurso contra negativas de atendimento. A medida foi suspensa após liminar do STF.

bit.ly/31bG8RX
Jun.2020: O Ministério da Saúde deixou de informar o total de mortes e de casos confirmados. A medida gerou reação da sociedade civil, do Congresso e do Judiciário, o que levou o governo a recuar.

bit.ly/3fERhi2
Jun.2020: O governo excluiu do relatório anual dos direitos humanos, o Disque Direitos Humanos, os indicadores de violência policial no Brasil. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos, há inconsistência nos dados coletados.

bit.ly/2NhdnuM
Jun.2020: Baseada em um procedimento não previsto na LAI, a CGU (Controladoria Geral da União) adotou o entendimento de que são sigilosos os pareceres jurídicos usados para embasar a sanção e vetos presidenciais a projetos de lei aprovados no Congresso.

bit.ly/2VnSYsD
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Folha de S.Paulo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!