My Authors
Read all threads
Agora vamos falar do lockdown em Londrina imposto pelo governador? Para entender o decreto de @ratinho_jr que fechou algumas cidades é preciso compreender q o rolo todo, em Londrina, tem pouco a ver com saúde ou coronavírus. E sim com eleições.
Antes de darmos o exemplo de Londrina, é preciso, antes, esclarecer quem é Beto Preto, o secretário de saúde do Paraná. @betopretoparana é ex-prefeito de Apucarana e petista histórico da região. (Apucarana não fechou. Legal, né?)
Não é segredo para ninguém que Beto Preto encontrou em André Vargas (aquele condenado por lavagem de dinheiro no âmbito da lava jato) seu padrinho e mestre político. Vargas é de Londrina, era amigão de Yussef e integrante do núcleo duro do PT.
Mas Londrina é uma cidade que deu um basta à OCRIM, e na última eleição que disputou aqui, para prefeito, Vargas amargou o 5o lugar, mesmo com a vantagem da prefeitura estar na mão do PT já há 8 anos.
Nas últimas eleições, o PT não elegeu nenhum vereador e seu candidato a prefeito ninguém nem lembra quem era. Em 2018, Bolsonaro recebeu 80.42% dos votos da cidade, numa demonstração clara de que aqui petista não se cria mais.
Beto Preto cresceu politicamente nesse meio e sabe-se lá por que brotou dentro do governo de @ratinho_jr, que supostamente é alinhado com @jairbolsonaro.
Além do DNA petista, Beto Preto carrega outro problema no seu currículo: a tragédia da dengue no Paraná.
A gestão do combate à dengue no estado deve ser a pior do país. A incompetência de Beto fez a doença chegar a mais de 217 mil casos confirmados, com 157 óbitos. Atualmente, dos 399 municípios do Paraná, 243 estão em situação de epidemia, segundo dados da própria secretaria.
A dengue é o maior problema de saúde pública do estado, e nem o governador nem seu secretário petista sabem como resolve-lo. Mas aí veio a salvação: o coronavírus!
Apesar de toda a consequência desastrosa das políticas de isolamento que se demonstraram ineficazes, e do suposto alinhamento de @ratinho_jr com o gov federal, contrário ao lockdown, a epidemia tem servido como excelente cortina de fumaça para o problema mais grave e mais antigo
que massacra a saúde pública do estado.
Olhemos para Londrina por um instante, para compreender melhor o lockdown. Os números do COVID estão aí e vcs podem checar por si próprios se eles justificam um fechamento tão radical da cidade.
Deixe os números aí de lado e olhemos para a política.
O prefeito de Londrina é @MarceloBelinati, ruim como qualquer outro prefeito médio do país. Belinati e Ratinho não se bicam a algum tempo. E o candidato do governador para a prefeitura de Londrina é o deputado @TiagoAmaral
uma rapaz que fez 8 mil votos na cidade. Belinati, apesar dos pesares, é bem avaliado e sua reeleição é tida como certa (para o desespero dos empresários, já que o prefeito segue a ideologia do atraso de seus antecessores e faz questão de espantar empreendedores locais).
O lockdown forçado de 14 dias, depois da cidade ter ficado varias semanas com boa parte dos negócios parados, representa a morte de muitas empresas, sobretudo do micro e pequeno empresário, e da massa dos informais. @ratinho_jr Ratinho sabe disso, e sabe que para...
... emplacar Tiago Amaral (que ultimamente fala de ocupação de leitos por covid mais do que o Mandetta) precisa fazer o atual prefeito sangrar. E nada o fará sangrar mais, numa cidade como Londrina, do que desemprego e recessão. E novamente o COVID cai como uma luva...
O problema dessa estratégia é que mirando em Belinati (ninguém liga), o governador acerta no povo que o elegeu acreditando que ele estaria aliado com @jairbolsonaro. Londrina não aguenta mais duas semanas fechadas.
E aí temos a triste equação que leva ao lockdown de Londrina: um secretário de saúde com raízes num partido que foi defenestrado da cidade, #elenão, que só pensa esquerdices o dia inteiro; uma epidemia de dengue que se alastra pelo estado há meses expondo a...
incompetência da administração estadual; e a disputa eleitoral da prefeitura de Londrina por famílias oligárquicas que controlam a política no norte do estado há décadas pela. Coronavírus pode até entrar na conta, mas certamente é a última das preocupações.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Silvio Grimaldo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!