Thiago Alcântara não terá seu contrato renovado pelo @FCBayern e, por isso, os bávaros estão dispostos a negociá-lo. O @LFC surge como principal candidato. Como ele poderia encaixar na equipe de Jürgen Klopp? Através dos números, vamos buscar entender.
Segue o fio.
Atenção: antes de começar, é preciso esclarecer que os dados foram retirados do @Wyscout e levam em conta as temporadas 18/19 e 19/20.
Thiago atua em todas as posições centrais. Pode jogar nas três faixas do meio de campo e consegue também atuar pelos dois lados e pelo zona central. Seu mapa de calor mostra bem sua versatilidade ao longo das duas últimas temporada.
Para o estilo de jogo do Bayern e do Barcelona, que eram times obcecados pela bola, Thiago era um jogador chave. Fazia a bola circular e ditava o ritmo do jogo, mas como isso deve refletir no time de Klopp?
O Liverpool tem bons meio campistas: Henderson, Keïta, Wijnaldum, Milner, Fabinho e outros menos utilizados. Thiago chega com algumas peculiaridades; possui a maior capacidade de controlar o jogo e de criar. Fizemos alguns gráficos para compará-lo aos demais jogadores do setor.
Thiago Alcântara é o que têm maior número de passes por jogo e de passes progressivos. Sempre é bom lembrar que esses números refletem também o estilo de jogo do Bayern. Ao mesmo tempo, confirma a impressão geral da habilidade de controle do meio de campo do jogador.
Já em termos de definição de jogada, Thiago Alcântara não se destaca muito. O jogador raramente pisa na área e chega para finalizações (mapa da direita). Ele também não possui números expressivos de assistências por temporada, nem de passes para finalização (mapa da esquerda).
Na parte defensiva talvez seja a maior surpresa. Thiago Alcântara se destaca no número de interceptações, o que indica o bom posicionamento do meio campista para fechar linha de passes e frustrar o ataque dos adversários. O meia também não fica tão atrás nos desarmes.
Para sintetizar em números o que Thiago pode contribuir, fizemos radares para compará-lo ao melhor de cada stats pelo Liverpool. Podemos, por números, tirar algumas ideias do que Thiago pode acrescentar de maneira mais concreta ao jogo dos Reds.
Vendo os gráficos, Thiago pode ser uma ótima alternativa para Klopp conseguir controlar mais certas partidas. O jogador não conduz muito a bola, gosta de ditar o ritmo de jogo e está sempre conectando os jogadores do meio de campo.
Ao mesmo tempo, Thiago Alcântara também tem ótimos indicativos de passes longos e verticais. Podendo ser o homem da conexão rápida e longa para transição em velocidade.
Por ser um meio campista completo, Thiago Alcântara pode se encaixar em diferente cenários e provavelmente irá contribuir muito para o leque tático de Klopp.
E você, como escalaria o Liverpool com a (possível) chegada do espanhol?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O atual campeão da Libertadores e do Brasileirão manteve em 2025 uma filosofia de mercado baseado em três pilares: aposta em jovens com potencial, atletas em ascensão e nomes mais experientes.
🧶 Segue o fio:
🔥 𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐅𝐎𝐑𝐂̧𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝐁𝐎𝐓𝐀𝐅𝐎𝐆𝐎 𝐄𝐌 𝟐𝟎𝟐𝟓/𝟏:
–> Os reforços de impacto contratados pelo clube foram: Santiago Rodríguez, Artur e Jair Cunha.
–> O meia uruguaio em boa fase na MLS possuía o perfil técnico para se tornar um protagonista;
–> Artur reunia experiência no Brasileirão e boa condição física;
–> Jair Cunha era monitorado desde a base no Santos por clubes europeus;
⚡️🔝 𝐎 𝐋𝐈́𝐃𝐄𝐑 𝐍𝐎 𝐐𝐔𝐄𝐒𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐈𝐒𝐏𝐎𝐍𝐈𝐁𝐈𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄:
–> Artur esteve disponível em 86% dos jogos e atuou em grande parte dos minutos (82%);
–> O extremo possui 27 jogos na temporada e se tornou titular absoluto;
💼 Após longas negociações, o Flamengo acertou a compra de Allan, volante do Atlético-MG, por cerca de €8M.
🧩 Aos 26 anos, o canhoto deve ter um fácil encaixe na equipe de Sampaoli.
🧶 Quer entender? Segue o fio…
🔥 Já tendo trabalhado com Sampaoli, Allan é um jogador estabelecido em âmbito nacional. Destacando-se não apenas pela construção, mas também pela capacidade em destruir.
💨 O volante tem uma bom passe a longa distância, além de velocidade para cobrir uma área grande do campo.
3️⃣ No Galo, podia-se ver Allan recuando para linha dos zagueiros, fazendo uma saída em 3. Onde o jogador tinha muito peso, seja nas bolas longas, ou saindo curto.
🟰 O Flamengo usa uma estrutura parecida, com Thiago Maia recuando e Pulgar se posicionando a frente da zaga.