My Authors
Read all threads
Como se constrói a imagem de um vilão?
As serpentes são possivelmente os animais mais odiados do planeta, que causam mais repulsa. Por quais motivos? Isso faz algum sentido? Vamos debater sobre, segue o fio:
As serpentes são animais como qualquer outro. Algumas são peçonhentas, como qualquer outro animal peçonhento. Mas por que logo ela ficou tão enraizada na nossa cultura como um animal maligno, como um animal mau? Temos algumas explicações para isso.
O medo de serpentes, animais escamados em até certo grau pode ser considerado biológico. Mas só isso hoje não justifica a matança desses animais, temos outros eventos psicológicos que contribuíram muito para esse medo sem sentido hoje.
Eventos como filmes que demonizam esse animal, como o filme Anaconda. Esses filmes agem no psicológico fazendo você acreditar que toda vez que você entrar em um rio você vai morrer com elas. Ou faz você matar esse animal, porque ela pode te matar a qualquer momento.
A indústria do cinema nesse caso age em cima do medo, no medo de até certo ponto natural que podemos ter, mas isso não é regra. Vemos muitas crianças ao nascerem que se deixar, podem pegar esses animais na mão, brincar com eles. O que mostra que isso também é construído.
Temos também a mídia sensacionalista, que usa o medo da população que foi construído em cima desses filmes, histórias e um dos fatores principais, a religião.
Tudo isso é uma enorme bola de neve, que cria a imagem de um vilão, que não é vilão, mas eles fazem parecer isso.
E um dos pontos principais dessa história, a bíblia, o livro mais lido da história, base da religião com mais adeptos do planeta.
A serpente segundo toda a história que conhecemos, foi o animal que causou o mal do planeta, com a história de Adão e Eva.
Colocaram a serpente como o animal que mentiu para Eva, que a induziu para o pecado. Depois, Deus a amaldiçoa as serpentes, fazendo a ser rastejante para todo o sempre e seja um animal amaldiçoado.
Temos agora: um medo natural (assim como temos para vários animais e outras questões), temos a mídia e os filmes, e temos a religião.

Temos tudo para construir um vilão, mesmo que seja um herói, e vou explicar por que é um herói.
Captopril: o remédio para pressão que você provavelmente conhece alguém que usa, e um dos remédios mais utilizados no planeta. Remédio hoje que salva milhões de vidas, só foi descoberto por causa do veneno das jararacas.
Sem contar ainda toda a questão ambiental que a serpente, como qualquer outro animal, desempenha um papel gigante para controle de roedores, de anfíbios, de diversos animais. Servem de alimento para outros animais, até para outras serpentes.
A imagem construída através do anos foi de vilão, mas não, são heróis. Salvam vidas, geram renda e acredite, ajudam e muito a vida do ser humano.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Biodiversidade Brasileira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!