My Authors
Read all threads
[THREAD] Ultimamente muitas pessoas estão falando em podcasts acessíveis para pessoas com deficiência. Mas você sabe o que é isso e as diferentes formas de acessibilidade em podcast? Segue o fio! Imagem de microfone de cor preta. O fundo é neutro, em esca
Um podcast acessível vai muito além de oferecer uma forma alternativa de consumo. É todo um pensamento e planejamento para executar uma produção que alcance pessoas com deficiência e também pessoas sem deficiência. Em primeiro lugar, precisamos entender as limitações do formato.
Um podcast é caracterizado pela existência de um feed RSS que organiza uma lista de arquivos multimídia - pode ser áudio e até vídeo. É da natureza do formato não ser acessível para PCDs, especialmente pessoas surdas.
Por isso, nos últimos tempos, tem se dito tanto em transcrição. Mas até hoje transcrições são um processo manual e não podem ser integralizadas nos feeds. Poucos servidores de podcast - uma das exceções é o @simplecast -, tem um espaço dedicado para inserir transcrições.
Então, hoje em dia, as transcrições são geralmente inclusas nos sites dos podcasts, seja em texto corrido ou dentro de um arquivo em PDF. Se você tem algum plug-in em Libras no seu site, você pode combinar transcrição + tradução automática de texto em Libras.
Só que oferecer acessibilidade em podcast vai muito além de uma simples transcrição. Então vou dar exemplos de outros elementos muito importantes para outras pessoas com deficiência que geralmente não são inclusas neste debate:
1) Gravação e edição: Um áudio bem gravado e editado é muito importante não só para algumas PCDs, como pras pessoas em geral. Mas, pra quem tem transtorno de processamento sensorial (como parte dos autistas, por ex), uma boa experiência de áudio pode ser indispensável.
(ainda sobre o ponto 1): Eu não consigo ouvir, de forma alguma, episódios de podcasts em que a voz dos integrantes estão espalhadas pra esquerda ou pra direita. Até ouvi, uma vez, um podcast discutindo deficiência com um áudio extremamente caótico e mal editado. É mole?
2) Audiodescrição: As pessoas pensam em transcrição para surdos, mas esquecem que há ouvintes de podcast cegos, que muitas vezes sequer sabem como você, podcaster, é fisicamente. Por isso, ter audiodescrições dos integrantes, por exemplo, é algo desejável.
3) Estrutura de pauta: Usufruir de um conteúdo em áudio demanda muito mais atenção de algumas pessoas. Há quem aprenda melhor com vídeos ou textos. Se você deseja que as pessoas aproveitem o máximo do que você transmite, é desejável ter, minimamente, uma objetividade.
(ainda sobre o ponto 3): Não é para se cortar brincadeiras, dinâmicas e etc a ponto de se tornar um conteúdo sisudo, mas a experiência de quem ouve com certeza terá menos barreiras se não há fuga constante e sistemática do tema. Equilíbrio é fundamental.
4) Trilha-sonora: Isso faz parte do processo de edição, mas é algo que merece tópico. A trilha sonora deve servir para ambientar e para dar ritmo ao episódio, mas se ela for mal equalizada ou destoante do debate, não funciona.
5) Identidade Visual: Você sabe muito bem que todo conteúdo visual distribuído em rede precisa ter uma descrição. Um conteúdo com elementos visuais reduzidos costuma ser melhor de se trabalhar. É importante se atentar para uma fonte que esteja num tamanho legível e fácil de ler.
6) Site acessível: Como eu disse acima, transcrições e plug-ins de Libras comumente são disponíveis para uso em sites. Mas vai além disso: Tem que ter um contraste bom de cores, tem que ser navegável por formas alternativas ao mouse e as imagens precisam ter o atributo descrição.
Algumas pessoas podem argumentar que alguns aspectos, como a gravação, demandam gastos financeiros com equipamentos melhores. Não necessariamente. As vezes o ambiente e o formato do arquivo bruto de gravação por si só fazem toda a diferença. É aproveitar o máximo do que se tem.
Por isso, vale sempre pesar na balança o que você pode fazer a curto prazo para o seu projeto ser mais acessível e o que demanda planejamento e recursos a médio e longo prazo. O que não pode é criar barreiras para não ter atitudes inclusivas. Um abraço!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Tiago Abreu

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!