My Authors
Read all threads
Lendo sobre a polêmica entre a @letparks e a Djamila Ribeiro q, em plena semana de #BrequedosApps fez propaganda p empresa de aplicativo. Letícia criticou e recebeu como resposta de Djamila a alcunha de "clarinha do turbante" e uma ameaça de processo. Cancelada mas segue o fio.
Em 2018, escrevi um artigo polemizando com o conceito de lugar de fala da Djamila, tomando como base teórica a Análise do Discurso (teoria que estudo para a minha tese).
Chego à conclusão de q o lugar de fala proposto por Djamila, a partir do justo entendimento q na nossa sociedade homens brancos, heterossexuais e ricos têm direito a falar sobre tudo até mesmo sobre o q não lhes diz respeito, se preocupa muito com QUEM fala e n com O QUE se fala.
N se preocupa c os processos históricos e ideológicos q formam os sujeitos antes mesmo de eles falarem. Pensei em Fernando Holliday: vereador negro e gay cujas propostas eram "acabar c o vitimismo, c as cotas raciais para concursos públicos e revogar o Dia da Consciência Negra".
Fernando tem todos os pré-requisitos para ocupar um lugar de fala sobre racismo (negro, gay, periférico), mas sua PRÁTICA POLÍTICA é totalmente contrária. Ele atua muito mais em favor da reprodução dos saberes e práticas do racismo do que o contrário. E são muitos os exemplos:
Obama foi o 1° presidente negro nos EUA, mas durante seu mandato morreram mais jovens negros pela violência policial. Dilma foi a 1a presidenta do Brasil e se aliou com a bancada fundamentlista, além de cortar muita verba da pasta de combae à violência contra a mulher.
Hoje, a própria Djamila faz propaganda p empresa de aplicativo bem na semana em q os entregadores (maioria negros) se rebelam contra a lógica de exploração a que estão submetidos.
E ainda por cima silencia uma mulher negra, ameaçando processá-la e diminuindo sua legitimidade de falar a chamando de "clarinha do turbante". Onde quero chegar com tudo isso?
É preciso lutar sim p q as minorias tenham espaço. Mas o que precisamos estar atentos é q só reivindicar o espaço para falar sem travar o justo combate contra as instituições do capitalismo, contra a ideologia dominante, não vai fazer com que as coisas se transformem.
Vamos no máximo ter Obamas, Hollidays, Saras Winter ocupando espaço e reproduzindo os discursos e as práticas dos homens brancos, heterossexuais e ricos.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Bianca Damacena

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!