My Authors
Read all threads
Hoje, 27 de Julho, é comemorado 67 anos da assinatura do armistício que pausou a Guerra da Coreia. Sim, isto mesmo, pausou! Tecnicamente, a Coreia do Norte ainda está em guerra com a Coreia do Sul.

O mínimo que vc precisa saber sobre este conflito vc encontra neste fio (+)
II Guerra Mundial: os EUA lutavam no pacífico contra o Império do Japão e já tinham conquistado parte do sul da península coreana (território japonês). A península coreana havia sido oferecida a Stalin como parte do acordo para apoiar os aliados na Europa, e aí começa o rolo (+)
Os EUA, alegando que a URSS não iria honrar o acordo de tornar a península coreana independente, resolveu ficar por ali avançando cada vez mais ao norte. Stalin, não querendo perder seu território e muito menos ter uma fronteira com os americanos, reforçou sua tropas por lá. (+)
Com o fim da II Guerra Mundial, criou-se um impasse: a URSS queria eleições para toda a península no modelo socialista (não lá muito democrático), enquanto os EUA, loucos para terem um território coladinho com a URSS e a China, defendiam eleições nos seus moldes (+)
Em 1948 o sul se antecipou, fez eleições e escolheu Syngman Rhee para presidente, em seguida o norte fez outras eleições e Kim Il-sung foi escolhido presidente. Ambos defendiam ser o presidente legítimo de toda península coreana. Vai vendo... (+)
Em 1949, EUA e URSS haviam retirado suas tropas da região e deixado os dois presidentes se pegando. As provocações de ambos os lados eram intensas, e observadas de longe pelos americanos e soviéticos que, pelo contexto da Guerra Fria, tinham grande interesse na região. (+)
Em 1950, alegando ter documentos que provariam que o Sul invadiria o Norte, Kim Il-Sung, apoiado por Stalin invade o Sul e toma rapidamente quase toda península. O Sul, acuado em Pusan, pede ajuda da ONU e em pouco tempo recupera o território perdido e toma quase todo o norte (+)
Embora mais de 20 países estivessem lutando do lado da ONU, 88% do efetivo era americano. Os EUA resolveram usar todo seu arsenal que sobrou da II Guerra de uma vez. Em Pyongyang eles soltaram 400 mil bombas, para uma população de 400 mil pessoas. Uma bomba por habitante (+)
O Museu dos Vitoriosos da Guerra em Pyongyang retrata com lindíssimas pinturas e impressionantes esculturas de cera, as tropas americanas atuando com grande sadismo. Sim, eles podem ter exagerado nas expressões, mas os EUA também não foram lá tão bonzinhos assim. (+)
A China, querendo evitar uma fronteira com os EUA, entrou com tudo na guerra, empurrando as tropas da ONU novamente até o paralelo 38, onde a guerra virou um impasse, que, sem avanços de nenhum dos lados, só causava morte e destruição para o já sofrido povo coreano. (+)
Em 27 de julho de 1953, a ONU e a Coreia do Norte assinam então um armistício pausando a guerra e trazendo um pouco de paz para a região. Para os norte-coreanos, os EUA perderam a guerra e, envergonhados, usaram a bandeira da ONU no momento da assinatura, que enceno abaixo. (+)
Neste acordo foi estabelecida a DMZ: Zona Desmilitarizada. Uma área de 200km de extensão de 4km de largura percorrendo o paralelo 38 que divide a península coreana entre Norte e Sul. Esta é uma área visitável da DMZ, em Kaesong. Os prédios azuis são da ONU e os cinzas da RPDC (+)
As socialistas URSS e China continuaram apoiando e influenciando o norte, mantendo-os como uma barreira contra o pesadelo de uma fronteira com um aliado dos EUA. Já o sul, após muitos percalços, conseguiu se desenvolver rapidamente e hoje possui um dos melhores IDH do mundo. (+)
Quer conhecer mais sobre esta história? Neste artigo conto tudo com mais detalhes:
👇👇👇
leonardolopes.com.br/coreia-do-nort…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Leonardo Lopes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!