, 169 tweets, 25 min read
My Authors
Read all threads
22. Existem muitos municípios de nome parecido que podem nos levar a confusões. E o pior de todos esses casos é o de Cachoeira Dourada: há duas Cachoeira Dourada, uma de Minas e outra de Goiás, que ficam uma do lado da outra.
23. Porto Velho é a única capital que faz divisa com dois estados (Amazonas e Acre) e a única também que faz fronteira com outro país - no caso, a Bolívia.
24. O Brasil é maior do que todos os países da América do Sul somados, com exceção da Argentina.
25. Há muitos times de futebol que têm nome em referência à cidade em que estão: Santos, São Paulo, Fortaleza, Cuiabá, etc. Mas há casos de municípios e times com mesmo nome por pura coincidência. Aí temos Ponte Preta (RS), Cruzeiro (SP), Palmeiras (BA), Avaí (SP) e outros.
26. Acre, Roraima e Amapá são os únicos estados com população inferior a 1 milhão de habitantes.
27. A Grande São Paulo, com 21,5 milhões de habitantes, tem mais moradores do que a Região Norte (18,4 mi) e a Região Centro-Oeste (16 mi).
28. Chuí (RS) é o núcleo urbano mais ao sul do Brasil. Mas o ponto do extremo sul do país pertence a outro município: Santa Vitória do Palmar.
29. Minas Gerais é o estado que mais tem municípios: 853. O que menos tem é Roraima, com 15.
30. Santa Catarina é o estado que menos concentra população na capital. Menos de 7% dos catarinenses moram em Florianópolis.
31. O Brasil tem 20 municípios que são cortados pelo Equador - e que, portanto, estão simultaneamente nos hemisférios Norte e Sul. Mas vejam só a pontinha que Japurá e Presidente Figueiredo, ambos do AM, têm acima do Equador...
32. Porto Velho, com 529.544 habitantes, é o mais populoso município de fronteira do Brasil. Em segundo lugar vem Foz do Iguaçu, com 258.532 moradores, e em terceiro está Uruguaiana (RS), com 126.970.
33. Não há nenhum município que esteja ao mesmo tempo entre os 10 maiores em área e entre os 10 maiores em população no Brasil.
34. São João de Meriti (RJ) é o município da maior densidade demográfica do Brasil, com 13.024,56 hab/km².
35. Em Minas Gerais estão tanto o menor município em área, Santa Cruz de Minas (3 km²; quase o Central Park de NY), quanto em extensão: Serra da Saudade, de menos de 800 habitantes.
36. O primeiro município em ordem alfabética é Abadia de Goiás (GO). O último é Zortéa (SC).
37. A mediana da população dos municípios brasileiros é 11.631. Isso quer dizer que metade dos municípios tem mais de 11.631 moradores, e a outra metade tem menos que isso.
Ops, é "quanto em população".
38. Boa Vista e Amajari, ambos de Roraima, são municípios vizinhos. O IDH de Boa Vista é alto e o de Amajari é muito baixo. É o único caso do Brasil em que uma cidade de IDH muito baixo toca outra de IDH alto.
39. No interior da Bahia há um ponto em que cinco municípios se encontram e formam uma superfronteira. As cidades são Xique Xique, Gentio de Ouro, Morpará, Ipupiara e Brotas de Macaúbas.
40. Ainda antes de se tornar "independente", o Tocantins já tinha todo o seu território vinculado à Amazônia Legal. Esse foi um dos fatores que fez com que o estado fosse inserido na Região Norte, e não no Centro-Oeste.
41. O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior população não-natural - ou seja, com pessoas que não nasceram no próprio território, em termos proporcionais. Em segundo lugar está Roraima.
42. Paraíba e Pernambuco têm seus nomes adaptados em francês: "Paraïba" e "Pernambouc".
43. O estado que mais tem municípios de fronteira é o Rio Grande do Sul, com 29.
44. Porto Velho é o município que fica mais bem posicionado simultaneamente nos rankings de população e área. É o 26o em área e a 47o em população.
45. Amapá e Bangladesh têm extensões semelhantes, na casa dos 140 mil km². Mas a população é um pouquinho, um tiquinho só, diferente: são 860 mil moradores no Amapá e 162 milhões em Bangladesh.
46. Tocantins é o estado que mais tem municípios em termos proporcionais, em relação à sua população. São 1,6 milhão de moradores e 139 municípios.
47. São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, é o município com o nome formado por mais palavras. São sete no total.
48. Entre os estados que tocam outros países, o que tem a menor população em cidades de fronteira é Santa Catarina. São 75.034 habitantes, distribuídos em 10 cidades.
49. Campo Grande é a capital mais central do Brasil, a mais posicionada no meio do seu estado.
50. Há uma série de municípios com nome de estado: Espírito Santo (RN), Amapá do Maranhão (MA), Mato Grosso (PB), Paraná (RN).
51. E também municípios com nome de país: Colômbia (SP), Jordânia (MG), Palestina (AL), Tailândia (PA).
52. Altamira, o maior município do Brasil, tem um distrito que fica a mais de 900 km da sede. Isso é mais do que o dobro da distância entre Rio de Janeiro e São Paulo.
53. Existe apenas um município brasileiro chamado São José - apenas São José, sem complementos. Mas são 59 "São José do/da/de...", incluindo São José do Calçado, São José do Sabugi e São José da Lagoa Tapada.
54. O estado de Goiás tem dois municípios com exclaves - ou seja, com territórios descontínuos. São as cidades de Sítio d'Abadia e Mineiros.
55. O estado com menos moradores "forasteiros" é o Rio Grande do Sul, em que apenas 4,1% dos moradores não nasceram no local. Mas o Ceará tem porcentual quase igual: 4,2%.
56. Metade das capitais brasileiras fica no leste de seus estados.
57. O menor nome de município tem três letras. São 11 as cidades de menor nome: Açu (RN), Exu (PE), Icó (CE), Ipu (CE), Itá (SC), Itu (SP), Jaú (SP), Luz (MG), Poá (SP), Ubá (MG), Una (BA) e Uru (SP).
58. O Pará é o estado que tem o município mais distante de sua capital. Jacareacanga, no sudoeste do Pará, está a 1.700 km de estrada de Belém. A viagem de carro entre Belém e Jacareacanga é maior do que a viagem entre São Paulo e Chuí, no extremo sul do Brasil.
59. Mato Grosso do Sul, Paraná e Pará são os únicos estados que, ao mesmo tempo, fazem fronteira com dois países diferentes e limite com duas outras regiões do Brasil, além da em que estão.
60. Há um quarteto de municípios "paulistas" que fica longe de São Paulo: Paulistas (MG), Paulista (PE), Paulistana (PI) e Paulista (PB).
61. E também um quarteto de municípios "gaúchos" distantes do RS: Porto dos Gaúchos (MT), Chapada Gaúcha (MG), Cidade Gaúcha (PR), Gaúcha do Norte (MT).
62. Guaporé e Rio Branco eram os antigos nomes de Rondônia e Roraima, respectivamente.
63. O Brasil tem quatro fusos horários diferentes.
64. Existem 114 municípios com "do Sul" no nome (ex: São Caetano do Sul) e apenas 45 com "do Norte".
65. Não há nenhuma região metropolitana que esteja em mais de um estado. Mas existem três Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico que vão para além de um estado: do DF e Entorno (que pega MG e GO), de Juazeiro e Petrolina (BA e PE) e da Grande Teresina (PI e MA).
66. Os maiores nomes de município têm ligação com a religião (ex: São Sebastião da Vargem Alegre-MG). Os maiores sem vínculo religioso são Conceição da Barra de Minas (MG), Couto de Magalhães de Minas (MG), Engenheiro Paulo de Frontin (RJ) e Senador Modestino Gonçalves (MG)
67. Existem 35 municípios que são mais populosos do que ao menos um estado. O menor deles é Cuiabá (MT), com 612.547 moradores. Roraima tem 605.761.
68. O Brasil é tão grande que a área do país é maior do que a de 121 países somados. Entre eles, Cuba, Croácia, Noruega e Uruguai.
69. A cidade do Rio de Janeiro é a única capital que está no oeste do seu estado.
70. O município mais ao norte do Brasil é Uiramutã (RR). É uma cidade de 10.559 habitantes e IDH de 0,453 - um dos piores do Brasil.
71. Existe uma disputa judicial centenária - e ainda longe de se resolver - entre Ceará e Piauí. Os estados disputam o controle de uma faixa de 2.874 km².
72. Guarulhos (SP), Campinas (SP) e São Gonçalo (RJ) são os únicos municípios que não são capitais e têm população superior a 1 milhão de habitantes.
73. Fernando de Noronha está vinculado a Pernambuco, mas Pernambuco não é o estado mais próximo do arquipélago. A distância entre Noronha e Recife é de 550 km, e a entre Noronha e Natal (RN) é de 370 km.
74. Em alguns aspectos, o Distrito Federal é uma mistura de estado e município. O DF não tem vereadores nem deputados estaduais; tem deputados distritais, que atuam na Câmara Legislativa.
75. Também sobre o DF: em termos jurídico-administrativos, Distrito Federal e Brasília são a mesma coisa. Quem nasce em qualquer lugar do DF vai ter "Brasília-DF" no RG.
76. O Brasil tem alguns municípios palíndromos: Uru (SP), Mutum (MG), Muçum (RS), Axixá (MA). #palindromo
77. O DDD 61 é utilizado não apenas por Brasília, mas também pelas cidades de GO próximas do DF. É o único código que ultrapassa o limite entre duas unidades da federação.
78. Por falar em DDD: TO, AC, RO, AP, RR, RN, PB, AL, SE e MS têm um único código para todo o estado.
79. Apenas quatro estados não são mais populosos que a cidade de São Paulo: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e o próprio estado de São Paulo (que seria maior mesmo se retirasse a capital).
80. A Constituição de 1988 determinou que a criação de municípios era uma escolha dos governos estaduais. Como consequência, houve uma verdadeira explosão do número de municípios, que foi de 4.491 para 5.507. O quadro só paralisou em 1996, com uma emenda à Constituição.
81. Nenhum estado tem, simultaneamente, municípios de IDH muito alto e de IDH muito baixo.
82. Todos conhecem o ABC Paulista, formado por Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Existe também um "ABC Alternativo" no Brasil: Santo André (PB), São Bernardo (MA) e São Caetano (PE).
83. Em 2011, ocorreu no Pará um plebiscito sobre a possibilidade de o estado ser dividido em três, dando origem aos estados de Carajás e Tapajós. A ideia foi rejeitada.
84. Os estados com municípios de IDH muito alto são São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E de muito baixo são Piauí, Amazonas, Alagoas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia, Roraima e Acre.
85. A frase "Do Oiapoque ao Chuí" não necessariamente está errada. Pode ser uma referência aos extremos do litoral brasileiro.
86. O Amazonas é o único estado que faz fronteira com três países. Nosso gigante se limita com Peru, Colômbia e Venezuela.
87. O Brasil é um dos 13 únicos países cortados pela linha do Equador. Os outros são Kiribati, Indonésia, Maldivas, Somália, Quênia, Uganda, República Democrática do Congo, Congo, Gabão, São Tomé e Príncipe, Colômbia e, claro, Equador.
88. Distrito Federal e Goiás são os dois estados* vizinhos com a maior diferença de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre si. O IDH do DF é de 0,824, um nível muito alto, e o de Goiás é 0,735, que é alto.

* O DF não é estado, mas entra aqui como se fosse.
89. Não há no Brasil nenhum ponto em que quatro estados se encontram. Isso quase acontece em duas ocasiões: na fronteira tripla entre BA, AL e PE (que SE quase faz parte) e na entre BA, TO e PI (que por pouco não tem o MA).
90. Os 10 municípios de melhor IDH são distribuídos da seguinte forma: três em SP, três em SC, um no ES, um no RJ, um no PR e o Distrito Federal.
91. São Caetano do Sul, o C do Grande ABC, é apenas a quinta maior cidade do bloco: perde para São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema e Mauá.
92. A porção do Brasil que fica no Hemisfério Norte corresponde a 7% do território do país.

93. As bandeiras estaduais com menos cores diferentes têm três cores. São as bandeiras de Acre, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Paraíba.
94. Dois municípios têm seus nomes formados apenas por vogais: Uauá e Iuiu, ambos na Bahia.
95. São Paulo e Rio de Janeiro não são os únicos casos de municípios que têm o mesmo nome dos seus estados. Existem também as cidades de Amapá (AP) e Goiás (GO). Ambas são ex-capitais estaduais.
96. O Distrito Federal é o estado* com o melhor IDH do Brasil. O pior é o de Alagoas.

* O DF não é estado, mas entra aqui como se fosse.
97. O Amapá é o lugar do mundo que faz a maior fronteira com a França. A fronteira entre Amapá e Guiana Francesa tem 750 km de extensão. A segunda maior que a França tem é com a Espanha, de 660 km.
98. O número 5.237 é a moda da população dos municípios brasileiros. Ou seja, é o número que mais se repete. Cinco municípios têm esse mesmo número de moradores: Dom Silvério (MG), Itaguaru (GO), Parazinho (RN), São Raimundo do Doca Bezerra (MA) e Planalto (SP).
99. A numeração das rodovias federais obedece à seguinte lógica: se a rodovia sai do DF, é BR-0XX; se vai do norte ao sul (ou vice-versa), é uma BR-1XX; se vai do leste ao oeste (ou vice-versa), é uma BR-2XX; se é transversal, é uma BR-3XX; se liga uma BR a outra, é BR-4XX.
100. O estado de São Paulo tem 45.919.049 habitantes. Isso é mais do que a população somada de 15 estados: GO, AM, ES, PB, RN, MT, AL, PI, MS, SE, RO, TO, AC, AP e RR. Essa somatória dá 43.562.831 moradores.
101. O Amazonas é o único estado que tem mais de um fuso horário.
102. Brasília, o nono melhor IDH do Brasil, faz divisa com dois municípios que estão abaixo da posição 3 mil na lista do IDH: Padre Bernardo-GO (3.090o lugar) e Cabeceira Grande-MG (3.156o lugar).
103. No sul do Paraná/norte de Santa Catarina há três municípios vizinhos cujos nomes podem ser perfeitamente misturados entre si: Porto União, Porto Vitória e União da Vitória.
104. Minas Gerais e Goiás gostam demais de colocar os nomes dos estados em seus municípios. Há 53 municípios com "de Minas" no nome (ex: Patos de Minas) e 44 com "de Goiás" (ex: Corumbá de Goiás).
105. A área do Amazonas é superior à de 77 países somados.
106. Os segundos nomes mais comuns de municípios se repetem quatro vezes: Bonito, Planalto, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Terezinha, São Francisco e Vera Cruz.
107. Barra do Bugres (MT) é um dos oito municípios brasileiros com exclaves. O exclave da cidade fica separado da porção principal por outros dois municípios.
108. Seria possível colocar dentro de Altamira (PA), nosso maior município, quatro estados: Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ainda caberia o Distrito Federal e sobraria espaço.
109. 14 siglas aparecem ao mesmo tempo na tabela periódica e nas abreviaturas dos estados brasileiros: Ac, Al, Am, Ba, Ce, Es, Mg, Mt, Pa, Pb, Pr, Rn, Sc e Se.
110. O ano de 1988 foi o último em que tivemos mudanças no desenho dos estados do Brasil, com a criação do estado de Tocantins, a conversão de Amapá e Roraima de territórios a estados e a extinção do território de Fernando de Noronha.
111. Três bandeiras de estado replicam o modelo da bandeira nacional de inserir um losango grande em sua porção central: as de Ceará, Mato Grosso e Santa Catarina.
112. Já sete bandeiras usam o modelo americano, de um retângulo no canto superior esquerdo e listras horizontais no restante. São as de Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí, São Paulo e Sergipe.
113. A Região Norte ocupa 45% do território do Brasil. Fosse um país, seria o sétimo maior do mundo. Estaria à frente, por exemplo, da Índia e da Argentina.
114. Há um município de nome iniciado com a letra K - Kaloré (PR) - e nove de nomes iniciados com W: Wagner (BA), Wall Ferraz (PI), Wanderlândia (TO), Wanderley (BA), Wenceslau Braz (MG), Wenceslau Braz (PR), Wenceslau Guimarães (BA), Westfália (RS) e Witmarsum (SC).
115. A disposição das bandeiras em uma cerimônia oficial precisa seguir um protocolo. A do Brasil fica no meio; à direita dela, a bandeira do estado "sede". À esquerda, a da Bahia, o estado mais antigo do Brasil. Depois as bandeiras se sucedem de acordo com a fundação do estado.
116. Existem 400 municípios de nome Santo/São e 179 com Santa/Santana.
117. Dos estados que têm acesso ao litoral, nenhum deles têm a capital tão distante da praia quanto o Piauí. De Teresina até o litoral piauiense são mais de 300 km. Como comparação, a cidade de SP está a menos de 80 km do litoral.
118. O Acre se tornou um estado em 1962. Já Rondônia virou estado exatos vinte anos depois.
119. A divisão atual do Brasil em regiões - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul - foi idealizada pelo IBGE em 1967 e oficializada pelo governo federal em 1969.
120. Estes são os segundos municípios mais populosos de cada estado. Guarulhos (SP), o mais povoado deles, tem mais habitantes do que 15 capitais estaduais.
121. A região do Distrito Federal conhecida como Plano Piloto, aquela que tem formato de avião, passa longe de ser a mais populosa de Brasília nos dias atuais. O Plano tem cerca de 220 mil habitantes; Ceilândia, a líder, tem 490 mil.
122. Alguns exemplos de como o nome do Distrito Federal é escrito em outras línguas: "Districtul Federal" em romeno, "Federaal District" em neerlandês e "Barruti Federala" em basco.
123. A "Cabeça do Cachorro" é uma formação curiosa da fronteira do Brasil com a Colômbia, no Amazonas. O desenho se forma pelo curso de rios e também por linhas retas que conectam pontos estratégicos.
124. A bandeira de Roraima traz uma menção direta à geografia em seu design. É a faixa vermelha, que representa a linha do Equador. A referência é pelo fato de RR ser o estado brasileiro com a maior parte do seu território no hemisfério norte.
125. O estado da Guanabara, cujo território equivalia ao município do Rio de Janeiro, existiu entre 1960 e 1974. Foi fundado após o Distrito Federal mudar para Brasília e acabou ao ser fundido com o restante do estado do Rio de Janeiro.
126. O estado de Santa Catarina é o único que está dividido integralmente em regiões metropolitanas. Isso quer dizer que todos os seus municípios, mesmo os menores e mais isolados, estão em alguma região metropolitana.
127. A população média dos municípios brasileiros é de 37.728 habitantes. A cidade que chega mais perto disso é Pentecoste (CE), com 37.751 moradores.
128. Até o início da década de 2010, Roraima e Distrito Federal tinham mais moradores nascidos fora do que dentro de seus territórios.
129. Vitória e Curitiba são as únicas capitais estaduais que figuram entre as 10 cidades de melhor IDH do Brasil.
130. As famosas "cidades-satélite" de Brasília são, na prática, equivalente aos bairros dos grandes municípios. Não têm prefeitos nem vereadores, não têm legislação própria, autonomia, etc. O nome "cidades-satélite", aliás, está em desuso: hoje se usa só "cidade".
131. E não se deve confundir as cidades de Brasília com os municípios de Goiás que formam o entorno do Distrito Federal. Essas são cidades convencionais, mas que têm uma ligação muito mais forte com Brasília do que com o restante de Goiás.
132. A cidade de Chuí (RS), aquela do extremo sul do Brasil, é conurbada com uma cidade do Uruguai que se chama… Chuy.
133. Em tcheco, o nome da cidade de São Paulo é "São Paulu".
134. Mais uma série de municípios cujos nomes remetem a outros estados: Capixaba (AC); Brasília de Minas (MG); Boca do Acre (AM); Rio Verde de Mato Grosso (MS); Ceará-Mirim (RN); Bom Jesus do Tocantins (PA).
135. A taxa média de "forasteiros" nos estados brasileiros - ou seja, de pessoas que moram em um estado e não nasceram lá - é de 18,6%. O Espírito Santo é o estado em que a taxa local bate com a média nacional. 18,6% dos moradores do ES não nasceram no território capixaba.
136. O menos populoso de todos os municípios de fronteira é Porto Vera Cruz (RS), que tem 1.360 habitantes, e é vizinho da Argentina.
137. Apenas nove estados têm menos de 100 municípios. O Rio de Janeiro é um deles - mesmo sendo o estado da terceira maior população do Brasil.
138. Existem duas regiões nas divisas entre Goiás e Distrito Federal que são, literalmente, terras de ninguém. O mapa oficial do DF do IBGE exclui as áreas do domínio do DF; mas os governos de DF, Goiás e federal não sabem explicar quem administra os locais.
139. O mapa do Paraná é muito parecido com o da Romênia.
140. Assim como o de Roraima é muito parecido com o de San Pedro, um departamento do Paraguai.
141. Existem muitos municípios com nomes de animais: Formiga (MG), Antas (BA), Araras (SP), Lambari (MG), Caracol (PI), por exemplo.
142. Rio Grande do Norte é o estado com o maior nome do Brasil. São 19 caracteres e 16 letras.
143. São Paulo é identificado como o estado mais populoso do Brasil desde o Censo de 1940. No anterior, o de 1920, o mais populoso era Minas Gerais.
144. Sinop e Confresa, ambos municípios de Mato Grosso, têm seus nomes derivados de empresas que atuavam nos locais que depois se transformaram nas cidades: a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná e a Colonizadora Frenova Sapeva.
145. Laranjal do Jari (AP) é um dos raros municípios que faz fronteira com dois países: Suriname e França (Guiana Francesa). Mas a região da cidade que toca as outras nações é distante mais de 300 km da sede do município, e não há estradas que liguem os dois pontos.
146. O estado com o maior litoral é a Bahia, que tem mais de 900 km de costa. O com o menor é o Piauí - o litoral piauiense tem menos de 70 km de extensão.
147. O estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, tem mais habitantes do que o segundo e o terceiro colocados somados. São 45 milhões em SP e 38 milhões na soma de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
148. O Rio Grande do Sul tem três municípios cujos nomes remetem a sentimentos: Feliz, Sério e Alegria.
149. O Brasil tem 17 municípios com população superior a 1 milhão de habitantes. Eles estão distribuídos em todas as regiões do país.
150. Mâncio Lima, no Acre, é o município mais a Oeste do Brasil. É também o município mais distante de Brasília.
151. Existem seis municípios cujos nomes são datas. Curiosamente, estão todos na Região Sul: Três de Maio (RS), Primeiro de Maio (PR), Treze de Maio (SC), Sete de Setembro (RS), Quinze de Novembro (RS) e Dezesseis de Novembro (RS).
152. Se o estado de São Paulo fosse um país, seria o 31o. mais populoso do mundo. No continente americano, seria o quinto país com mais habitantes, atrás apenas de EUA, Brasil, México e Colômbia.
153. A capital menos populosa do Brasil é Palmas, com 299.127 habitantes. A mais é SP, com 12.252.023. São Paulo é 40 vezes mais populosa do que Palmas.
154. O município de Brasília de Minas (MG) se chamava apenas Brasília até 1962. Mudou de nome por conta da consolidação da capital federal.
155. Porto Velho é a única capital que tem o território maior do que o de algum estado. O município tem 34.090,95 km2 de área, mais do que Alagoas, Sergipe e Distrito Federal.
156. A região metropolitana de São Paulo tem 39 municípios e uma população de mais de 21,5 milhões de pessoas. São mais habitantes do que todos os estados do Brasil - à exceção do próprio estado de São Paulo.
157. Sete letras: esse é o tamanho mais comum do nome dos municípios brasileiros. 601 municípios têm nome com sete letras. Exemplos: Camalaú (PB), Fartura (SP), Igaracy (PB), Mossoró (RN).
158. A menor capital estadual em extensão é Vitória, com 93 km2.
159. Os menores nomes de estado são os do Acre e do Pará, com quatro letras cada.
160. O segundo maior município do Brasil, Barcelos (AM), é maior do que 8 estados (PE, SC, PB, RN, ES, RJ, AL e SE) e que o DF, além de ser maior do que mais de 90 países. Entre os países menores que Barcelos estão Portugal, Coreia do Sul, Cuba, República Tcheca e Irlanda.
161. Dos 10 municípios com os piores IDHs do Brasil, nove ficam na Região Norte. A exceção é Marajá do Sena (MA).
162. Porto Velho é a única cidade a ser, ao mesmo tempo, a mais populosa e a maior em extensão de seu estado.
163. A maior fronteira internacional que o Brasil faz é com a Bolívia. São 3.400 km de extensão. A fronteira pega quatro estados: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
164. A região metropolitana de Curitiba chega até a divisa do Paraná com São Paulo. É a única região metropolitana de capital a se limitar com outra região do país, já que São Paulo está no sudeste.
165. Com uma boa licença poética, podemos achar os Trapalhões entre os municípios brasileiros. Afinal, temos Zacarias (SP), Muçum (RS), Santana (AP) e Ceará-Mirim (RN).
166. As ilhas de Trindade e Martim Vaz, a mais de 1.000 km da costa brasileira, pertencem ao município de Vitória (ES). Isso faz com que Vitória seja, tecnicamente, o município do Brasil localizado mais ao Oriente.
167. São João das Missões (MG) é o município de pior IDH da Região Sudeste. Considerando todo o Brasil, fica na 5402a. colocação. Já o pior da Região Sul é Doutor Ulysses (PR), que fica em 5253º no ranking nacional.
168. Uma das cidades* do DF é Planaltina. Ela faz divisa com o município goiano de… Planaltina.

* cidade, neste caso, não é sinônimo de município.
169. A distância entre o extremo norte e o extremo sul do Brasil é de cerca de 4.300 km. E a distância entre o extremo oeste e o extremo leste não é muito menor: são 4.000 km.
170. Comodoro, cidade do Mato Grosso com cerca de 20 mil habitantes, é o maior dos municípios brasileiros que não é maior do que um estado. A extensão de Comodoro é de 21,518 km2. Sergipe, nosso menor estado em área, tem extensão de 21.926 km2.
171. João Pessoa é o município brasileiro mais oriental, se considerarmos apenas a porção continental do país. Em linha reta, João Pessoa está mais próxima de Cabo Verde, na África, do que de Porto Alegre.
172. No fim da década 2000, lideranças do Mato Grosso do Sul reviveram um movimento para trocar o estado de nome. A ideia era fazer com que o MS se chamasse Pantanal. Mas a proposta não avançou.
173. Existem times de futebol que estão em um estado mas disputam o campeonato de outro. Como o Timon (MA), que joga o Piauiense, e Luziânia (GO), Formosa (GO) e Unaí (MG), que disputam o campeonato do DF.
174. Os estados que estão em área de fronteira e têm menos municípios que tocam outros países são o Amapá (duas cidades), Pará (três) e Mato Grosso (quatro).
175. Mineiros (GO) é um município que ao mesmo tempo ilustra os conceitos de enclave e exclave. Isso porque ele tem um exclave, que é essa porção descontínua ao sul; e um enclave, que é o município de Portelândia (GO), totalmente "preso" dentro de seu território.
176. Amapá e Mato Grosso são os dois únicos estados cujas capitais ficam no sul do território.
177. O estado que mais tem, em termos proporcionais, sua população vivendo em municípios que fazem fronteira com outros países é o Acre: 43%.
178. As bandeiras de Espírito Santo, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm palavras escritas.
179. Há um município do Rio Grande do Norte que vive uma dura crise de identidade. É a cidade de Açu. Ou Assu. O nome oficial do município no IBGE é Açu; porém, a prefeitura escreve Açu. O site da prefeitura é assu.rn.gov.br, e o da Câmara é acu.rn.leg.br.
180. Algo parecido ocorre com São Caetano, em Pernambuco. A cidade se denomina São Caetano; mas para o IBGE, o nome é São Caitano.
181. Nomes de municípios que afloram a quinta série que existe dentro de nós: Rolândia (PR); Piranhas (AL); Rolador (RS); Pintópolis (MG); Pau dos Ferros (RN); Rolante (RS).
182. Na época da Constituinte de 1988, quando Tocantins foi criado, houve também um movimento para a fundação do estado do Triângulo, que se originaria do que hoje é o Triângulo Mineiro.
183. Se fizéssemos com que todas as unidades da federação (27) do Brasil tivessem a mesma população, elas teriam cerca de 7,8 milhões de habitantes. O estado mais próximo disso na vida real é Santa Catarina, que tem 7,2 milhões de moradores.
184. Dos 50 municípios mais populosos do Brasil, nove estão no estado de São Paulo.
185. Amazônia Legal é um conceito formal, criado pelo governo federal em 1953 para definir políticas públicas para a região. Engloba a Região Norte, o Mato Grosso e 181 municípios do Maranhão (83% dos municípios do estado).
186. São 24 os municípios que têm hífen em seu nome. O mais populoso deles é Ji-Paraná (RO), de 128.969 habitantes.
187. Praia Grande (SC) fica longe da praia; Quedas do Iguaçu (PR) não é onde estão as cataratas; Nossa Senhora Aparecida (SE) não é a cidade da basílica da padroeira do Brasil; Pão de Açúcar (RN) está muito distante do bondinho.
188a. Existem nove municípios de população com números redondos, segundo a estimativa do IBGE para 2019:
188b. Carangola (MG), com 33.000; Paratinga (BA), com 32.000; Itinga do Maranhão (MA), com 26.000; Tarumã (SP), com 15.000, Engenheiro Beltrão (PR), com 14.000; São Luís do Curu (CE), com 13.000, Alto Rio Doce (MG) e Varre-Sai (RJ), com 11.000 e Guarani d'Oeste (SP), com 2.000.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Exclave

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!