My Authors
Read all threads
• ORIENTAÇÕES DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO PARA UMA BOA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

📖 - Ecclus VII. 25

"Tens filhos? Instruí-os e dobra-os desde a sua meninice."
1. Impeça que os seus filhos convivam com maus companheiros ou criados corruptos, ou que se empreguem em casas de pessoas que não tenham boa fama;
2. Afaste de sua casa todos os criados ou criadas que possam ser ocasião de pecados para seus filhos ou filhas. Um bom pai evita ajustar criadas moças quando tem filho na puberdade;
3. Não permita em sua casa nenhum livro que contenha coisas indecentes ou histórias amorosas: tais livros são uma peste para os jovens.
Certo rapaz, objeto de admiração e veneração de uma cidade inteira, leu por acaso um livro imoral, e tornou-se tão depravado que, para evitar escândalo público, viu-se o magistrado forçado a desterrá-lo.
Um outro jovem, que se esforçava em vão por vencer a virtude de uma moça, conseguiu o seu intento dando-lhe a ler um romance amoroso.
Maior seria ainda a desgraça, se um pai de família permitir em sua casa livros que atacam a fé, e impugnam a Santa Igreja;
4. Retire de sua casa todos os quadros inconvenientes e, particularmente, ou indecentes;
5. Proíba severamente a seus filhos tomar parte em divertimentos que oferecem ocasião de pecado.
QUANTO AO SEGUNDO PONTO, OBSERVE O SEGUINTE:

1. Cuide que todos os que lhe são sujeitos peçam a Deus, pela manhã, a graça de não cometerem pecado algum durante o dia e que rezem, nessa intenção três Ave-Marias, pedindo a proteção da Virgem;
2. Cuide que seus filhos se aproximem no tempo conveniente, dos santos sacramentos. Não os obrigue, contudo, a se confessarem e comungarem amiudadas vezes, nem lhes imponha a obrigação de se confessarem com determinado confessor, para se evitarem sacrilégios.
Para que se acostumem a cumprir com o que lhes é rigorosamente prescrito, é muito útil acostumá-los a exercícios de piedade, que não são propriamente de preceito, como a recitação cotidiana do terço e das ladainhas de Nossa Senhora, o exame de consciência, à noite (...)
(...) recitação dos atos de fé, esperança e caridade, visitar o Santíssimo Sacramento, fazer novenas em preparação às festas de Nossa Senhora, praticar pequenas mortificações e privações, como deixar de comer frutas, doces, etc. nos sábados.
Não deixe de mandar à Igreja seus filhos, quando há pregações ou exposição do Santíssimo Sacramento, retiros, ou qualquer outra devoção. O Espírito Santo diz: "Tens filhos? Instruí-os e dobra-os desde a sua meninice." (Ecclus VII. 25).
São Luís, rei da França, costumava fazer o sinal da cruz antes de começar qualquer ação. Dizia ele: "Isto me ensinou minha mãe, dizia ele, quando era ainda pequeno."
Oxalá que todos os pais incutissem bons costumes a seus filhos; infelizmente cuidam eles mais em procurar para os filhos bens temporais que espirituais e eternos, e, assim perdem uns e outros.
3. Empenhe-se em inculcar a seus filhos máximas cristãs, por exemplo, a necessidade de fugir das más companhias e ocasiões perigosas, a conformidade com a vontade divina, o paciente sofrimento das adversidades da vida, a insignificância das riquezas e prazeres terrestres, etc.
Ponha muitas vezes diante de seus olhos a desgraça imensa dos que vivem em pecado mortal e a importância do negócio de nossa salvação.
Previna-os contra a vaidade do mundo, lembre-lhes a hora da morte, com a qual tudo se acaba, mostre-lhes a grande importância da devoção a SS. Virgem.
Impressas no espírito ou coração dos filhos estas verdades, começarão a agir conforme elas e acostumar-se-ão a regular cristãmente sua vida.

— LIGÓRIO, Afonso Maria de: Escola de Perfeição Cristã.
⚜ FONTE: GRUPO TRADIÇÃO CATÓLICA ⚜

🇻🇦 - FUNDAÇÃO DO AFDINHS 2007 - (APOSTOLADO FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO) - 🇻🇦
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Tradição Católica

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!