a preocupação é justificada pois dentro da religião muitos entendem que Deus é absoluto, que sua Palavra é absoluta, e que a Palavra absoluta é invalidada e enfraquecida através de relativizações humanas.
respondo: relativizar é conferir valores, importâncias, e hierarquias entre coisas, e no caso da interpretação bíblica, entre textos e idéias.
Eva relativizou no jardim, Paulo foi um grande relativizador, mas começarei com outro exemplo
nas tentações do deserto Jesus colocou deuteronômio 6 acima de salmo 91 (citado pelo diabo).
a seletividade de Jesus revelou as prioridades de Jesus, a ordem de valores que Jesus enxergava entre os textos dentro do contexto em que estava... e isso, é relativizar.
"e todas as nações serão reunidas diante dEle, e apartará uns dos outros."
Mateus 25.32
agora leia:
"assim descreveu Cristo aos discípulos, no Monte das Oliveiras, as cenas do grande dia do Juízo. E apresentou sua decisão como girando em torno de UM PONTO...
egw, DTN, 451.
com base nisso, dizer que iniciativas sociais que atendem pobres são importantes não significa que são as únicas iniciativas importantes, mas sim que são mais importantes que outras.
sabendo que relativização é inevitável, aquilo que de fato entendemos como "absoluto" irá articular a relação entre textos e idéias em nossas relativizações.
o "absoluto" pode ser tradição, egw, teólogos/jornalistas, Moisés, ou... Jesus!
a pergunta é: qual "absoluto" determina a relação entre textos e idéias?
estamos atentos aos elementos/pessoas/narrativas que influenciam nossos pressupostos e moldam nossas prioridades assim como nossa ordem de valores entre textos e idéas, isto é, estamos atentos ao que de fato consideramos "absoluto"?
pois interpretação envolve relativização, isto é, interpretação envolve enxergar valores, importâncias, e hierarquias entre textos e idéias.
interpretação envolve discernimento.
então cabe a nós interpretarmos com responsabilidade, alinhando nossa seletividade, prioridades, e ordem de valores com o que foi revelado na pessoa de Jesus, a verdade absoluta, e não nas alternativas... ou no "eu acho que."