My Authors
Read all threads
Doria apresentou um projeto para excluir vários órgãos públicos, promover a demissão de servidores, cobrar pelo uso do IAMSP (serviço médico dos servidores), dentre outras coisas. É o PL 529. Vou explicar aqui do que se trata. Segue o fio 👇 (1/11)
É até difícil explicar o projeto já que ele versa sobre várias questões ao mesmo tempo, às vezes sem nenhuma relação entre si. Isso é proposital. Doria sempre junta várias coisas num mesmo projeto pra dificultar a população conhecer e fazer oposição à sua política. (2/11)
E pra piorar, ainda pede "regime de urgência", ou seja, pede para que a questão tramite de forma atropelada na ALESP, sem que haja tempo para que todos entendam o que está sendo votado. (3/11)
A justificativa geral do projeto é reduzir gastos do governo pois supostamente a arrecadação caiu em função da crise. Mas isso é o inverso do que tem recomendado a maioria dos economistas hoje. Quando há crise, o Estado deve aumentar investimentos para estimular a economia (4/11)
Mas vamos às propostas. O que mais chama atenção é a proposta de extinguir 10 empresas e autarquias públicas. São elas: FURP, Zoológico, FOSP, Instituto Florestal, CDHU, EMTU, SUCEN, IMESC, DAESP e ITESP. São instituições fundamentais para a qualidade dos serviços públicos (5/11)
Como são muitas, qualquer dia desses eu faço um texto só sobre isso. Mas vamos a alguns exemplos. A FURP é um laboratório para produzir medicamentos. SUCEN é uma superintendência de controle de doenças. Faz sentido excluí-las em meio a uma pandemia? (6/11)
O projeto também prevê aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide principalmente sobre a população mais pobre, que gasta proporcionalmente mais de sua renda com o consumo. Também deve acabar com incentivos fiscais a veículos que poluem menos. (7/11)
Doria também quer incentivar que 5600 servidores peçam demissão, o que certamente iria sobrecarregar os trabalhadores que continuarem na ativa, prejudicando a qualidade dos serviços públicos. (8/11)
Além disso, vai cobrar o equivalente até 3% do salário dos servidores pelo uso do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A alíquota vai variar como num plano de saúde privado, de acordo com idade, etc. Ou seja, prejudicando quem mais precisa (9/11)
Por fim, o PL defende "estímulo aos Policiais Militares ativos para trabalharem nos períodos de descanso". A sobrecarga de trabalho é a principal reclamação dos trabalhadores da segurança pública e uma das causas dos índices de violência. (10/11)
Vamos precisar de muita mobilização dos funcionários públicos e de toda a sociedade para barrar mais esse projeto criminoso de desmonte dos serviços públicos. Espalhe esse texto para todo mundo, converse com seu sindicato, organize abaixo-assinados! #NãoAoPL529 (11/11)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Monica Seixas

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!