My Authors
Read all threads
Sinto que é meu dever, como adoradora do ódio por Romero Britto, acrescentar minha ~análise sobre o objeto quebrado, a treta e a arte de Romero Britto. Segue.
Em primeiro lugar: AHAHAHAH. Sim, sentimo-nos todos vingados. Pelo gosto duvidoso, pelo apoio a bolonsauro (e o retrato horroroso), pelas madames. Somos todos a dona do restaurante (que a gente nem sabe quem é). Todos sentimos a catarse que é aquela peça se espatifando no chão.
Segundo: eu ñ sei o q foi q o nosso grande expoente da arte emergente do calçadão de Miami fez no restaurante. Mas eu ñ estou aqui para passar pano, até porque se fosse pra fazer isso tinha que ser com um pano de prato Romero Britto® e eu não tenho esse dinheiro, honey.
Sobre a ação, nada a acrescentar. Um ícone. Sobre a reação, só uma coisa: "Ela comprou, ela faz o q ela quiser". Li essa frase mil vezes e ela me pegou. Sim, ela comprou. E fez o que ela quis. E foi bem feito. Mas é uma frase q contém uma visão da arte meio perigosa, acho.
"Eu comprei, faço o q quiser" põe o artista perpetuamente em uma posição humilhante. Um produtor de um objeto sem qquer valor simbólico em si. É uma forma muito reduzida de ver a arte. Eu gostaria q alguém comprasse algo q eu fiz e esfregasse no rabo pq ñ gosta de mim?
(incidentalmente, ninguém vai comprar algo que eu faço porque geralmente é imaterial, mas se alguém quiser esfregar um led meu no rabo, fique à vontade)
"Mas Ana, o q o Romero Britto faz ñ é arte". É sim. Arte não é o q vc gosta. Dizer q algo é arte ñ é dizer q é bom. "Arte" é um modulador de forma de olhar. Qd eu digo "isto é arte", eu convoco o espectador a olhar para isso como arte e dialogar com esse objeto a partir daí.
Sobre isso, Duchamp se revira no túmulo e grita do além "eu já tava falando disso há décadas, caralh*". A Fonte manda beijos.
Isso ñ acontece só com "arte". No documentário, a gt chama isso de "indexação". "Documentário" é aquilo que eu chamo de "documentário", e a partir daí é q eu questiono o filme sob os conceitos e questões éticas q o documentário levanta. Tou me desviando.
Voltando à arte: partindo da premissa de q Romero Britto é arte, aí sim, vc pode se questionar se como arte é bom. Eu tenho a minha opinião: meh. Acho pouco inovador, sem conceito, não vejo nada no processo, e francamente tacanha estilisticamente. Mas arte. 🤷‍♀️
"Mas Ana, ele vende muito, ñ é arte". Meu filho, artista tem q comer tb. Pode vender q continua sendo arte. Ñ é por isso. No mesmo calçadão em Miami onde Britto vende suas obras tem uma loja do Andy Warhol, q tb adoraria dar uma palhinha sobre arte e comércio.
Agora, Romero Britto ñ apenas vende; ele faz pra vender. Mas ñ se engane: quem compra ñ compra um objeto. Compra um objeto q significa, pra madame brasileira em Miami, "eu sou alguém q compra arte". Um Romero Britto na parede é sinal de pertencimento.
Pertencimento a que? A uma classe "superior". Seja pq custa caro (em relação ao q a classe mais baixa pode comprar), ou pq "é arte". Arte de fácil obtenção, fácil de digerir e q ñ fere os olhos q nem essa "arte degenerada" aí q esses "artistas modernos" fazem.
Então assim, embora "eu comprei, eu faço o q eu quiser" seja uma humilhação, Romero Britto é uma engrenagem muito feliz desse sistema em q a arte é apenas um objeto q se compra em troca de um valor simbólico de status. E esse valor só dura até o objeto estar no chão espatifado.
Bônus: vcs sabiam que o chão do meu banheiro é Romero Britto? Eu sou chique, bem. E o piso Romero Britto é o único colorido e pequeno q eu encontrei. Graças a ele, eu tenho o banheiro azul q eu queria. Obrigada, Romero Britto.
Obrigada por vir no meu TED Talks.

Tl;dr: Romero Britto é uma droga, mas é arte e eu vou defendê-la (a arte, não o Romero Britto. Quero mais é que se espatife.)
Ah! Faltou dizer: tá liberadaço gostar do Romero Britto e achar lindo. Gosto é gosto! A gt pode fazer crítica de arte e eu pessoalmente posso achar meh, mas polícia do gosto alheio é pacabá. Taca Romero Britto em tudo! 😘
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Ana Lesnovski

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!